Os 10 Maiores Mitos dos Exercícios Para Perder Gordura

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Existem muitos mitos envolvendo os exercícios para perder gordura. Aqui vão os 10 mais comuns e a verdade por trás deles.

MITO 1: Redução de gordura em locais específicos é possível

Isso é baseado na ideia falha de que é possível queimar gordura de uma área específica do corpo ao exercitar somente essa área. Fazer isso irá fortalecer o músculo da região, mas não terá nenhum efeito específico na perda de gordura dessa área.

MITO 2: Abdominais são um bom exercício para perder barriga

Abdominais são, na verdade, exercícios para perder gordura muito pouco eficazes. Fazer esses exercícios irá tonificar o seu abdômen, mas isso nada tem a ver com a diminuição da gordura que existe na sua barriga. A melhor forma de acabar com essa gordura é com exercícios aeróbicos.

MITO 3: Aeróbicos de baixa intensidade são os melhores exercícios para perder gordura

Exercício aeróbico de baixa intensidade queima uma porcentagem alta de gordura comparada ao total de calorias queimadas sem fazê-los, mas aeróbico intenso queima muito mais. Exercícios aeróbicos intensos também causam um aumento no consumo de oxigênio, que se refere a quantas calorias adicionais seu corpo precisa queimar para se recuperar e voltar ao estado que estava antes de fazer o exercício.

MITO 4: Levantar peso tem pouco efeito na perda de peso

Levantar peso na verdade tem um grande papel na perda de peso porque constrói e mantém a massa magra. A massa muscular magra é um tecido metabolicamente ativo, então, quanto mais você tiver, mais acelerado seu metabolismo será. Quanto mais alto for seu metabolismo, mais calorias você queimará para se manter vivo, e dessa forma será mais fácil emagrecer.

MITO 5: Mulheres desenvolvem músculos grandes se levantarem peso

A verdade é que as mulheres não têm uma quantidade de hormônio testosterona suficiente para desenvolver músculos grandes e fortes, o que é o principal segredo dos homens para construir músculos. Sem administrar hormônios esteróides para afetar seus níveis de testosterona, não é possível para mulheres ficarem muito musculosas.

MITO 6: Mulheres devem usar pesos leves e fazer grandes repetições ao pegar peso

Há uma concepção errada a respeito de mulheres e levantamento de peso. A realidade é que para conseguir um corpo mais firme e tonificado, você precisa aumentar a massa magra. A quantidade de repetições que constrói mais massa magra é de 8 a 12 repetições por série, então o peso que você usa nos exercícios para perder peso deve ser pesado o suficiente para que você não possa fazer mais de 12 repetições.

MITO 7: Alongar é uma boa maneira de se aquecer antes de se exercitar

Você nunca deve alongar músculos frios. Fazer isso pode causar lesões e estudos mostraram que isso diminui a força muscular. Aqueça primeiro e depois alongue. Ou alongue após o treino.

MITO 8: Quanto mais exercício melhor

Esse é um daqueles mitos que muita gente acredita ser verdade. A realidade é que exercícios demais podem levar a lesões. Quando se trata de treino físico, você precisa de um equilíbrio certo entre treino e descanso.

MITO 9: Músculos pesam mais que gordura

Músculos não pesam mais que gordura, mas o músculo é mais denso que a gordura, o que significa que um quilo de músculo ocupa menos espaço do que um kg de gordura.

MITO 10: Seus músculos se transformam em gordura se você não se exercitar

Esse é um mito que tem rolado há muito tempo. A verdade é que gordura e músculo são dois tipos diferentes de tecido, então um não pode se converter no outro.

Concluindo, você não deve se deixar enganar por nenhum desses mitos dos exercícios para perder gordura. Apoie-se em informações comprovadas cientificamente para ajudar a atingir suas metas de saúde e fitness.

Você já caiu ou ainda acreditava em algum desses mitos dos exercícios para perder gordura? Qual ou quais deles? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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