5 Sinais de Que Você Tem Vício por Doces

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quem não gosta de um docinho? De uma balinha para aliviar o hálito a um pedacinho de chocolate depois do almoço, eles agradam ao paladar de muita gente. Além de um sabor delicioso, essas guloseimas ainda dão uma sensação de prazer, já que aumentam os níveis de serotonina no nosso organismo, o chamado “hormônio do humor”.

Entretanto, quando o consumo dos doces deixa de ser algo que acontece apenas de vez em quando e se torna um hábito constante na vida de uma pessoa, especialmente quando ela está se sentido frustrada ou para baixo ou é usado como alívio da tensão pré-menstrual (TPM) para as mulheres, temos então um grande problema para a saúde e a dieta. Além do número de calorias, que não costuma ser baixo – ainda mais se o consumo for em excesso, alguns doces podem ser ricos em açúcar, gordura e carboidratos.

Existem casos em que o hábito de comer essas guloseimas pode se tornar tão rotineiro, que a pessoa nem ao menos percebe que desenvolveu um vício por doces. Por isso, de vez em quando, é bom parar e analisar para saber se o seu desejo pelos doces já não se transformou em um vício.

Para te ajudar nessa tarefa, trazemos a seguir uma lista com os cinco sinais de uma pessoa viciada em doces.

1. O seu desejo por doce é forte

comendo-bolo

Sentir vontade de comer um docinho de vez em quando pode até ser considerado normal, porém se essa vontade surge para você com muita frequência, isso é sinal de que você está viciado em doces. E saiba que ceder à tentação e comer um pedaço de torta ou chocolate não irá ajudar em nada: quanto mais doce você consumir, mais desejo terá.

Por isso, uma sugestão para quando a vontade bater é trocar uma guloseima por uma fruta como maçã ou pera, que são saudáveis e naturalmente possuem açúcar.

2. Comer pouco não é o suficiente para você

lambuzada-bolo

Você é daqueles que quando pensa “Ah, vou comer só um pedacinho”, não consegue cumprir a promessa que fez a si mesmo e acaba exagerando na porção do doce em questão? Um dos motivos para isso pode ser a resistência à insulina – hormônio que é responsável pela entrada de glicose nas células para a produção de energia – desenvolvida pelo organismo.

Quem sofre com esse problema tem maior vontade por doces porque como a insulina não coloca o açúcar presente nesses alimentos nas células, para a produção de energia, a sensação que fica é que não há a quantidade necessária da substância e o corpo dá sinais de que precisa de mais açúcar, contribuindo assim para o vício por doces.

3. Comer doce para se sentir bem

sexy-cake

Como os doces aumentam a serotonina e fazem com que a pessoa se sinta melhor, eles podem se transformar em um refúgio para os momentos de tristeza, estresse ou ansiedade. Da próxima vez que se sentir assim, tente observar o que você faz para aliviar e veja se consegue ficar sem comer um doce para se sentir melhor.

4. Ter falhado ao tentar diminuir o consumo de doces

Escolha entre Comidas

Se você já tentou parar de comê-los ou diminuir a quantia de doces que consome e não teve sucesso na tarefa, é bom ligar o alerta vermelho. Além de significar que você possui o vício, isso quer dizer que você precisa de ajuda para acabar com o problema. Assim, não deixe de conversar com o seu médico sobre a questão e procure um nutricionista para encontrar opções para substituir os doces por outros tipos de alimentos.

5. Comer os doces escondido das outras pessoas

comer-escondid

Você já ouviu de um familiar e/ou amigo que você anda comendo doce demais e, em vez de dar atenção ao que eles disseram, você preferiu não abandonar os seus docinhos e optou por comê-los escondidos, para que ninguém te incomode?

Se até os outros já notaram o seu exagero, é porque você provavelmente está viciado nessas guloseimas. Por isso, não tenha vergonha e admita para as pessoas o seu vício. Admitir que tem um problema é o primeiro passo para combatê-lo e quem sabe assim você não consiga começar a lutar contra esse desejo incontrolado ou ao menos toma coragem para pedir ajuda.

Por que não comer tantos doces? 

Comer doce de maneira controlada, em porções pequenas e de vez em quando, não é o problema. A questão é quando o consumo é exagerado e a pessoa extrapola a quantia de açúcar que o organismo necessita. A quantidade de açúcar recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ser consumida por uma pessoa adulta é de 5% das calorias diárias, o que corresponde a 100 calorias ou 25 g de açúcar por dia, em uma dieta de 2 mil calorias.

Tudo isso porque, em excesso, a substância pode causar problemas como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Como me livrar do vício por doces?

Caso você tenha percebido que se encaixa nos cinco sinais e resolvido assumir que a quantidade de doces que tem consumido já passou dos limites, é hora de buscar ajuda para se livrar do vício. O auxílio de um profissional como um nutricionista é importante para entender a causa do problema e saber a melhor forma de tratá-lo.

Além disso, também dá para fazer algumas substituições na alimentação para driblar os desejos mais fortes. Como já mencionamos, dá para trocar o doce por frutas. Entretanto, é importante não comê-las sozinhas no meio da tarde, para evitar o pico da insulina.

Outra dica é tomar chás com alta concentração dos neurotransmissores catecolaminas, que possuem alto efeito antioxidante e reduzem o excesso do hormônio do estresse, o cortisol.

Comer de três em três horas também evita o crescimento do cortisol, que pode estimular o desejo por doces.

As atividades físicas também podem ser aliadas de quem come doces para se sentir melhor. É que durante os exercícios, os níveis de adrenalina e serotonina são aumentados no corpo, o que faz com que a sensação de bem estar aumente e o estresse diminua.

Você se viu encaixado nesses sinais de quem tem vício por doces? Quantos você come por dia? Acredita que é difícil encarar e mudar esse hábito? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Sinais de Que Você Tem Vício por Doces”

  1. Não consigo deixar de comer doces, estou a procura de ajuda, algum grupo de apoio, me sinto muito mal por não conseguir mas quero comer cada vez mais doces, que tipo de profissional pode me ajudar?