13 Lanches Proteicos Rápidos e Fáceis

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Lanches proteicos rápidos e fáceis são perfeitos para pessoas com uma vida corrida que seguem uma dieta rica em proteínas, seja para emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Fazer lanches proteicos rápidos não significa que eles devam conter somente proteínas e sim que eles devem ter uma boa porcentagem de proteínas. Alguns destes se aplicam inclusive a uma dieta de proteínas, dependendo da tolerância diária a carboidratos na dieta.

A alimentação com poucas horas de intervalo, rica em proteínas, contribui para o aumento ou a manutenção da massa muscular. É sempre aconselhável aliar o consumo de mais proteínas na sua dieta à prática de exercícios físicos para os melhores resultados no que se refere à boa forma e saúde.

Conheça 15 dicas de lanches proteicos rápidos e fáceis para ajudar a manter sua dieta a qualquer momento do dia:

1. Cottage com Frutas

Adicione em meia xícara queijo cottage junto com a sua fruta favorita, de preferência aquelas que têm menos carboidratos, como morangos, melão, framboesa ou mirtilos, por exemplo. Duas colheres de sopa deste queijo possuem 6g de proteínas.

2. Sementes de Abóbora

Outra dica de lanche proteico rápido para sua dieta está na semente de abóbora. Procure se alimentar de unidades secas, recém tiradas do fruto. Sem dúvida é uma boa adição proteica à sua dieta, fácil e gostosa. Procure lavar e secar bem antes de assar. Especialistas indicam que meia xícara contém 15 gramas de proteínas.

3. Sanduíche de Ovos Cozidos

Cozinhar o ovo pode demorar alguns minutos. Por este motivo, procure fazer antes e guardar na geladeira, em uma embalagem que não entra ar. Sem dúvidas o ovo é umas das melhores opções para obter ganho de proteínas na alimentação. Para dar maior graça ao lanche, procure adicionar azeite e consumir entre duas fatias de pão integral. Há quase 6g de proteínas em cada unidade de ovo cozido.

4. Sanduíche de Manteiga de Amendoim

Este está entre um dos lanches proteicos rápidos preferidos entre a criançada, mas também ajuda bastante às pessoas que se encontram em uma dieta baixa em carboidratos. Adicione varas de aipo com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim junto de amêndoas, castanhas de caju e nozes, cobertos com passas inteiras. Se você não é um fã de aipo, uma alternativa está no uso da maçã. Há 25g de proteína para cada 100g de manteiga de amendoim.

5. Sanduíche de Carne

Uma alternativa de lanche rápido para auxiliar na dieta de proteína está em colocar 2 fatias de carne (frango, peru, entre outros), adicionado com queijo e pequenos jatos de pimenta. Para que gosta de verdura: fatias de tomate e folhas de alface. Com esta dica é possível tornar útil a comida que sobrou do almoço ou jantar. Há 30g de proteínas em cada filé médio de frango!

6. Tortilha de Feijão

Pode demorar um pouco para ser feito, mas vale a pena esperar para experimentar o delicioso sabor do resultado final. Procure fazer diversas unidades, guarde para realizar o consumo ao longo da semana. Use meia xícara de feijão preto, 1 colher de sopa de salsa e 1 fatia de queijo cheddar em 1 pequena tortilha light. Cozinhe em panela antiaderente seca até que o queijo fique derretido e a tortilha levemente dourada. Em seguida, enrole o papel alumínio e coloque no saquinho plástico para transporte.

7. Shake de Proteínas

Quando se trata de shakes com proteínas, o que não falta são combinações para inovar e fugir da monotonia. Uma combinação: 1 colher de whey protein sabor baunilha, 1 xícara de suco de laranja e 1 xícara de gelo. Outra dica: Use 1 xícara de leite desnatado gelado, 2 colheres de sopa de aveia, alguns cubos de gelos e 1 colher de whey protein de chocolate.

8. Shake para Dar um Up!

Chegou o momento de fazer uma receita que funciona como uma explosão de proteínas, cujo consumo apenas pode acontecer logo depois do treino pesado, para recuperação muscular. Adicione ao liquidificador 1 banana média, 1 colher de sopa de mel, 1 porção de whey protein, 1 copo de leite achocolatado e 1 xícara de gelo.

9. Barras de Proteínas

Há especialistas que não demonstram entusiasmo na barra de proteínas. Porém, existem exceções que podem ser interessantes no sentido de dar energia ao corpo antes do exercício físico. O problema em geral com barras de proteínas é a grande quantidade de açúcar e, por muitas vezes, proteínas de má qualidade. Então a dica é prestar bem atenção nas informações nutricionais da embalagem.

10. Biscoito de Aveia com Whey Protein

Este alimento também serve como um dos lanches proteicos rápidos para uma dieta rica em proteínas. Em uma tigela para micro-ondas (ou caneca), misture 1/4 xícara de aveia, açúcar mascavo, 1 colher de chá, 1 colher de sopa de farinha (de sua escolha), 1 ovo, 1/4 colher de chá de extrato de baunilha, 1/4 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de canela, 1 colher de sopa de whey protein e 1 colher de sopa de passas. Achate a mistura no fundo da tigela e coloque ao micro-ondas por 45 segundos. Pronto! Rápido e eficaz.

11. Barras de Tofu

O clássico alimento dos vegetarianos é uma sábia escolha para lanches proteicos rápidos. Quando cortadas em palitos e na sequência cozidas, as partes formam características firmes e ideais para um lanche rápido e saboroso, junto a tomates fatiados ou um molho de pimenta.

12. Leite de Soja

De forma prática, não se pode ignorar que o leite de vaca é uma bebida interessante para uma dieta rica em proteínas, além de fornecer outros benefícios importantes, caso de vitamina A e cálcio. Porém, o leite de soja é um alimento que possui alta taxa proteica também e pode ser uma opção saborosa para variar um pouco. Adicione algumas amoras, que além de melhorar o sabor também fornecem alto poder antioxidante. Cuidado para não comprar as versões com adição de açúcar.

13. Iogurte Grego com Frutas

Imagine-se sentado em uma ilha grega com este lanche na mão. Utilize meia xícara de iogurte grego simples, com meia xícara de frutas frescas e 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas e assadas. Agora mergulhe nessa visão (imaginária) e desfrute. Sempre é bom descansar um pouco antes de mergulhar no treino para aumentar ou manter os músculos saudáveis.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você está em uma dieta de baixos carboidratos atualmente? Tem sentido dificuldade de encontrar lanches proteicos rápidos para facilitar seu dia a dia? Comente abaixo os que você mais gostou.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “13 Lanches Proteicos Rápidos e Fáceis”

  1. Meu problema é insônia, o que é recomendável, sendo que é prejudicial para adquirir massa muscular. Obrigada