Suco de Inhame para Imunidade – Como Fazer e Tomar?

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2020

Saiba se o suco de inhame para imunidade funciona mesmo e o que pesquisas cientificas concluíram sobre isso além de como fazer e tomar.

  Continua Depois da Publicidade  

O inhame (Dioscorea) é um tipo de tubérculo originário da Ásia, África e do Caribe.

Frequentemente confundido com a batata doce mesmo sendo menos doce e mais rico em amido esse tubérculo ganhou uma popularidade ainda maior entre os brasileiros nos últimos anos como um alimento que ajuda a tratar os sintomas da dengue.

Existem várias receitas para que você possa adicioná-lo em sua dieta até mesmo para emagrecer, como por exemplo pão de queijo, nhoque, sopas, vitaminas, entre várias outras.

Esses tubérculos são altamente nutritivos, versáteis e podem beneficiar sua saúde de várias maneiras, como por exemplo, aumentando sua imunidade.

Informações nutricionais do Inhame

O inhame é rico em vitaminas, fibras e minerais.

Uma xícara com cerca de 136 gramas de inhame cozido contém:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Calorias: 158
  • Carboidratos: 37 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Fibra: 5 gramas
  • Vitamina C: 18% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina B5: 9% da IDR
  • Manganês: 22% da IDR
  • Magnésio: 6% da IDR
  • Potássio: 19% da IDR
  • Tiamina: 11% da IDR
  • Folato: 6% do IDR
  • Cobre: 23% do IDR

Este tubérculo não é apenas uma excelente fonte de fibra, mas também é rico em potássio e manganês que são importantes para apoiar a saúde óssea, o crescimento, o metabolismo e a função cardíaca.

O inhame contém saponina, tanino, polifenol, vitaminas, açúcares, aminoácidos, ácido urônico, ácido quelidônico, sitosterol, batasina e dioscina, além de componentes gerais.

É por isso que ele tem sido usado como ingrediente nutritivo, tonificante, revigorante do baço, restaurador e como medicamento antidiarreico na medicina oriental.

Além disso, o inhame fornece quantidades decentes de outros micronutrientes, como cobre e vitamina C.

O cobre é vital para a produção de glóbulos vermelhos e absorção de ferro, enquanto a vitamina C é um forte antioxidante que pode impulsionar o sistema imunológico.

Porque o inhame pode aumentar a sua imunidade

Devido a todos esses seus benefícios para a saúde, na medicina herbal oriental ele é reconhecido como um ingrediente para alimentos funcionais o que fez com que a sua popularidade, produção e consumo aumentasse em todo mundo.

  Continua Depois da Publicidade  

Pesquisadores da Coreia do Sul pesquisarão as atividades imunoestimulantes da mucilagem do inhame.

A atividade de imunopotenciação é uma função que evita a diminuição da imunidade acompanhada de envelhecimento ou doenças.

Como resultado, o inhame mostrou ter uma forte atividade imunopotenciadora segura, ou seja, você pode consumir inhame com toda segurança e ainda por cima melhorar a sua imunidade.

Outro ponto importante é que o inhame tem uma ação desintoxicante e depurativa o que significa que ele auxilia na eliminação das toxinas do sangue outro fator que torna excelente o suco de inhame para imunidade.

Como fazer

Existem várias receitas de suco de inhame, e isso é ótimo porque assim você pode misturá-lo com seus ingredientes favoritos e deixar o sabor agradável para o seu paladar.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você deseja aumentar a sua imunidade, pode optar por fazer este suco incluindo em seus ingredientes alguns alimentos que aumentam a imunidade como por exemplo as frutas cítricas como limão, laranja, acerola, etc.

Para fazer o suco de inhame basta cozinha-lo com casta até ficar macio. Em seguida, desligue o fogo, retire o inhame da água e espere esfriar.

Descasque, corte em pedaços e bata no liquidificador com um copo americano de água.

Se preferir você também pode bater com um copo de leite.

Porém, não é recomendado tomar o suco de inhame cru, porque ele contém ácido oxálico e algumas pessoas são intolerantes à ação deste ácido podendo resultar em sintomas como coceira na garganta.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tomar

Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.

Como você pode ver o suco de inhame para imunidade é uma ótima opção, pois ele também irá lhe fornecer muitas vitaminas e substâncias que são essenciais para uma ótima saúde.

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia o suco de inhame para imunidade? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Suco de Inhame para Imunidade – Como Fazer e Tomar?”

  1. Bom dia, eu já tenho a prática de fazer suco de inhame a dois anos e seis meses, o inhame cru, sempre couve, laranja e inhame. Minha família está sendo imunizada antes da pandemia, faço suco três vezes por semana

    Responder
  2. Dra.Patrícia Leite
    Boa noite
    Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.
    Suco de INHAME…poderá tomar todos os dias ( uma vez ao dia ?)

    Responder
  3. O que é chamamado de inhame no sudeste é chamado de cará no nordeste. Pelo que sei, aquele com as características descritas no artigo é o “inhame do sudeste”; ele é da família das aráceas. O “inhame do nordeste” é que é da família das dioscoreáceas.

    Responder