6 Receitas de Sucos Energéticos

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Tomar um suco geladinho logo pela manhã ou na hora do almoço é bem refrescante, especialmente nos dias mais quentes, não é mesmo? Melhor ainda se o suco for preparado de maneira natural, com frutas e vegetais, que além de serem saborosos fazem bem ao nosso organismo.

É importante que esses alimentos façam parte do nosso cardápio porque eles também contribuem para a produção de energia no corpo humano, já que possuem nutrientes como carboidratos, vitaminas e minerais, que são essenciais para esse processo.

Além disso, a recomendação dos especialistas é que uma pessoa consuma 13 porções de frutas e vegetais diariamente, dependendo do seu consumo calórico diário. E quer um jeito mais gostoso e fácil de ingerir esses alimentos do que preparando os melhores sucos energéticos? Vamos aprender a fazer algumas receitas mais abaixo:

1. Suco de cenoura e maçã

A nossa primeira opção de sucos energéticos traz a maçã, uma fruta que é rica nas vitaminas A e C, em cálcio, fósforo, potássio, além de conter também uma fibra solúvel chamada pectina, que previne doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e combate a prisão de ventre.

A receita também tem a cenoura como um de seus ingredientes, um alimento que contribui com a saúde dos olhos, possui vitamina A e antioxidantes que ajudam a proteger a pele e contém o betacaroteno, que atua no antienvelhecimento.

Confira a receita abaixo:

Ingredientes:

  • 2 maçãs sem sementes;
  • 4 cenouras;
  • 1 punhado de salsinha;
  • 1 talo de brócolis (se desejar);

Modo de preparo:

Retirar as sementes da maçã e a parte de cima das cenouras, se achar necessário. Bater no liquidificador com o punhado de salsinha e o talo de brócolis (se desejar). Servir imediatamente.

Número aproximado de calorias por copo: 436.

2. Suco de tangerina, toranja e morango

Se há um nutriente que não pode faltar na nossa lista de sucos energéticos, é a vitamina C. Já bastante conhecida por sua contribuição no tratamento contra gripes e resfriados e por possuir ação antioxidante, a substância também auxilia a promover a disposição e energia no organismo, ajudando a aumentar a absorção de ferro, além de favorecer a formação de proteínas, o que é importante para a formação dos músculos. Nessa receita, a vitamina C encontra-se em abundância.

Ingredientes:

  • 2 ou 3 tangerinas frescas;
  • 1 toranja vermelha;
  • 1 punhado de morangos congelados.

Modo de preparo:

Descascar e bater no liquidificador as tangerinas e a toranja. Em seguida, bater o suco obtido com as frutas juntamente com os morangos congelados. Servir.

Calorias por porção: em torno de 274.

3. Suco de couve, maçã e laranja

A laranja é uma das principais fontes de vitamina C que conhecemos, tendo em vista que possui 53,2 mg do nutriente em sua composição a cada 100 g. Nosso segundo ingrediente dessa receita de suco energético, a maçã, também oferece a substância, com 4,6 mg na mesma porção.

A receita também traz a couve, um vegetal que além de também ser outra excelente fonte de vitamina C, também oferece a vitamina A ao nosso organismo, um nutriente que ajuda a aumentar a imunidade e contribui para a saúde dos ossos e dentes.

Vamos aprender como fazer esse suco?

Ingredientes:

  • 1 laranja descascada;
  • 4 maçãs sem semente;
  • 1 punhado de couve.

Modo de preparo:

Descascar as laranjas e tirar as sementes das maças e enrolar o punhado de couve para que fique mais fácil na hora de bater no liquidificador. Colocar os ingredientes no liquidificador e bater. Servir.

Número de calorias aproximado por porção: 373.

4. Suco energético verde

A nossa quarta receita de sucos energéticos traz vários ingredientes que são utilizados na preparação de um suco verde como a couve, o pepino, um alimento diurético, rico em fibras e que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no organismo, e o suco de limão, que é rico em vitamina C e uma excelente fonte de potássio, um nutriente importante para a regulação da pressão arterial.

Veja como fazer este suco a seguir:

Ingredientes:

  • ½ pepino sem casca e fatiado;
  • 1 talo de aipo;
  • 1 punhado de couve;
  • 1 maçã sem casca e fatiada;
  • 1 pera sem casca e fatiada;
  • 1 colher de chá de suco de limão.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador na ordem em que eles aparecem na lista acima, deixando o suco de limão por último. Caso identifique que o suco ficou muito grosso, bater novamente, acrescentando um pouco de água.

Quantidade aproximada de calorias por copo: 210.

5. Suco de cenoura, laranja e limão

Essa é uma excelente sugestão para o café da manhã. Com a vitamina C da laranja e do limão e a cenoura, que graças à presença de betacaroteno em sua composição oferece melhora ao sistema imunológico, o mecanismo de defesa do nosso organismo não tem como não começar o dia mais disposto.

Segue a receita abaixo:

Ingredientes:

  • 8 cenouras médias;
  • 1 laranja;
  • ½ limão.

Modo de preparo:

Descascar e fatiar os ingredientes. Na sequência, colocá-los no liquidificador e bater. Em seguida, servir.

A receita contém cerca de 270 calorias.

6. Suco de açaí e guaraná em pó

Dois ingredientes tipicamente brasileiros, o açaí e o guaraná em pó são bastante conhecidos por funcionarem como energéticos naturais do nosso organismo, portanto não poderiam deixar de fazer parte de pelo menos um destes sucos energéticos.

Antes de conhecer a receita, entretanto, vale registrar aqui que é importante usar esses dois ingredientes com cautela, já que o açaí é uma fruta calórica com quase 250 calorias em cada 100 g.

Já o guaraná em pó, apesar de ter apenas 2 calorias por colher de chá, possui quatro vezes mais cafeína que o café e pode causar efeitos colaterais como insônia, palpitações e gastrite quando utilizada em altas doses.

Ingredientes:

  • 200g de polpa de açaí;
  • 1 colher de chá de guaraná em pó;
  • 1 xícara de xarope de guaraná;
  • 2 colheres de amendoim ou castanhas;
  • 1 colher de sopa de mel;

Modo de preparo:

Adicionar o açaí, o guaraná e o mel no liquidificador e bater. Após, colocar o gelo e o amendoim ou as castanhas e bater na função pulsar do aparelho. Caso o seu liquidificador não tenha essa opção, bater em velocidade lenta. Depois, servir.

Valor aproximado de calorias por copo cheio: 427.

Outras dicas para melhorar a sua energia

Se você tem se sentido constantemente cansado e tem tido problemas em relação à falta de energia, além de incorporar os sucos energéticos ao seu cardápio, existem outros hábitos que podem te ajudar.

Em primeiro lugar, preste atenção ao número de horas que você dorme por noite. Em muitos casos, a baixa energia pode estar relacionada com a falta de descanso e noites mal dormidas. Faça o que puder para conseguir dormir as oito horas que você precisa para que o seu corpo consiga recuperar as energias.

Verifique também a sua dieta. Não adiantará nada tomar estes sucos energéticos se você continuar se alimentando com comidas industrializadas e processadas, que podem dar ao organismo aquela sensação de “moleza”.

Além disso, você ainda pode tentar se exercitar um pouco mais. A prática de exercícios físicos contribui para o movimento das células no nosso corpo e ajuda a aumentar os níveis energéticos do organismo ao longo do tempo.

O que você achou dessas receitas de sucos energéticos que vimos acima? Você sente necessidade de tomar este tipo de bebida durante o seu dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,57 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “6 Receitas de Sucos Energéticos”