3 Receitas de Queijo Cottage Caseiro – Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Com baixo teor de gordura, rico em proteínas e vitaminas do complexo B, o queijo cottage é muito saudável e indicado para consumo para quem segue dietas restritivas para emagrecer.

Possui diversos nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, selênio e zinco, importantes para o organismo. O cottage ainda ajuda a reduzir gordura abdominal e auxilia na manutenção da massa magra. Indica-se o consumo diário de duas colheres por dia, três vezes na semana.

Se você deseja evitar produtos industrializados ou mesmo economizar no mercado, pode preparar um queijo cottage caseiro com muita facilidade. Confira algumas dicas abaixo e como fazer as receitas em seguida. Bom preparo!

Dicas

Se quiser preparar o queijo cottage caseiro com o leite desnatado, você pode precisar adicionar mais ácido. Para isso, basta adicionar mais limão ou vinagre aos poucos até talhar.

Se quiser, depois de pronto adicione creme de leite para dar uma textura mais cremosa e usar em receitas caseiras. Você pode adicionar ervas naturais da preferência para dar mais sabor e servir de forma simples com torradas e azeite de oliva ou usar para preparo de receitas salgadas mais elaboradas.

1. Receita de queijo cottage caseiro com limão

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 90 ml de suco de limão.

Modo de preparo:

Aqueça 1 litro de leite até que esteja morno entre 80-90°C.  Adicione 90 ml de suco de limão fresco e mantenha aquecido no fogo baixo por 5 minutos, retire do fogo e misture delicadamente até que o leite comece a talhar. Deixe esfriar.

Depois de frio despeje em uma peneira forrada por uma gaze, fralda ou algum pano limpo bem fininho e deixe descansar por uma hora. Se quiser pode deixar na geladeira de uma noite para outra para que fique mais sequinho. Pronto!

2. Receita de queijo cottage caseiro com vinagre

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 4 a 6 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de café de sal marinho.

Modo de preparo:

Leve o leite ao fogo e, quando levantar fervura, desligue e coloque as 4 primeiras colheres de sopa de vinagre. Se o leite não talhar, acrescente as outras duas colheres de vinagre. Tempere com sal, misture com uma colher e deixe descansar por 10 a 20 minutos. Em seguida, despeje em uma peneira e deixe escorrer todo o soro. Coloque em uma vasilha e armazene na geladeira. Consuma como preferir.

3. Receita de queijo cottage caseiro com ervas

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 4 colheres de sopa de vinagre de álcool;
  • 1 colher de café de sal marinho;
  • salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Leve o leite ao fogo, quando pegar fervura desligue e coloque o vinagre. Deixe talhar. Se não talhar adicione mais um pouco de vinagre. Adicione o sal e misture bem. Deixe esfriar por 20 minutos. Despeje em uma peneira e deixe escorrer todo o soro. Coloque em uma vasilha, misture a salsinha picada e leve à geladeira.

O que você achou da ideia de fazer o seu próprio queijo cottage caseiro? Pretende aprender como fazer uma dessas receitas para provar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “3 Receitas de Queijo Cottage Caseiro – Como Fazer e Dicas”