10 Dicas de Dieta para Emagrecer com Saúde

🕐 10/06/2015

Ter uma dieta para emagrecer com saúde é tão importante quanto ter uma rotina regular de exercícios.

Nutrição adequada ajuda a administrar seu peso, te ajuda a manter os músculos e ossos fortes, te dá energia, fortalece seu sistema imunológico e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pressão sanguínea alta, diabetes tipo 2, colesterol alto e certos tipos de câncer.

Mas qual é a dieta para emagrecer com saúde correta?

Mesmo que existam incontáveis dietas e programas nutricionais no mercado afirmando que seu modo de comer é o correto, a realidade é que nenhum plano funciona para todo mundo.

Que tipos de comida você deve comer, que mistura de proteínas, carboidratos e gorduras e o quanto de comida você deve ingerir depende do seu tipo físico, sua saúde, seus objetivos e o quanto de exercício físico você faz e suas preferências.

Em outras palavras, seu plano deve ser personalizado para encontrar seus objetivos pessoais e metas. Quanto mais personalizado ele for, mais provável de você continuar com ele. E essa é toda a ideia por trás de uma dieta para emagrecer com saúde. Não é um modo temporário e sim permanente que você pode seguir pela vida toda.

Aqui vão 10 diretrizes para criar e seguir dieta para emagrecer com saúde:

1. Faça mudanças graduais em seus hábitos alimentares

Não mude completamente sua dieta de uma vez só, já que isso irá aumentar as chances de você desistir do seu novo plano. Faça mudanças graduais e elas se tornarão hábitos aos poucos.

2. Tome café da manhã

Tomar café da manhã fornece ao seu corpo a energia e os nutrientes que ele precisa após uma noite de jejum. Também impulsiona seu metabolismo. Seu café deve incluir um tipo de proteína magra e algum carboidrato complexo. Evite carboidratos simples contendo farinha branca ou açúcar, já que eles irão causar uma elevação rápida e depois uma abrupta queda do açúcar sanguíneo, o que te deixará com a sensação de fome e cansaço.

3. Coma refeições em menores quantidades e mais frequentes

A melhor dieta para emagrecer com saúde baseia-se em comer cinco ou seis refeições menores, ao longo do dia, ao invés de duas ou três grandes refeições, pois isso mantém seu açúcar sanguíneo estável, o que ajuda a prevenir os desejos por guloseimas. Também ajuda a manter seu metabolismo elevado e te fornece a quantidade adequada e consistente de nutrientes e energia.

4. Não elimine macronutrientes

A sua dieta para emagrecer com saúde também precisa incluir todos os três macronutrientes proteínas, carboidratos e gorduras – já que seu corpo precisa dos três para funcionar adequadamente e se manter saudável. Como foi dito antes, você precisa determinar que proporção dos três funciona melhor para você, mas nunca eliminar um deles de sua dieta.

5. Coma proteínas magras

A maioria das proteínas na sua dieta deve ser magra, vindo de comidas como peito de frango, de peru e laticínios não gordurosos.

6. Coma carboidratos complexos

A maioria dos carboidratos da sua dieta devem vir de alimentos como grãos integrais, vegetais, feijões e arroz integral. Limite os carboidratos simples que contenham farinha branca e/ou açúcar branco.

7. Coma gorduras insaturadas

A maioria da gordura na sua dieta deve ser insaturada, conseguida através de alimentos como nozes e castanhas, azeite de oliva, e peixes gordos. Limite a gordura saturada (porque você precisa de alguma em sua dieta) e evite gorduras trans o máximo que puder.

8. Coma bastante fibra

Comer muitas fibras irá ajudar a manter os níveis de açúcar sanguíneo equilibrado, ajudando a prevenir desejos de guloseimas. Também ajudará seu corpo a absorver melhor os nutrientes da comida e te ajudará a manter seu intestino mais regular.

9. Beba muita água

A água traz muitos benefícios para a saúde, incluindo remover toxinas e dejetos do corpo, intensificar a digestão e ajudar o corpo a metabolizar gordura armazenada.

10. Não se prive de nada

A sua dieta para emagrecer com saúde não precisa ser 100% perfeita e pode incluir algumas comidas pouco saudáveis – apenas não coma-as sempre ou em grandes quantidades.

Em conclusão, agora que você já tem as diretrizes para criar e seguir uma dieta para emagrecer com saúde, comece hoje mesmo a desenvolver o melhor plano para você.

 

Você já tentou elaborar um plano para emagrecer e não foi capaz de criar alguma dieta para emagrecer com saúde? Onde foi que você errou? Qual o ponto mais difícil de se acostumar, para você? Comente abaixo!

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3 comentários em “10 Dicas de Dieta para Emagrecer com Saúde”

  1. Mais uma vez um ótimo conteúdo que acrescenta e muito na vida daquelas pessoas que querem alcançar o tão desejado corpo dos sonhos.
    Parabéns por seu trabalho esta ajudando muito a desconplicar a vida daqueles que realmente querem emagrecer com saúde.
    Parabéns

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