Suco de Gelatina Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Existe uma porção de receitas que são divulgadas por aí que prometem dar uma força para quem deseja perder peso. Entretanto, antes de começar a utilizá-las, é importante conhecê-las e entender se e como elas funcionam.

Vamos descobrir, por exemplo, se o suco de gelatina emagrece mesmo, como ele pode influenciar a nossa boa forma e os benefícios que pode oferecer?

O suco de gelatina emagrece? 

De acordo com a nutricionista Roseli Ueno, a bebida pode contribuir com o processo de perda de peso porque ajuda a combater a compulsão por doces.

Melhor ainda se a gelatina utilizada no preparo do suco for da versão zero açúcar, pois assim não são ingeridas calorias extras. Além disso, por ter sabor, ajuda a tornar o consumo de líquidos algo habitual.

A nutricionista alertou que algumas pessoas chegam a confundir a sede com a fome e comem mais do que realmente necessitam, quando na verdade deveriam se hidratar para saciar a sede. Mas não é só isso: a hidratação também colabora com o aumento da saciedade.

E uma vez que o estômago está mais cheio, fica mais fácil controlar ou diminuir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Entretanto, é importante saber que o suco não deve ser consumido por pessoas que possuem alergia a alguma das substâncias encontradas na composição da gelatina utilizada no preparo do suco. Por exemplo, pessoas com alergia a corantes são aconselhadas a escolher uma versão sem sabor – e sem corantes – do produto.

Entretanto… 

Nada de achar que o suco de gelatina emagrece sozinho e que basta tomá-lo todos os dias para ver os quilos a mais irem embora. Não é só a bebida que vai ajudar a perder peso – também deve-se recorrer à prática de atividades físicas.

Além disso, é importante passar por um processo de reeducação alimentar, deixando de comer lanches gordurosos, passando a consumir mais saladas, trocando as massas por carnes magras e substituindo o arroz branco pelo arroz integral.

Ou seja, o suco de gelatina pode até auxiliar a perda de peso, mas não dá conta de fazer tudo sozinho. Não basta utilizá-lo, é necessário ainda seguir uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva com foco no emagrecimento e praticar atividades físicas para maximizar a queima calórica.

Melhor ainda se isso for realizado com a orientação de profissionais como nutricionista e personal trainer, que saberão indicar o que é mais apropriado para o seu caso, tendo em vista seus objetivos e saúde.

Para que serve – Outros benefícios do suco de gelatina

O suco de gelatina emagrece de fato, mas ele faz bem também em uma série de outros aspectos. Confira quais são eles:

  • Ganho de massa: de acordo com o que a nutricionista Virgínia Márcia Rodrigues, o suco de gelatina pode contribuir com o ganho de massa por ser fonte de proteínas, um nutriente importante para a construção muscular.
  • Fonte de colágeno: segundo a nutróloga Valéria Goulart, a gelatina é produzida a partir do processamento do colágeno da pele, da cartilagem e dos ossos de animais como o boi. Assim, o alimento ajuda a estimular a síntese de colágeno humano, uma proteína que é importante para a tonicidade e elasticidade da pele e para prevenir a flacidez.
  • Outros benefícios do colágeno: o colágeno também atua na manutenção dos ossos e na reconstituição e regeneração das articulações.
  • Sistema imunológico: a prolina, um aminoácido encontrado na gelatina, já foi associado à melhoria da função imunológica em animais.
  • Qualidade do sono: outro aminoácido da gelatina, a glicina, já foi apontada por estudos como capaz de ajudar melhorar os ciclos do sono e de estimular enzimas e neurotransmissores que melhoram a duração e a qualidade do sono. 

Como fazer – Receita de suco de gelatina

Ingredientes:

  • 1 envelope de gelatina zero;
  • 1 litro de água – 500 ml de água quente e 500 ml de água fria.

Modo de preparo:

Dissolver o pó do envelope da gelatina em 500 ml de água quente; Depois, juntar com mais 500 ml de água fria e guardar na geladeira. 

A indicação da nutricionista Roseli Ueno consiste em consumir dois copos do suco de gelatina no período da manhã e outros dois copos na parte da tarde. Ela também alerta para a importância de aprender a tomar uma boa quantidade de água pura todos os dias, que é mais saudável que a bebida. 

Existe ainda a sugestão de misturar frutas picadinhas no suco, fazendo uma espécie de ponche. A inclusão das frutas é útil para fornecer antioxidantes e fibras, que também contribuem com a sensação de saciedade.

Outra indicação é a de ingerir 300 ml do suco de gelatina antes das refeições.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha consumido e afirme que o suco de gelatina emagrece mesmo? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Suco de Gelatina Emagrece Mesmo?”

  1. SOU DIABETICA E CON SUMO A GLATINA NA FORMA NATURAL SERA? QUE POSSO TOMAR ESSE SUCAO DE GELATINA SEM QUE ME FAÇA SUBIR A GLICEMIA