6 Receitas de Suco Que Tira a Fome

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Para quem deseja e/ou necessita emagrecer, mas ao mesmo tempo possui um grande apetite, as coisas podem ser um tanto quanto difíceis. Afinal, fica difícil controlar o tamanho das porções e não extrapolar nas calorias no dia a dia quando o corpo nos informa que está com fome o tempo todo, não é mesmo?

Algo que pode auxiliar a dar uma segurada no apetite é incluir nas refeições alimentos que colaboram com o controle da fome, como é o caso do suco que tira a fome. Que tal aprendermos algumas receitas dessa bebida e testar se ela pode ajudar na luta contra a balança?

6 receitas de suco que tira a fome

Antes de conhecermos algumas receitas de suco que tira a fome, precisamos esclarecer que não estamos afirmando que a bebida seja uma solução milagrosa para o problema do excesso de peso, certo?

Ainda que exista a possibilidade de que versões da bebida possam dar uma força neste sentido, para emagrecer é fundamental que toda a alimentação seja controlada, nutritiva, saudável e equilibrada, de preferência orientada por um nutricionista.

O profissional é qualificado para recomendar uma dieta que, ao mesmo tempo em que promove a diminuição do peso, fornece os nutrientes e a energia que o organismo necessita para funcionar corretamente.

Quando falamos no processo de emagrecimento, a prática de atividades físicas com regularidade também pode auxiliar, tendo em vista que os exercícios maximizam a queima de calorias por parte do corpo. Porém, também é importante que os treinamentos tenham o acompanhamento de um educador físico, para garantir a sua eficiência e segurança.

Além disso, caso você perceba que tem um apetite muito elevado, mesmo depois de se alimentar de maneira saudável e suficiente, vale a pena consultar o médico para descobrir o que pode estar provocando o problema e tratá-lo de maneira adequada.

Agora que o alerta foi feito, podemos conhecer algumas sugestões de receitas do suco que tira a fome:

1. Receita de suco de melão, pera, linhaça e gengibre

Ingredientes:

  • 350 g de melão;
  • 2 cm de gengibre;
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada
  • 2 peras.

Modo de preparo:

Passar todos os ingredientes pela centrífuga e consumir o suco imediatamente.

Você pode tomar o suco antes do almoço para evitar a ingestão de muitas calorias ou no final do dia, antes da fome chegar, para controlar as escolhas.

2. Receita de suco de amêndoas com abacate e leite de coco

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de amêndoas sem casca;
  • ½ xícara de chá de leite de coco light;
  • ½ abacate grande;
  • 1 colher de sobremesa de mel, agave ou açúcar de coco;
  • 5 cubinhos de gelo.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

Aconselha-se consumir a bebida especialmente na parte da tarde, período em que a fome pode bater e a gente ficar tentado a comer besteirinhas, guloseimas ou comidas industrializadas. 

3. Receita de suco verde de couve com limão, chia e gengibre

Ingredientes:

  • 2 limões;
  • 3 folhas de couve;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • ½ litro de água gelada;
  • 1 colher de sopa de chia
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Descascar os limões, cortar a fruta em pedaços e levar ao liquidificador; Lavar bem as folhas de couve com o talo e adicioná-las ao liquidificador. Acrescentar o pedaço de gengibre, chia e a água gelada; Bater tudo e adicionar o adoçante a gosto. Servir-se imediatamente.

Recomenda-se que o suco verde seja tomado no café da manhã, no lugar do café ou o leite, na companhia de uma ou duas fatias de pão integral com creme de ricota esquentadas no forno com um fio de azeite em cada uma delas, por exemplo.

Também pode ser tomado no lanche da tarde e a ceia.

4. Receita de suco verde de couve com maçã, salsinha, gengibre e água de coco

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco;
  • 2 folhas de couve;
  • ½ unidade de maçã;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 maço pequeno de salsinha.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

Esse suco que tira a fome deve ser tomado no café da manhã, no lugar do café ou do leite, na companhia de uma ou duas fatias de pão integral com creme de ricota esquentadas no forno com um fio de azeite em cada uma delas, por exemplo.

Ainda que seja indicado o café da manhã como o horário mais apropriado para ingerir a bebida, o lanche da tarde e a ceia também são períodos favoráveis para o consumo de um suco que tira a fome.

5. Receita de suco de cenoura com limão

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 1 limão sem casca;
  • 1 litro de água gelada;
  • Stévia (opcional).

Modo de preparo:

Levar todos os ingredientes ao liquidificador; Bater e adoçar a gosto com estévia, se achar necessário. Servir-se imediatamente. 

6. Receita de suco cremoso de frutas com iogurte e aveia

Ingredientes:

  • 1 pera com casca;
  • 1 maçã com casca;
  • 200 ml de iogurte light;
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia.

Modo de preparo:

Lavar as frutas, cortá-las em quatro pedaços e remover as suas sementes; Juntar com o restante dos ingredientes no liquidificador, bater e servir-se imediatamente.

Video:

Cuidado se for substituir as refeições por um suco que tira a fome

Esses sucos não são nutricionalmente equivalentes a refeições principais. Por isso, ao substituir grandes refeições você pode ficar sem determinados nutrientes para sua dieta, especialmente as principais, devendo apenas ser um complemento para elas.

Atenção

É importante tomar o suco que tira a fome logo depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

O que você achou dessas receitas de suco que tira a fome que separamos acima? Pretende incluir em sua dieta para diminuir o apetite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “6 Receitas de Suco Que Tira a Fome”

  1. Uma coisa que adotei como regra alimentar ao longo de muitos anos:
    1- servir-se moderadamente
    2- jamais repetir (Não servir se de novo)
    3- mudar o sabor na boca. Quando ficamos com vonrade de repetir um prato é porque o sabor dele ficou em nossa boca e isso nos instiga a repeti-lo. Um cafezinho, um suco, uma fruta ou até uma balinha de hortelã troca o sabor da boca e ilude o cérebro.
    4- Nunca comer quando se está com muita fome… nesse caso uma fruta ou uma das sobremesas citadas acima alguns minutos antes de sentar-se a mesa reduz a voracidade.