Especialista da Área:

5 Receitas com Tofu – Light e Deliciosas

🕐 24/12/2019

Tofu é uma espécie de queijo de soja, sendo uma boa fonte de vitaminas B, D, E,F e K e rica em cálcio, ferro, fósforo e magnési. É um alimento altamente nutritivo e de baixa caloria, e por isso também é ideal para ser consumido para quem segue dietas restritivas, que deseja emagrecer. Você aprenderá a seguir 5 receitas com tofu deliciosas para aproveitar todas as qualidades do tofu.

Muitas pessoas procuram alternativas mais leves do que o queijo. Para esses casos, a ricota é uma excelente substituta. Saiba que é possível fazer ricotas sem nenhum tipo de adição de proteína animal. Conheça 3 receitas de ricota vegana light.

O tofu é um ingrediente quase que indispensável para vegetarianos. Como você verá nas receitas abaixo, pode ser preparado de diversas formas. Para acompanhar os pratos que você aprenderá em breve, conheça 15 pratos vegetarianos simples, rápidos e deliciosos.

Assar é uma arte desenvolvida pelos seres humanos durante gerações. Muitas pessoas tem um preconceito enorme com a maneira como os veganos se alimentam e dizem frases absurdas como “não existe churrasco vegano”. É possível assar uma série de legumes, verduras, frutas e até queijos sem nenhum tipo de produto derivado animal. Aprenda como fazer um churrasco vegano incrível e surpreenda a todos.

O tofu é muito conhecido em preparos de comidas orientais, mas é tão versátil que pode ser utilizado como ingrediente principal de um dos sanduíches mais conhecidos no mundo. Aprenda 10 receitas de hambúrguer de tofu.

Ele é muito rico em proteínas e baixo em gorduras e colesterol, sendo portanto muito saudável para o corpo. O tofu ainda pode ajudar a evitar câncer de mama em mulheres, conforme algumas pesquisas demonstraram. Também ajuda a diminuir os índices de colesterol ruim, ajuda a evitar formação de coágulos no sangue e prevenir a ocorrência de doenças crônicas.

É boa fonte de vitaminas B, D, E,F e K e em cálcio, ferro, fósforo, magnésio. Para as mulheres, também ajuda a combater sintomas de TPM e menopausa. As isoflavonas presentes no tofu têm ação anti-inflamatória e antioxidante, e assim combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como a osteoporose.

O tofu pode ter um preço elevado em supermercados e lojas especializadas, então, que tal preparar o seu em casa e acrescentar a algumas receitas com tofu?

O preparo pode ser um pouco trabalhoso e levar muitos processos, dependendo da receita, mas nada impossível de fazer. Tendo um pouco de paciência e seguindo o passo a passo certo, você conseguirá e pode preparar em grande quantidade.

É importante lembrar que todas essas receitas com tofu devem ser preparadas e consumidas em no máximo 30 dias, e ele deve ser conservado na geladeira com água. Abaixo você confere 5 receitas com tofu com diferentes ingredientes e preparos, apesar de processos semelhantes. Confira, prepare e consuma como preferir!

1. Receita de tofu light de feijão de soja

Ingredientes:

  • 3 xícaras de feijão de soja orgânico seco;
  • 2 colheres de sopa de sal amargo;
  • 12 xícaras de água ou mais.

Modo de preparo:

Deixe a soja de molho em água na geladeira durante a noite. No dia seguinte, escorra a água e lave bem a soja. Bata a soja no liquidificador com água suficiente para cobri-la. Quando estiver batida e homogênea despeje em uma panela e adicione as 12 xícaras de água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e peneire esse líquido. Na mesma panela aqueça esse líquido até 80ºC. Adicione o sal amargo. Retire do fogo e misture com cuidado. Aguarde 10 minutos até o leite coalhar. Passe na peneira novamente o leite com um saco de leite vegetal. Deixe escorrer o excesso de líquido por 1 hora, espremendo. Está pronto para consumir! 

2. Receita de tofu light com suco de limão

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de grãos de soja orgânica;
  • 5 colheres de chá de suco de limão;
  • água.

Modo de preparo:

Separe os melhores grão de soja para preparo do tofu. Em uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Passado esse tempo ecorra, lave e coloque em um liquidificador. Cubra toda a soja com água, umas 5 xícaras devem bastar e bata até os grãos ficarem bem triturados.

Sobre uma panela grande, coe bem este leite com uma peneira ou coador de pano. Esprema bem o leite de soja. Leve este leite para cozinhar em fogo médio até ferver, por 10 minutos. Mexa sempre para não grudar, também retire as espumas que vão surgindo. Antes de ferver, desligue.

Ferva água e dissolva o suco de limão. Coloque 1/3 desse suco de limão no leite e misture bem. Acrescente o restante e incorpore bem. Quando começar a coalhar, pare de adicionar, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Após esse tempo passe no coador ou peneira e deixe escorrer por 40 minutos. De preferência coloque algum peso em cima para o tofu fica mais firme. Depois coloque o tofu dentro de uma vasilha com água por 15 minutos. Passado esse tempo, troque a água e deixe por mais 15 minutos. Escorra e está pronto. Consuma como quiser! 

3. Receita de tofu light com sulfato de cálcio

Ingredientes:

  • 500 g de soja em grãos;
  • 20 g de sulfato de cálcio;
  • 1 colher de sopa de sal amargo.

Modo de preparo:

Deixe os grãos de soja de molho por 20 horas, em água suficiente para cobri-los. Prepare os moldes utilizando uma caixa de leite para cada molde. Corte um dos lados da caixa e, no outro, faça vários furos para que o líquido do tofu saia. Forre cada molde com um pedaço de pano para queijo, que deve ser grande o suficiente para cobrir todo o tofu.

Escorra os grãos de soja e leve para bater no liquidificador com água o suficiente para cobri-los. Transfira os grãos batidos com água para uma panela grande e adicione mais água, até dobrar a quantidade de líquido. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Baixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos, retirando a espuma que for aparecendo na superfície.

A parte dissolva o sulfato de cálcio em uma pequena quantidade de água e reserve. Forre um coador grande com um pedaço de pano para queijo e coe o tofu, sobre uma tigela. Deixe o líquido esfriar até 70º. Quando esfriar, misture o sulfato de cálcio dissolvido e misture bem.

Despeje a mistura nos moldes e cubra com o pano de queijo. Sobre cada molde, coloque um peso para que o tofu seja pressionado e o líquido solte com mais facilidade. Após 30 minutos coloque cada molde dentro de uma bacia grande cheia de água e retire cuidadosamente os tofus dos moldes. Pode ser conservado em geladeira em pote com água. 

4. Receita de tofu light simples

Ingredientes:

  • 1 kg de soja em grão;
  • 2 copos de água filtrada;
  • 35 g de sal amargo;
  • 2 copos de água para cada copo de soja.

Modo de preparo:

Deixe a soja em grãos de molho em água durante a noite. Escorra e leve para bater no liquidificador com água, lembrando que para cada copo de soja, são 2 de água. Bata até ficar bem triturada e coe em uma peneira fina ou coador de pano. Leve o leite de soja para ferver. Quando levantar a fervura, desligue e desmanche 35 g de sal amargo em 1/2 copo de água, misturando-o no leite aquecido. Ao misturar, ele irá coalhar, então basta passar na peneira e deixar escorrer separando líquido do tofu. Guarde o tofu no refrigerador e consuma nos próximos 30 dias. 

5. Receita de tofu light com vinagre

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de grãos de soja;
  • 175 ml de água quente;
  • 1 colher de sobremesa de sal;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco.

Modo de preparo:

Deixe os grãos de soja de molho de um dia para outro. Escorra a água da soja e bata no liquidificador com a água quente, colocando-a sempre aos poucos. Retire do liquidificador, passe em uma peneira para extrair o leite de soja e depois passe o leite pelo pano fino.

Leve o leite para uma panela, em fogo baixo, até levantar fervura e deixe por 15 minutos mexendo para não grudar. Desligue o fogo, coloque o sal e o vinagre diluído em 1/2 xícara de chá de água. Deixe descansar por 15 minutos.

Passe novamente pelo saco de pano fino e deixe escorrer. O líquido que escorrer pode ser descartado e o tofu pode ser mantido em potinhos individuais com um peso em cima. Deixe na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte sirva.

O que você achou dessas receitas com tofu que separamos acima? Pretende fazer algumas para dar uma variada na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário