Exercício em casal

10 Exercícios para Fazer em Casal

Casal que malha junto permanece junto? Isso não temos como saber, porém, não parece bem mais legal e agradável realizar o seu treinamento acompanhado do que sozinho? Melhor ainda se for com a pessoa amada.

Além de ser uma oportunidade de passar um tempo de qualidade junto com o seu amor – nessa correria da vida, não parece que falta tempo até mesmo para ficar com o namorado ou marido? -, quando o exercício é feito em casal, um pode incentivar o outro quando bate o desânimo ou a preguiça.

Pesquisas mostram que 94% dos casais continuam com os seus programas de treinamento quando eles malham juntos. E então, vamos conhecer alguns exercícios para fazer em casal e aproveitar isso?

Vale lembrar que o simples fato de realizar exercícios ou esportes junto do seu parceiro(a) pode ser já uma grande motivação e comodidade. Chamar o seu parceiro(a) para correr, andar de bicicleta, fazer musculação, pilates e tantos outros exercícios pode ser realmente agradável.

10 exercícios para fazer em casal

O que veremos a seguir são exercícios em que um realmente usa o outro para praticar a atividade.

1. Agachamento anzol (hook squat)

Ficar de costas com o parceiro e prender os seus braços nos braços dele como mostra a imagem. Os dois começam em pé, com os pés afastados a uma distância equivalente à largura dos ombros. Depois, devem fazer juntos o agachamento, flexionando os joelhos devagar até as coxas ficarem paralelas ao chão, formando um ângulo de 90º.

Lentamente, andar no sentido horário, agachando-se de modo a formar um círculo. Depois que fizerem um círculo, os dois devem dar uma pausa, contar até 20 e, então, repetir o exercício no sentido anti-horário.

2. Giro de joelhos

Os dois devem posicionar-se de joelhos e ficar de costas com o parceiro. Um deles deve segurar uma bola medicinal e os dois devem girar lentamente na mesma direção, de modo que um entregue a bola para o outro. A próxima passagem de bola de acontecer do lado oposto da anterior, sempre com os dois girando na mesma direção.

Continuar passando a bola nessa direção e, então, fazer o exercício na direção inversa. O giro deve ser executado durante 60 a 90 segundos de cada lado.

3. Avanço (lunge) dinâmico

O casal deve posicionar-se em pé, um em frente ao outro, à distância de um braço, e dar as mãos um para o outro. O próximo passo é fazer o avanço: enquanto um vai para a frente com a perna direita, o outro deve ir para trás com a perna esquerda.

Depois, os movimentos devem ser trocados – o que foi para a frente com a perna direita deve ir para trás com a esquerda e vice-versa.

4. Flexão com agachamento

Neste exercício, uma opção é o homem fazer o agachamento enquanto a mulher executa a flexão. Funciona assim: ela se coloca na posição de flexão e o parceiro a segura pelas pernas. Então, ela faz quantas flexões conseguir enquanto mantém a forma adequada do corpo.

Simultaneamente, o homem desce o seu corpo em um agachamento, mantendo seus braços retos e acionando seus músculos glúteos.

5. Prancha com high-five

Os dois devem começar na posição da prancha, um em frente ao outro, aproximadamente a um pé de distância. O próximo passo é abaixar-se no antebraço esquerdo, e depois, no antebraço direito. Após isso, começar a erguer o corpo de volta, de modo que se apoie pela mão esquerda e, então, pela direita.

Os movimentos dos dois devem ser iguais, porém, cada um deve fazer com o braço ou mão oposta à do outro. No final da repetição – quando os dois estão apoiados com as mãos no chão -, eles devem encostar as mãos (um com a direita, outro com a esquerda), fazendo um “high-five”, como a foto mostra. Na próxima repetição, cada um deve começar o exercício pelo lado inverso ao que fez antes.

6. Joelho alto

Os dois devem ficar de frente um para o outro, com os braços flexionados em 90º e as mãos estendidas. O próximo passo consiste em levantar o joelho direito até que ele bata na palma da mão direita. Fazer o mesmo com o lado esquerdo.

7. Elevação de braços com resistência

Um deve ficar em pé em frente ao outro, ambos com as pernas semiflexionadas. Enquanto a mulher estende os braços ao lado do corpo, o homem coloca as mãos apoiadas nas mãos da mulher. Então, ela deve elevar os braços, enquanto ele faz uma força na direção contrária ao movimento, oferecendo resistência.

Quando conseguir alcançar a altura dos ombros, ela deve devolver os braços ao posicionamento original. Ao terminar a série, trocar as posições, com a mulher oferecendo resistência ao movimento de seu parceiro.

8. Exercício no banco

A mulher senta em um banquinho como o da foto acima e flexiona a perna direita, enquanto a esquerda fica estendida para a frente. O homem fica em pé, com as pernas semiflexionadas, e segura as mãos dela.

Então, ela levanta o corpo, mantendo a perna esquerda estendida sem permitir que ela toque o chão. Após isso, ela senta lentamente e, então, troca de posição com o parceiro.

9. Exercício para as panturrilhas

Mais uma vez o banquinho entra em ação. Ela começa sentada com as pernas flexionadas, enquanto ele fica em pé com as pernas também flexionadas, o tronco um pouco inclinado e as mãos em cima dos joelhos da parceira.

Então, ela eleva os calcanhares, ficando na ponta dos pés ao mesmo tempo em que ele empurra os joelhos da mulher para baixo. Depois de fazer as repetições, os dois invertem suas posições.

10. Remada com toalhas

Para este exercício, é necessário ter duas toalhas que serão cruzadas como a imagem mostra. Ele começa com os dois em pé com as pernas semiflexionadas e os braços parcialmente estendidos para a frente, segurando a toalha.

Como se a toalha fosse uma corrente com o elo aberto, ele segura as duas pontas e flexiona o braço, levando a toalha em direção ao peito, e retorna ao posicionamento original, ao mesmo tempo em que ela segura a outra extremidade da toalha com os braços estendidos.

Terminando o número determinado de repetições, os dois devem trocar de posições para que a mulher flexione o braço, levando a toalha para perto de seu peito.

Cuidados com os exercícios para fazer em casal 

Todo treinamento físico exige cuidados e isso não exclui os exercícios para fazer em casal. Em primeiro lugar, os dois devem fazer uma consulta médica para saber de está tudo certo com o corpo, se eles estão aptos a malhar e em que nível podem treinar.

Uma vez que isso tenha sido definido, é importante escolher exercícios que se encaixem no nível dos dois, sem que alguém tenha que fazer algum movimento que ainda não pode ou consegue e corra o risco de se machucar.

Também vale a pena que o casal malhe com o auxílio de um instrutor físico. O profissional poderá ensinar os movimentos e técnicas ideais de cada exercício e prestar ajuda caso alguém se machuque ou lesione. Ele também poderá definir os exercícios, número de séries e repetições mais apropriados ao objetivo do casal e seguros para a saúde de ambos.

Porém, se ainda assim, os dois decidirem fazer os exercícios em casal por conta própria, apenas observando tutoriais no YouTube, a recomendação que fica é a de prestar bastante atenção aos vídeos e pausar cena por cena até entender corretamente como executar a movimentação.

As explicações dos exercícios para fazer em casal que passamos acima até indicam como os movimentos podem ser feitos, no entanto, malhar tendo somente elas como orientação pode ser perigoso, especialmente para quem tem dúvidas ou pouca experiência em treinamentos físicos.

E caso um dos dois sofra uma lesão ou machucado, é fundamental buscar ajuda de um médico o mais rápido possível.

O que você achou dessas ideias de exercícios para fazer em casal que separamos acima? Pretende malhar com o seu parceiro ou parceiro a partir de agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*