O ovo é um dos alimentos mais controversos que existem, e hora especialistas dizem que faz mal, hora que faz bem, mas será que comer só ovo emagrece? Será que faz mal de alguma forma?
Primeiramente, vale ressaltar que o ovo é uma ótima fonte de proteínas e outros nutrientes importantes, como vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E, vitamina K, selênio, zinco, ferro e cobre.
Além disso ele é um alimento barato e prático, o que o torna ideal para quem tem uma vida corrida.
Então, vamos conhecer alguns fatos sobre o ovo, descobrir se comer só este alimento emagrece e se faz mal.
- Veja também: Benefícios de consumir ovos todos os dias
Comer só ovo emagrece?
Não há dúvidas de que o ovo pode ser um excelente aliado de quem quer ou precisa emagrecer, devido principalmente ao seu teor de proteínas.
Isso acontece porque alimentos ricos em proteínas são conhecidos por reduzir o apetite e aumentar a saciedade, ajudando assim a reduzir a quantidade de calorias consumida durante o dia.
Entretanto, isso não significa que você deva comer apenas ovo em todas as refeições, ou que deva substituir alimentos mais calóricos pelo ovo.
Até porque mais importante do que perder peso é emagrecer com saúde, e fica muito difícil conseguir fazer isso consumindo somente um tipo de alimento.
Comer só ovo faz mal?
A resposta curta é sim, comer apenas ovo e excluir outros alimentos da dieta faz mal para a saúde.
O que acontece nesses casos é que, apesar de o ovo ser um alimento nutritivo, existem nutrientes que não estão presentes nele. Assim, alguém que coma apenas ovos vai acabar desenvolvendo algum tipo de deficiência de vitaminas ou minerais.
A insuficiência na ingestão calórica
Outro risco trazido pelo método de comer somente ovo para emagrecer é o de consumir uma quantidade muito baixa de calorias.
E à primeira vista, isso não é um problema, principalmente para quem quer perder peso. Mas o corpo precisa de calorias para funcionar, e ingerir uma quantidade muito pequena delas pode levar o corpo a diminuir o metabolismo, e assim gastar menos energia.
Por isso, mesmo quem está fazendo alguma dieta de restrição calórica, é preciso consumir uma quantidade mínima de calorias para manter o funcionamento do organismo.
Assim, consumir menos de 1000 ou 1200 calorias diariamente pode causar problemas como:
- Fraqueza;
- Intolerância ao frio;
- Fadiga;
- Irregularidade no período menstrual;
- Constipação.
Além disso, o fato de perder peso muito rápido em uma dieta com restrição de calorias pode provocar problemas associados à desnutrição, desequilíbrio de eletrólitos, perda de minerais nos ossos e até mesmo risco de morte, em casos extremos.
Outro problema é que o corpo passa a queimar músculos no lugar de gordura, o que desacelera a taxa metabólica, dificultando a perda de peso e levando à perda de massa magra.
E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona.
Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.
Método pode provocar a perda de água e não de gorduras
Além de prejudicar a saúde, o peso perdido em uma dieta do ovo seria de água e não de gordura.
Isso acontece devido à mudança na ingestão de carboidratos, pois o corpo não precisa de tanta água para armazenar a energia que os carboidratos fornecem.
Então, o seu corpo elimina água que agora não é mais necessária, e é por isso que a perda de peso é tão rápida e visível.
Mas quando você começa a comer os carboidratos novamente, a água retorna e o seu peso volta ao normal.
Mas, se você deseja diminuir a quantidade de carboidratos em sua dieta para estimular o emagrecimento, faça isso com o acompanhamento de um nutricionista, para não prejudicar a sua saúde.
Vídeo: Ovo engorda ou emagrece?
Confira os vídeos a seguir para continuar a aprender sobre o uso do ovo na dieta.