10 Alimentos que Ajudam a Acabar Com a Celulite

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

A celulite é um pesadelo feminino e é algo de que as mulheres querem se livrar, não importando sua idade ou peso. Há alegações de que certos alimentos podem acabar com a celulite, mas isso é verdade ou apenas mais um mito? Vamos descobrir.

O que é celulite?

A celulite é uma condição temida e embaraçosa que afeta, de uma maneira ou outra, a maioria das mulheres pós-pubescentes.

O termo refere-se àquela aparência ondulatória na pele, mais frequentemente nas coxas, quadris e nádegas, ou outras áreas, onde haja largos depósitos de gordura.

A celulite é causada pelo depósito irregular de gordura bem abaixo da superfície da pele que produz esse efeito esburacado, com aparência de “ricota”.

Entretanto, a celulite não é apenas causada pela gordura, pois até mesmo a mulher mais magra, muito frequentemente, sofre de celulite. Ela é, na verdade, causada pelo efeito da gordura e dos tecidos conjuntivos musculares, em conjunto.

Dito isto, o excesso de gordura, definitivamente, exacerba esta condição e torna a aparência muito pouco apresentável.

Por que a celulite é mais comum em mulheres?

Abaixo da pele, há uma camada de tecido que tem a função de unir a pele à musculatura. Em homens esse tecido possui um padrão diagonal e em cruz, que é liso e contínuo.

Infelizmente, nas mulheres esse tecido conjuntivo corre verticalmente e, ao se ligar à pele, cria câmaras que prendem e apertam gorduras, produzindo o efeito ondulatório.

O que causa a celulite?

Celulite na Perna

Elasticidade da pele

Com a idade, nosso tecido conjuntivo perde elasticidade e não mantém a aparência lisa, que possuía na juventude.

Alterações hormonais fazem o tecido conjuntivo endurecer e perder elasticidade e isto, combinado ao aumento das células gordurosas, começa a causar a celulite. Conforme vamos envelhecendo, nossa pele também perde sua elasticidade e a aparência da celulite torna-se mais pronunciada.

Efeito Iô-Iô das Dietas

O efeito Iô-Iô em dietas também pode contribuir com a celulite, pois os contínuos ganho e perda de peso podem tornar a pele mais elástica e, portanto, aumentar a aparência da celulite.

Genética

Infelizmente a celulite é largamente controlada pela genética e, se você está predisposto à condição, há muito pouco o que se pode fazer para acabar com a celulite.

Fazer dieta e exercícios ajudam a acabar com a celulite?

Embora você não possa eliminar a celulite, há vários métodos que podem melhorar a aparência da pele afetada. Geralmente se acredita que uma dieta de baixa gordura ajuda a diminuir a camada de gordura abaixo da pele, o que auxilia a minimizar a aparência da celulite.

Uma boa dieta também pode contribuir para manter a pele e o tecido conjuntivo saudáveis e elásticos. Uma dieta que desencoraje a retenção de líquidos, ao evitar excesso de sal, também pode melhorar a aparência da pele. É importante também não fumar e manter-se bem hidratado.

Exercitar-se é especialmente útil para acabar com a celulite porque diminui a gordura corporal, melhora a circulação e tonifica os músculos, em áreas que são particularmente suscetíveis à celulite, tais como coxas, nádegas e abdômen.

Pensa-se que o aumento da circulação auxilia a manter a pele e o tecido conjuntivo saudáveis e elásticos , ajudando também a minimizar a retenção de líquidos e eliminar impurezas.

Alguns alimentos podem combater a celulite?

Frutas e Vegetais

Ao mesmo tempo que há grande consenso, entre os especialistas, de que uma dieta saudável e com baixa gordura saturada, alta em frutas e vegetais, com proteínas magras e fibras, e que seja baixa em gorduras saturadas e alimentos industrializados ajuda a diminuir a aparência da celulite, há muito poucas evidências científicas que suportem o uso de certos alimentos que ativamente ajudariam a acabar com a celulite.

Alimentos geralmente recomendados são aqueles que contêm nutrientes ou propriedades que, em teoria, deveriam melhorar a saúde da pele e do tecido conjuntivo, minimizando a formação de gorduras. Em geral, todos esses tipos de alimentos são encontrados em uma dieta saudável e balanceada.

1. Água

Embora água não seja tecnicamente um alimento, ela se mostra muito eficaz na redução da aparência da celulite. Manter-se bem hidratado é essencial para a saúde da pele.

As células de gordura parecem mais proeminentes sob peles não-saudáveis e desidratada; portanto, beber água continuamente durante o dia é essencial para melhorar a aparência das áreas afetadas.

Pode também ser benéfico ingerir alimentos com alta quantidade de água, tais como melão, uva, tomate, vegetais de folhas e pepino. Eles não apenas fornecem quantidade extra de líquidos, como também contêm nutrientes valiosos e têm baixas calorias, o que pode auxiliar a reduzir a formação de gordura.

2. Ácidos Graxos Essenciais

Alimentos com alto teor de ácidos graxos de ômega-3 e 6 parecem minimizar a aparência da celulite. Estes elementos também podem ser obtidos através da alimentação.

Pensa-se que esses tipos de gordura melhoram a saúde dos vasos sanguíneos e, portanto, a circulação, podendo ajudar a acabar com a celulite.

Boas fontes de ômega-3 incluem salmão, sardinha, canola, azeites e nozes. Ácidos graxos ômega-6 são encontrados em alimentos como óleos de açafrão e girassol e na soja.

3. Gorduras Insaturadas

Gorduras mono e poliinsaturadas apresentaram efeitos benéficos na saúde da pele. Ao ingerir alimentos com altas quantidades desses tipos de gorduras, a saúde da sua pele pode melhorar, minimizando a aparência da celulite.

Boas fontes de gorduras mono e poliinsaturadas incluem castanhas e sementes, abacate, óleos vegetais, tais como, canola ou azeitonas e peixe.

4. Proteína Magra

Uma dieta alta em proteínas magras pode gerar saciedade, levando ao consumo de menos calorias. Isto, por sua vez, leva à construção de menos células de gordura, em áreas problemáticas, diminuindo a aparência da celulite.

Uma dieta alta em proteína também auxilia na construção muscular, o que pode dar uma aparência mais tonificada às áreas afetadas. Boas fontes são peixes e frutos do mar, castanhas, carne magra com a gordura visível removida e frango sem a pele.

5. Integrais

Produtos integrais, em sua dieta, são fonte de valiosas vitaminas, minerais e fibras dietéticas.

O Centro Médico da Universidade de Maryland sugere uma dieta alta em fibras, para pessoas que querem evitar a celulite, em função de que uma dieta alta em fibras é benéfica para o controle de peso e também pode aumentar a saúde da pele, por conta das gorduras saudáveis encontradas nas sementes. Para aumentar sua ingestão de integrais, escolha diferentes variedade de pães integrais e cereais, arroz e massas integrais e tente alimentos como quinoa e cevada.

6. Frutas

Frutas são essenciais em qualquer dieta, para fornecer uma gama de vitaminas e fibras. A maioria das frutas também possuem alto teor de líquidos e baixas calorias, tornando-as ideais para perder peso e acabar com a celulite.

Alguns especialistas sugerem que banana e papaia são particularmente efetivas na prevenção da celulite, em função de seu alto teor de potássio. Sugeriu-se que o potássio diminui a retenção de água e aumenta a drenagem linfática, o que pode melhorar a celulite, mas há pouca evidência científica que suporte essa informação, neste momento.

Framboesa, morango e outras frutas vermelhas também podem ser benéficas, em função de seu alto conteúdo antioxidante.

7. Vegetais

Também altos em nutrientes e fluidos e baixos em calorias, os vegetais são ideais para o controle de peso. Embora faltem evidências científicas, o aspargo tem sido frequentemente sugerido como benéfico no combate à celulite, em função de seu conteúdo de ácido fólico.

Alguns sugerem que o ácido fólico auxilia na estabilização de alterações de humor e níveis de stress, o que, indiretamente, pode afetar o armazenamento de gorduras no organismo.

8. Vegetais Protéicos

Vegetais protéicos também podem ser benéficos para acabar com a celulite ou prevení-la, pois auxiliam na construção de músculos ao invés de gorduras e podem assistir no fortalecimento das células existentes. Boas fontes incluem legumes, feijões e ervilhas, quinoa e trigo bulgur.

9. Alimentos Altos em Vitamina C

Há algumas evidências que comprovam que a ingestão de vitamina C pode aumentar os níveis de colágeno, que é a proteína encontrada nos tecidos conjuntivos do organismo. Isso pode fortificar os tecidos e reduzir a aparência da celulite. Boas fontes de vitamina C são frutas como laranjas, limões, frutas vermelhas e abacaxi.

10. Vegetais de Folhas Verdes

Vegetais de folhas verdes como espinafre ou couve contêm um oxidante conhecido como luteína. Há algumas evidências que esta substância pode aumentar a hidratação e a elasticidade da pele e, dessa forma, ajudar a acabar com a celulite, em função do aumento da saúde da pele.

Quais são os alimentos que você costuma ingerir para previnir ou acabar com a celulite? Você consegue ter resultados com eles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “10 Alimentos que Ajudam a Acabar Com a Celulite”

  1. Ola só achei estranho uma coisa, oleo de canola, soja fazerem bem pra estrias e celulite?? Mas se fritura faz mal, esses oleos são prejudiciais a saúde.