3 truques para aumentar a queima de gorduras sem dieta e exercício

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

Ter muita gordura no corpo é algo que incomoda bastante em termos de aparência. Entretanto, isso também se torna uma grande preocupação em termos de saúde.

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Isso porque o excesso de gordura corporal pode provocar danos aos rins, além de estar associado à apneia do sono e ao aumento dos níveis sanguíneos de substâncias que causam inflamação.

É necessário ter um cuidado especial com a gordura que fica ao redor da cintura. Ela aumenta ainda mais os riscos de saúde associados a ter gordura em outras regiões do corpo.

Mulheres com mais de 88,9 cm de cintura e homens com mais de 101,6 cm de cintura apresentam maiores chances de desenvolver doenças associadas à obesidade.

O sobrepeso e a obesidade podem aumentar os riscos de diabetes do tipo 2, pressão alta, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), alguns tipos de câncer, osteoartrite, doença hepática gordurosa.

Eles também elevam os riscos de problemas gestacionais, como níveis altos de açúcar no sangue na gravidez, pressão alta e aumento nas chances de precisar ter um parto cesariano.

A combinação entre dieta saudável e prática frequente de exercícios físicos é uma arma poderosa e conhecida na luta contra o excesso de gordura corporal.

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Mas você sabia que existem outros truques que também podem auxiliar a perda de gorduras? Pois é! E são justamente eles que vamos conhecer hoje.

1. Tomar uma xícara de chá verde de manhã

O chá produzido à base da planta Camellia sinensis recebe o nome de chá verde. Ele auxilia a mobilizar mais gordura no organismo, acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Além disso, incluir o chá verde na rotina matinal é uma forma de ingerir mais líquidos.

Mas atenção! Nada de tomar o chá no lugar da água, pois ela é insubstituível e precisamos consumi-la várias vezes ao dia.

Outro alerta é que o chá verde também apresenta uma quantidade alta de cafeína. Isso o torna contraindicado para quem sofre com problemas de pressão, refluxo e gastrite ou apresenta uma intolerância à cafeína, por exemplo.

2. Ingerir uma xícara de chá de hibisco 20 minutos antes do almoço e do jantar

Chá de hibisco

O chá de hibisco auxilia em relação à sensibilidade ao hormônio insulina, o que resultará em uma secreção mais baixa de insulina para lidar com a quantidade de carboidratos consumida na refeição.

É importante lembrar que o pico nos níveis de insulina tem uma ligação com o armazenamento de gorduras. Portanto, essa menor secreção de insulina tem uma relação com a redução da circunferência abdominal.

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Além disso, o hibisco é uma boa opção para auxiliar a desintoxicação do organismo, ao mesmo tempo em que possui um sabor agradável, que não necessita do acréscimo de açúcar ou adoçante.

Assim, ao tomar chá de hibisco, você não precisará consumir refrigerante, sucos artificiais e outras bebidas cheias de açúcares ou calorias na refeição.

No entanto, atenção: assim como deve ocorrer com o chá verde, é fundamental comprar o chá de hibisco de boa procedência. Outro ponto importante é ficar de olho nos efeitos colaterais e nas contraindicações do chá de hibisco.

3. Tomar uma xícara de chá de camomila ou de valeriana entre uma hora a uma hora e meia antes de dormir

A boa qualidade do sono é fundamental para perder peso porque, durante a noite de sono, são secretados bons hormônios para o emagrecimento.

Para algumas pessoas, o aumento de peso pode estar associado a alguma ansiedade, que além de motivar a comer mais para descontar as emoções, impede de dormir bem.

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Por isso, recomenda-se a ingestão uma xícara de chá de camomila ou de chá de valeriana entre uma hora a uma hora e meia antes de dormir para dar uma acalmada e ajudar a pegar no sono.

Assim como deve ser feito com o chá verde e o chá de hibisco, é importantíssimo certificar-se de que o chá de camomila ou chá de valeriana adquiridos são de boa procedência.

Mas atenção! Para quem já usa um medicamento para dormir, é fundamental consultar o médico antes de começar a usar o chá de camomila ou chá de valeriana.

Até os produtos naturais com os chás à base de plantas podem ter contraindicações, gerar efeitos colaterais e fazer mal quando usados ao mesmo tempo em que determinados medicamentos.

Posso adoçar esses chás?

Para quem tem o objetivo de emagrecer, o ideal é não acrescentar calorias na bebida. Portanto, nada de açúcar, pois o excesso de açúcar tem uma grande relação com o aumento de peso.

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A adição, seja de açúcar branco, seja açúcar mascavo, seja açúcar demerara, pode resultar em um pico de insulina, que gera acúmulo de gordura abdominal. Justamente o contrário do que se deseja.

A recomendação para aqueles que não conseguem de jeito nenhum consumir um chá não adoçado é utilizar boas alternativas de adoçantes como stevia, xilitol ou eritritol.

A nossa nutricionista também revelou os truques para aumentar a queima de gorduras sem dieta e exercícios no vídeo abaixo:

Você já conhecia esses truques? Vai testar algum deles? Qual? Conte para nós nos comentários!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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