Publicidade

 

Corredor cansado

10 Formas Simples de Melhorar Seu Condicionamento Físico

O condicionamento físico é a capacidade que os órgãos do corpo de uma pessoa têm de resistir às tarefas rotineiras do dia a dia e aos desafios físicos que possam surgir, o que quer dizer que aquele que possui bom condicionamento físico, terá o mínimo de cansaço e desconforto possível ao exercer tais atividades.

Publicidade

Para obter um bom condicionamento físico é necessário fugir do sedentarismo e praticar atividades que estimulem o corpo. Existem alguns pequenos hábitos que, se forem incorporados ao dia a dia, podem aprimorar o condicionamento de alguém.

1. Troque o elevador pelas escadas

Essa é uma dica que parece simples (e realmente é), mas que a longo prazo pode trazer benefícios. Para quem mora até o segundo ou terceiro andar em um prédio, a dica é subir e descer as escadas até chegar em casa. Quem vive em andares superiores, a sugestão é que utilize a escada até o segundo ou terceiro andar e somente quando chegar até ali use o elevador.

Para quem não está habituado a subir as escadas, pode ser um pouco difícil no começo, mas depois que o ato for incorporado à rotina e a pessoa perceber as diferenças no condicionamento físico, ficará mais fácil se acostumar.

2. Caminhe mais

Antes de pensar em fazer caminhadas ou corridas, comece tentando andar um pouco mais no seu dia a dia. Se você almoça em um restaurante que não é tão longe do seu local de trabalho, que tal deixar o carro de lado e caminhar até o local?

Outra sugestão é estacionar o automóvel um pouco mais longe dos destinos ou saltar um pouco mais cedo do ônibus. Pequenas caminhadas todos os dias ajudam a melhorar o condicionamento físico e podem ser o ponto de partida para caminhadas mais longas e até, futuramente, corridas.

3. Faça faxina em casa

Quem tem uma casa grande tem uma “academia” em potencial e muitas vezes nem se dá conta disso. Fazer faxina em grandes espaços envolve exercícios físicos como andar, levantar, movimentar objetos e agachar, que podem ser benéficos para o corpo.

Publicidade

Além disso, até lavar uma pia cheia de louças pode ajudar a queimar algumas calorias. Fazer essa tarefa durante 30 minutos é possível perder até 160 calorias.

Separe algumas horinhas do fim de semana para limpar a casa, chame a família para ajudar e verifique se a faxina é ou não um bom exercício físico. Se não der para fazer isso todo final de semana, tente pelo menos uma vez a cada 15 dias.

4. Estique-se

Ficar o dia inteiro sentado à frente de um computador pode causar algumas dores nas costas. Por isso, não deixe de separar de cinco a dez minutos todo dia para dar uma esticada nos músculos do corpo.

Articulações mais flexíveis precisam de menos energia para realizar os diversos movimentos que o corpo faz, o que aumenta o abastecimento de sangue e nutrientes às estruturas das articulações e ainda ajuda a reduzir o estresse.

5. Coma melhor

A alimentação é algo fundamental para a manutenção de um corpo saudável, mas sair de uma dieta regada de gordura e guloseimas e partir para um regime mais saudável não é nada fácil.

Publicidade

É por isso que tudo deve ser feito aos poucos. Troque aquela comida congelada por alimentos feitos na hora. Coma mais frutas, vegetais, peixes e carnes magras. Respeite o horário de cada refeição e a regrinha de se alimentar de três em três horas. Se ficar faminto no intervalo entre elas, coma algo mais saudável como lanche e deixe os doces e salgadinhos para trás.

6. Faça uma caminhada após as refeições

Não precisa andar o bairro todo. A sugestão aqui é fazer uma caminhada ou até sugerir que a família dê uma voltinha a pé pelo bairro após o jantar. Vá até um parque ou espaço de convivência e aproveite para ter um tempo de qualidade com seus parentes, perguntando como foi o dia se divertindo com eles.

7. Dance

Além de ser divertida, a dança pode ajudar a queimar algumas calorias. Chame seu companheiro ou amigos para ir a uma danceteria ou baile. Se gostar da experiência, tente se matricular em uma aula de dança de alguma academia.

Para os casais, além de ajudar o corpo, poderá ser benéfico para o relacionamento, fazendo com que ele saia da rotina e que os dois passem mais tempo juntos.

8. Acompanhe as atividades esportivas dos filhos

Enquanto seu filho joga bola com os vizinhos na quadra ou campinho do bairro, você pode aproveitar para dar voltas pelo local enquanto assiste à partida e torce por ele. Dá para fazer essa caminhada ao lado de um amigo, batendo um papo ou ouvindo uma música para relaxar.

Quando o seu condicionamento físico melhorar para valer, você poderá até jogar uma partidinha com a criançada.

9. Passeie com o cachorro

Quando o seu animal de estimação estiver com vontade de dar uma voltinha, deixe a preguiça de lado e leve-o. Porém, não fique sentado no canto enquanto ele anda, pula e corre. Também não vale ficar jogando a bolinha longe para ele ir buscar e esperar que ele volte.

Participe das atividades com ele! Se não quiser correr atrás dele e nem pular, pelo menos ande com ele pelo parque até que os dois se cansem.

10. Encontre motivações

Nenhuma das formas que apresentamos aqui será executada sem força de vontade, afinal, não é fácil sair mudando vários hábitos aos quais já estamos acostumados. Entretanto, quando existem motivações para essas mudanças, pode ficar menos complicado se esforçar por elas.

Por isso, encontre um motivo pelo o qual o seu condicionamento físico deve ser aprimorado. Pode ser para conseguir jogar bola com o filho mais novo, brincar com o cachorro no parque, entrar em uma roupa bonita que já não serve mais e principalmente para ser mais saudável.

Um bom condicionamento físico e o afastamento do sedentarismo proporcionam diversos benefícios ao corpo humano, como por exemplo a diminuição da frequência cardíaca em repouso: uma pessoa com frequência de 90 batidas por minuto pode reduzir a quantidade para 70, ao incluir a prática de exercícios físicos em sua rotina.

Além disso, também ocorre a diminuição da pressão arterial que, por sua vez, melhora o fluxo sanguíneo e a contração do coração. Outro benefício é diminuição da taxa de colesterol e da gordura, tendo em vista que durante uma atividade física a gordura é utilizada pelo organismo como fonte de energia.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que seu condicionamento físico precisa ser melhorado? Por quê está achando isso? Quais ações você ainda precisa fazer para que isso ocorra? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×