Centella Asiática para Celulite Funciona Mesmo?

Especialista:
atualizado em 19/05/2020

Entenda por que o uso da Centella Asiática para celulite vem se tornando cada vez mais popular, veja o que é, se funciona mesmo e como utilizar.

O que é Centella Asiatica

Também conhecida como Gotu Kola, a Centella Asiática é uma planta medicinal que há centenas de anos tem sido usada tanto na medicina popular bem como na medicina cientificamente orientada.

Os seus compostos ativos incluem triterpenos pentacíclicos, principalmente asiaticosídeo, madecassosídeo, ácidos asiáticos e madecássico.

Entre os fitoterápicos para emagrecer mais populares, existem vários benefícios da Centella asiática para a saúde. Veja por que a Centella asiática pode ser um suplemento para emagrecer.

Considerada a “erva da longevidade”, é um item essencial da medicina tradicional chinesa, indonésia e ayurvédica.

Ela é considerada eficaz na melhoria do tratamento de pequenas feridas, feridas hipertróficas, além de queimaduras, psoríase e esclerodermia.

O seu mecanismo de ação envolve promover a proliferação de fibroblastos e aumentar a síntese de colágeno e conteúdo de fibronectina intracelular.

Essa planta medicinal também é capaz de melhorar a resistência à tração da pele recém-formada, inibir a fase inflamatória de cicatrizes hipertróficas e queloides.

É por isso que várias pesquisas sobre a Centella asiática foram realizadas e seus resultados indicam que ela pode ser usada no tratamento de fotoenvelhecimento da pele, celulite e estrias.

Centella asiática para celulite

A celulite é uma condição da pele que se apresenta topograficamente como ondulações da pele e formação de nódulos que ocorrem em áreas do corpo como nádegas, abdômen e membros inferiores.

Essa condição ocorre principalmente em mulheres pós-pubescentes e é causada por depósitos de gordura que alteram os tecidos conjuntivos logo abaixo da pele levando a alterações na aparência da pele caracterizada por ondulações e nodularidade.

Embora a celulite seja o pesadelo de muitas pessoas, principalmente mulheres, ela não é nenhum tipo de condição médica séria.

O mecanismo de ação da Centella asiática envolve a promoção da proliferação de fibrobactérias e o aumento da síntese de colágenos, bem como de mucopolissacarídeos ácidos, aumentando o conteúdo de fibronectina intracelular e a atividade mitótica na camada germinativa.

Esse mecanismo de ação melhora significativamente a resistência à tração a pele recém-formada, bem como inibe a fase inflamatória das cicatrizes hipertróficas e queloides.

Alguns estudos sugerem que tanto o seu uso como o uso dos seus componentes pode ser útil no tratamento de psoríase e esclerodermia.

É por isso que ela é um ingrediente muito comum dos cosméticos que são aplicados na fotoenvelhecimento da pele, como por exemplo os cremes para celulite e estrias.

Isso tudo comprova que usar a Centella asiática para celulite funciona.

Pesquisas sobre Centella asiática para celulite

A ação desta planta medicinal foi confirmada em um ensaio clínico randomizado duplo-cego que foi realizado com 20 mulheres entre 45-60 anos com pele fotoenvelhecida.

O tratamento, que durou seis meses, resultou em uma melhora significativa na firmeza, elasticidade e hidratação da pele que foi confirmado através de testes biometrológicos adequados.

Este mesmo estudo confirmou a influência dos triterpenos da Centella asiática no aumento do metabolismo da lisina e da prolina, aminoácidos que formam a molécula de colágeno.

Além disso, esses compostos aumentam a síntese de tropocolágeno e mucopolissacarídeo nos tecidos conjuntivos.

Os resultados obtidos mostraram o seu impacto na melhoria da nutrição dos tecidos e na estimulação vascular conectiva.

Os efeitos positivos no tratamento contra celulite realizado com o extrato de Centella asiática foram confirmados por alguns estudos clínicos que utilizaram diferentes metodologias.

Como utilizar Centella asiática para celulite

A maioria das pessoas costumam tomar via oral na forma de cápsulas, pós ou extratos líquidos, porém ela também é um dos principais ingredientes dos géis e cremes anticelulite que são aplicados topicamente.

Não existe uma dose recomendada para tomar de Centella asiática, por isso o mais indicado é consultar o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar.

No entanto, a Centella asiática não deve ser ingerida por mais de 4 a 6 semanas seguidas, devendo haver um intervalo de 2 semanas.

Se tomada de maneira contínua por longos períodos, pode causar efeitos prejudiciais duradouros no fígado.

Além disso, pessoas com qualquer tipo de doença hepática devem evitar o uso deste suplemento, assim como as grávidas, pois ele possui efeitos anti-fertilidade. No passado, a Centella asiática foi até muito utilizada como contraceptivo natural.

Potencias efeitos colaterais e riscos

Geralmente a Centella asiática é bem tolerada, porém, em alguns casos pode causar dor de estômago, dor de cabeça e/ou tontura. Por isso, o ideal é começar com uma pequena dose e ir aumentando gradualmente até chegar a uma dose completa.

Quando aplicada topicamente, ela pode causar irritação na pele, por isso o aconselhável é fazer um teste aplicando apenas em uma pequena parte da pele antes de passar em todo o corpo. Lembre-se sempre de comprar produtos de fontes confiáveis.

Como você pode ver, a ciência afirma que o uso da Centella asiática para celulite funciona, mas lembre-se sempre de seguir as recomendações do rótulo do produto e de um profissional antes de começar o tratamento.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso de Centella asiática para celulite? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário