Exame de bioimpedância – O que é, como funciona e dicas

atualizado em

O exame de bioimpedância é uma análise da composição corporal que indica quanto do peso total é composto por massa magra, gordura e água. Esse exame pode ser feito em academias ou em consultórios médicos.

A bioimpedância é um exame que tem se tornado cada vez mais comum, sendo muito indicado para quem quer emagrecer ou ganhar massa magra.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Sports Medicine and Physical Fitness mostrou que a análise por bioimpedância é um dos métodos mais precisos para estimar o índice de gordura corporal.

No entanto, especialistas no assunto concordam que a precisão dessa estimativa está diretamente relacionada com a qualidade do dispositivo. Por isso, vale a pena investir em equipamentos de boa qualidade.

Saiba mais sobre o exame de bioimpedância, quais são as vantagens dele e como ele funciona.

  Continua Depois da Publicidade  

Como é o exame de bioimpedância?

Exame de bioimpedância feito no consultório médico
Exame de bioimpedância feito no consultório médico

Esse exame é feito em balanças específicas que possuem placas de metal que conduzem uma corrente elétrica indolor pelo corpo.

Conforme essa corrente atravessa o organismo, é possível determinar a composição corporal, já que cada tipo de tecido apresenta uma certa resistência (ou impedância) à passagem da corrente, ou seja, a corrente gerada passa por diferentes tecidos em velocidades distintas.

A corrente elétrica passa mais rápido pelos tecidos magros, como a massa muscular, pois eles são altamente condutivos por serem ricos em água. Já os ossos e a gordura contém pouca água e são dielétricos, ou seja, são isolantes e conduzem muito mal a corrente elétrica.

Todas essas informações são captadas pelo aparelho de bioimpedância para que possa ser estimada a composição corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, é importante lembrar que a bioimpedância dá uma estimativa da composição corporal. Ela não afirma com certeza o percentual de gordura e a quantidade de massa magra.

Além disso, para que esse exame seja mais preciso, a pessoa analisada deve fornecer algumas informações como o sexo, altura, idade e algumas medidas do corpo. Aliás, muitos aparelhos de bioimpedância exigem a inserção desses dados antes de começar a fazer o exame.

Pontos de contato

medidor de bioimpedância para mãos
Aparelho de bioimpedância onde as mãos são o ponto de contato

Diversas marcas produzem aparelhos para fazer a bioimpedância, mas, em qualquer tipo de balança é preciso ter pelo menos dois pontos de contato com o corpo.

Esses pontos de contato podem ser as duas mãos, os dois pés ou uma mão e um pé. Isso porque dessa forma, será possível medir a corrente elétrica que passa de um ponto a outro.

Entretanto a estimativa da massa corporal é mais precisa quando os pontos de contato são uma mão e um pé, visto que os dispositivos que se baseiam em pontos de contato de duas mãos medem principalmente a composição superior do corpo e em pontos de dois pés medem a parte inferior do corpo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as salas de exame de bioimpedância devem ser climatizadas com a temperatura entre 20 e 25 graus.

Por que fazer o exame de bioimpedância?

É interessante conhecer nosso corpo e verificar quais mudanças poderiam levar a uma melhor qualidade de vida. No entanto, caso não haja uma recomendação médica, esse não é um tipo de exame necessário para todos.

Caso você queira perder peso ou ganhar massa muscular de forma saudável, fazer o exame de bioimpedância pode ajudar a alcançar os seus objetivos, já que você terá uma boa ideia da sua composição corporal, e se o que você precisa naquele momento é perder gordura ou ganhar músculos.

Além disso, o exame de bioimpedância também possibilita que você acompanhe a sua evolução durante o seu processo de emagrecimento ou de desenvolvimento muscular.

Balança tradicional de bioimpedância
Balança tradicional de bioimpedância

Tipo de equipamentos de bioimpedância

Os equipamentos utilizados para a realização do exame de bioimpedância podem ser caracterizados como regional, segmentar ou total.

  Continua Depois da Publicidade  
  • O aparelho classificado como regional avalia apenas uma região do corpo (superior ou inferior);
  • O segmentar avalia cada membro individualmente;
  • O total se refere ao exame em que a corrente atravessa o corpo como um todo.

A avaliação segmentada é tida como a mais detalhada, pois pode demonstrar as possíveis variações em todas as regiões do corpo.

Informações que podem ser obtidas no exame

Veja abaixo as informações detalhadas que se pode obter através da realização do exame de bioimpedância:

  • Peso corpóreo;
  • IMC (índice de massa corporal);
  • Massa muscular esquelética;
  • Índice de gordura corporal;
  • Massa livre de gordura;
  • Percentual de gordura corpórea;
  • Água corporal total;
  • Taxa de metabolismo basal;
  • Relação de cintura-quadril;
  • Controle de gordura;
  • Controle de músculos;
  • Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco);
  • Impedância de cada segmento.

Interferências no exame

hidratação e exercícios
O nível de hidratação e a prática de atividades físicas podem alterar os resultados do exame

Apesar de dar uma boa estimativa geral da composição corporal, alguns fatores podem interferir na qualidade e precisão dos resultados obtidos, como:

  • Peso corporal – em pessoas obesas a análise de bioimpedância pode ser menos precisa;
  • Atividade física recente – praticar exercícios de alta intensidade logo antes do exame pode atrapalhar a leitura;
  • Nível de hidratação – a desidratação pode resultar em estimativas menores do que as reais de massa muscular e massa óssea;
  • Carga de treino – certos dispositivos usados no exame de bioimpedância têm configurações especiais para adicionar a carga de treino de atletas, a fim de aumentar a precisão do cálculo;
  • Ingestão recente de alimentos ou bebidas – de acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics, o exame de bioimpedância é mais preciso quando feito logo de manhã ainda em jejum.

Segundo uma publicação de 2008 na revista Nutrition Journal, a etnia e fatores ambientais como a temperatura também podem interferir nas medições de bioimpedância. 

Quem não pode fazer o exame de bioimpedância?

  • Pessoas com pinos e/ou placas metálicas;
  • Usuários de marca-passo;
  • Gestantes.

Além disso, de acordo com um estudo publicado em 2009 no International Journal of Body Composition Research, esse exame não é indicado para crianças, pois as escalas usadas nele não são ideais para essa faixa etária.

Quem não pode se submeter a um exame de bioimpedância tem outras formas de estimar a gordura corporal, seja tirando as medidas da cintura, calculando o IMC ou através de exames de imagem, que medem a massa óssea e a gordura corporal.

Pergunte ao seu médico qual é a melhor opção para o seu caso.

Como é o procedimento?

  • Exercícios físicos: Não pratique exercícios físicos intensos, nem consuma álcool, doces e bebidas com cafeína na composição entre 24 a 48 horas antes do procedimento para não interferir no nível de hidratação do corpo.
  • Sauna: Não frequente saunas durante as 12 horas que antecedem o exame. A alta temperatura das saunas pode causar desidratação e afetar a qualidade das medidas obtidas na bioimpedância.
  • Jejum: Mantenha-se em jejum durante as 4 horas anteriores ao exame. Em jejum as medidas obtidas são mais confiáveis, por isso evite comer antes de realizar a bioimpedância.
  • Elimine líquidos: Urine 30 minutos antes do procedimento. Assim como a desidratação é prejudicial para a bioimpedância, a retenção de líquidos também é. Urinar antes do exame elimina mais uma possível fonte de interferência na estimativa da gordura corporal.
  • Retire objetos metálicos: Retire todos os objetos metálicos do corpo, como joias, anéis, pulseiras, relógios e afins. Isso evita que metais em geral afetem a velocidade na qual a corrente elétrica passa pelos diferentes tecidos do corpo.
  • Mantenha-se em repouso: É necessário que você se mantenha em uma determinada posição de repouso por 5 a 10 minutos antes do exame.

Quanto mais sofisticado for o equipamento utilizado no exame de bioimpedância, mais à risca você deve seguir as orientações para ter uma estimativa precisa da sua composição corporal.

Hoje já existem balanças digitais e outros dispositivos portáteis a preços acessíveis que permitem que você meça a bioimpedância em casa. Mas, mesmo no conforto do seu lar, é importante seguir os passos mencionados acima para evitar interferências e medições erradas.

Onde fazer?

medindo circunferência abdominal na clínica
Clínicas estéticas ou consultórios médicos normalmente tem o equipamento de bioimpedância

O exame pode ser feito em clínicas estéticas ou em consultórios que dispõem do equipamento.

Normalmente, nutricionistas e endocrinologistas têm esse tipo de dispositivo em seus consultórios, o que possibilita medir a bioimpedância logo na primeira consulta com esses profissionais.

No entanto, tenha em mente que quanto mais moderno o equipamento for, melhores serão os resultados. Por outro lado, esse exame pode sair mais caro e é importante levar isso em consideração também.

Dicas

Independentemente do dispositivo que você vai usar para fazer a bioimpedância, as dicas abaixo podem ajudar a ter uma estimativa bem próxima da realidade:

  • Faça o exame de bioimpedância com periodicidade determinada, assim você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliar a sua evolução;
  • Guarde todos os resultados e compare-os;
  • Compartilhe os resultados obtidos no exame não só com seu médico, mas também com o seu personal trainer ou professor de educação física. Dessa forma ele poderá criar um planejamento de atividades adequado ao seu perfil e objetivo;
  • Hidrate seu corpo antes do procedimento, pois corpos desidratados demonstram menos massa magra, logo, aparentando maior volume de gordura, se comparado aos corpos hidratados. É recomendado consumir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao procedimento;
  • É necessário se manter longe de remédios e alimentos diuréticos no dia anterior, pois eles podem reduzir o percentual de água e atrapalhar a medição.

Vale a pena fazer o exame de bioimpedância em casa?

É sempre melhor contar com o suporte de um profissional na hora de fazer o seu exame de bioimpedância. Entretanto, se você quiser ter um controle maior da sua composição corporal, pode valer a pena ter sua própria balança de bioimpedância em casa.

A grande vantagem de medir a bioimpedância em casa é que é uma maneira fácil e rápida de acompanhar a sua evolução corporal. Além disso, seguindo as dicas mencionadas aqui, você consegue minimizar os erros e ter uma medida bem precisa mesmo sem ter um dispositivo super moderno.

No entanto, ainda que você opte por ter uma balança de bioimpedância em casa, é importante não deixar de ir ao médico regularmente para que ele possa solicitar exames mais completos para medir não só a sua composição corporal, mas também para avaliar o seu risco de desenvolver doenças cardíacas, por exemplo.

Fontes e Referências adicionais

Você já fez um exame de bioimpedância alguma vez? Por qual motivo? Se não, tem vontade de fazê-lo para medir seu IMC detalhadamente? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

23 comentários em “Exame de bioimpedância – O que é, como funciona e dicas”

  1. Bom dia

    Valores de gordura corpórea de 3 dias pode alterar de 17,3 para 18,3. Fazendo atividade física regular e perdendo 1 kg neste período?

    Responder
  2. eu fiz na academia logo depois de comer um donuts e tomar um starbucks coffee e ter ido dançar zumba. Acho que deu tudo errado =(

    Responder
  3. Patrícia, agradeço as informações contidas nesta página. Foram de grande valia. Parabéns pela iniciativa sucesso na sua carreira profissional! Abraços Rodrigo

    Responder
  4. Porque “Não é recomendada a realização de atividades físicas dentro das 10 horas que antecedem o exame de impedância”? Quais alterações podem ocorrer no caso de realizar alguma atividade física no dia da medição?

    Responder
  5. meu médico pediu o exame de Bioimpedância,,,mas moro em Salvador -BA ,e não consigo encontrar um local para a realização do exame podem me auxiliar me indicando lugares que fazem tal procedimento?Obrigada

    Responder
  6. eu fiz este exame recentemente a fim de trabalhar melhor o percentual de gordura de meu corpo pois faco academia e apos apresentar ao instrutor o mesmo avaliou comparando com avaliacao física e modificou totalmente meus exercicios direcionando para a reducao deste percentual. ainda estou na primeira semana desta mudança e espero em breve obter os resultados esperados

    Responder
  7. Uma empresa pode obrigar seus funcionários a realizar este exame, MESMO TENDO FEITO EXAME PERIÓDICO RECENTE?.

    Responder
    • Ia fazer mas com este esclarecimento vou cancelar o agendamento deste exame porque possuo pinos metálicos e de vidro, próteses , etc. portanto não possuo o
      Perfil adequado.

      Responder