Patê de cottage e manjericão

10 Ideias de Petisco Light

Para quem precisa emagrecer ou controlar o peso, os encontros e festinhas entre amigos e família podem se tornar uma verdadeira armadilha. Isso porque esses eventos não são feitos somente de conversa e diversão, mas costumam vir acompanhados de petiscos, que nem sempre são saudáveis ou de baixas calorias.

A boa notícia é que há uma solução para não passar vontade ou correr o risco de sair da linha e comer o que não deve: basta preparar um cardápio que traga opções de petisco light.

Se você está sem ideias ou não sabe como fazer isso, confira estas ideias interessantes de petisco light selecionadas abaixo.

1. Chips de vegetais

Uma alternativa de petisco light que pode aparecer no lugar dos salgadinhos é o chip de vegetais. Você pode preparar com batata, abobrinha, beterraba, chuchu e batata-doce, entre outros de sua preferência.

Para se ter uma noção, uma receita de chips de batata e abobrinha, temperada somente com sal, apresenta 39 calorias a cada porção equivalente a duas xícaras.

A receita costuma ser bastante simples: basta cortar os legumes de sua preferência em fatias bem finas, levar ao micro-ondas ou forno convencional para assar e finalizar temperando com sal, pimenta ou ervas, de acordo com a sua preferência.

O vídeo abaixo explica detalhadamente como os chips podem ser preparados:

2. Fatias de cenoura com molho

Para deixar a cenoura mais atraente e transformá-la em um petisco light saboroso, a ideia é trazer um molho de acompanhamento. Você pode optar por um molho de iogurte, um molho branco, de mostarda, de azeitona, ou ervas, basta prestar atenção para não exagerar nas calorias.

Abaixo segue um exemplo de como fazer um molho de ervas:

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte desnatado;
  • 1 colher de sobremesa de salsa e cebolinha picada;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • 1 colher de sobremesa de queijo parmesão ralado fino;
  • Sal a gosto;
  • Quantidade de água suficiente para diluir.

Modo de preparo:

  1. Misturar o iogurte, a salsa, a cebolinha o orégano e o queijo ralado em uma vasilha;
  2. Acrescentar o sal e a água para diluir. Se desejar consumir o molho bem quentinho, levar a mistura ao fogo somente para esquentar.

Cada porção de 26 g desse molho tem 16 calorias, ele rende 10 porções. Já a cenoura em fatias possui 50 calorias por xícara.

3. Empadinhas sem farinha

A versão sem farinha das tradicionais empadinhas preparadas com legumes, cogumelos ou palmito e quiabo tornam a delícia apropriada à dieta de quem deseja emagrecer: ela traz aproximadamente 30 calorias por porção.

Não sabe como fazer? Então confira a seguir o vídeo que explica o passo a passo da receita de empadinha feita com legumes que rende 15 porções:

4. Picolé natural de frutas

Uma dica de petisco light para os dias mais quentes é fazer picolés naturais caseiros de frutas. Escolha aquelas que costumam agradar mais o paladar do pessoal (melancia, morango, laranja, maçã…) e prepare sucos com elas. Depois, basta distribuir o suco em forminhas próprias para picolé ou copinhos descartáveis pequenos e levar ao congelador.

Além de dar origem a uma receita refrescante, você também terá algo nutritivo, já que as frutas costumam ser fontes de vitaminas.

5. Salada de frutas vermelhas

Frutas vermelhas como melancia, morango e amora são saborosas e podem compor um prato de baixo teor calórico. Por exemplo, se você juntar em um potinho porções equivalentes de 1/3 de xícara de cada uma delas terá um petisco light de 53 calorias: 17,5 do morango fatiado + 15 da melancia em cubos + 20,5 da amora.

Caso ache que precisa acrescentar algo para deixar o aperitivo mais doce, adicione uma colher de sopa de mel, que tem 64 calorias. Isso totalizará uma salada de frutas vermelhas com 117 calorias por porção.

6. Pipoca

Por ser fonte de fibras, que trazem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite, a pipoca entra na categoria de petisco light. Entretanto, é preciso tomar cuidado com seu preparo: nada de encher de manteiga, bacon ou preparar uma pipoca doce rica em açúcar.

O ideal é fazer uma pipoca sem óleo, no vapor, que traz somente 31 calorias por porção equivalente a uma xícara. Já a pipoca tradicional, preparada no óleo, fornece 55 calorias a cada porção do mesmo tamanho.

Para fazer a sua pipoca sem óleo, você deve colocar os grãos de milho de pipoca dentro de um saco de pão, amarrar a ponta do saco para fechar e levar ao micro-ondas por aproximadamente três minutos.

Outra forma de preparo é encher uma vasilha alta, que possa ir ao micro-ondas, com uma colher de sopa de água para cada colher de sopa de milho e sal. Então, os ingredientes devem ser misturados e o recipiente tampado com papel filme. Depois, basta fazer furinhos com um palito no papel para deixar o vapor sair e levar ao micro-ondas por cerca de cinco minutos. Você saberá que a pipoca está pronta quando o intervalo entre um estouro e outro for de quatro segundos.

Há ainda uma terceira possibilidade e ela funciona da seguinte maneira: uma vasilha alta própria para micro-ondas deve ser enchida com milho de pipoca e tampada com prato. Após isso, é preciso levar ao micro-ondas por mais ou menos cinco minutos. Assim como no método anterior, para ter certeza que já é hora de desligar, é só prestar atenção se o intervalo entre os estouros é de quatro segundos.

7. Salada no espeto

Para deixar a salada mais atrativa, uma alternativa é servi-la no espeto e oferecer molhos como os que sugerimos no tópico 2. A ideia é montar cada espeto com metade de um tomate pequeno, 25 g de queijo minas em cubo e metade de uma folha média de alface e 1/3 de xícara de fatias de pepino descascado.

Sem a adição do molho, esse petisco light traz em torno de 97 calorias.

8. Mini sanduíches naturais

Monte sanduíches naturais com vegetais como tomate, alface e cenoura, ou outros de sua preferência, acrescente uma fatia queijo magro e corte-os em pedaços pequenos. Finalize o petisco light com um pedaço de azeitona na ponta. Você também pode experimentar recheá-los com um patê de atum light.

9. Torradas integrais + patê de manjericão

Deixe torradas integrais, que trazem 35 calorias por unidade com peso de 10 g, como acompanhamento de um patê de manjericão, que você aprende como fazer na receita a seguir, que rende 10 porções, com 91 calorias em cada uma delas:

Ingredientes: 

  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/4 de xícara de chá de azeite;
  • 5 metades de noz;
  • 400 g de queijo cottage;
  • 1 xícara chá de manjericão.

Modo de preparo:

  1. Separar algumas folhas de manjericão e colocar o restante dos ingredientes no processador. Bater até obter uma massa homogênea;
  2. Retirar, passar para um pote e decorar com o manjericão.

10. Mini sanduíches de peito de peru

Sabe aqueles pães bisnaguinha? Então, você pode utilizá-los para fazer mini sanduíches recheados com ½ fatia de peito de peru, uma rodela de tomate e mostarda, por exemplo. Outras opções de acompanhamento para o peito de peru são a cebola, o pimentão e o manjericão. Se quiser incrementar, você pode adicionar maionese light ou um patê como o de manjericão, do tópico acima. Só tome cuidado para não encher o lanchinho com muitos ingredientes e extrapolar nas calorias.

Quais opções de petisco light você achou mais interessante? Acredita que os seus amigos e familiares vão gostar desse tipo de aperitivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*