7 Coisas Que Não Devemos Dizer Para Quem Está Tentando Emagrecer

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quem já passou ou está passando pelo processo de perda de peso sabe como esse desafio não é nem de longe uma das coisas mais fáceis que uma pessoa pode enfrentar na vida. Além de deixar de comer alimentos aos quais está acostumado faz tempo, passando a seguir uma dieta mais saudável, equilibrada e balanceada, é preciso incorporar a prática de exercício físicos à rotina, o que pode ser ainda mais complicado para quem sempre foi sedentário.

E quando uma pessoa próxima a nós é quem está entrando no processo de emagrecimento, é normal que queiramos ajudá-la, seja com atitudes ou palavras de encorajamento. O problema é que mesmo quando temos boas intenções e só queremos contribuir, podemos acabar cometendo alguns deslizes e atrapalhando a pessoa que precisa perder peso.

Para evitar que situações chatas e embaraçosas como essa aconteçam, nós separamos uma lista de coisas que não devemos dizer para quem está tentando emagrecer, como você confere a seguir:

1. Não coma isso!

comer-escondid

“Não coma isso! Esse alimento é rico em gordura e carboidratos! O seu médico disse que você não deveria se alimentar disso!” e outras variações do tipo. Convenhamos, se a pessoa entrou em um regime para emagrecer, provavelmente sabe muito bem o que deve ou não deve comer. Se você pegar ela beliscando um docinho ou um alimento mais gorduroso, não chegue todo autoritário, querendo controlar a dieta dela.

Primeiro, porque esse pode ser um momento de exceção, daqueles em que a pessoa come um pedacinho da comida para não passar muita vontade, e segundo que esconder, impedir ou proibir alguém de comer determinado alimento não irá fazer com que ela emagreça. A atitude de obedecer a dieta e controlar a alimentação deve partir da própria pessoa, não é algo que alguém pode fazer por ela.

2. Mas você pode comer isso?

comendo-escondido

Assim como querer impedir que a pessoa coma determinado alimento, ficar questionando tudo o que ela come é bastante desagradável. Não é útil perguntar se seu amigo realmente pode comer aquilo ou ficar contando as calorias de todas as refeições dele. Além de ficar envergonhado, ele também pode acabar se sentindo culpado.

Quer ajudar? Da próxima vez que for chamar a pessoa para um restaurante ou um jantar em sua casa, trate de escolher um menu saudável e voluntarie-se para acompanhá-la em uma aula de academia ou sessão de corrida que ela vá fazer.

3. Só um pedacinho não irá fazer mal!

oferecendo-comida

Tão ruim quanto aquele que controla a dieta alheia é aquele que quer atrapalhar oferecendo comidas que a pessoa não está autorizada a consumir. Você sabe que o seu amigo ou familiar está mudando a alimentação, então qual a razão para ficar empurrando guloseimas e comidas calóricas para ele?

Não é raro quando alguém começa a fazer dieta que outras pessoas comecem a questioná-lo ou dizer que não vale a pena se privar de comer o que gosta. É claro que todo mundo tem direito a uma opinião, mas não custa nada respeitar o momento da pessoa. Se ao oferecer um bolo ou um pedaço de pizza, a pessoa recusar, aceite e não insista dizendo que “Só um pedacinho não irá fazer mal” ou que “Não tem problema desobedecer a dieta”.

4. Você não precisa emagrecer!

conversa-academia

Você pode realmente acreditar que o seu colega não precisa perder peso ou esteja falando isso somente para agradá-lo. A questão é que ele é o dono do próprio corpo e se chegou à conclusão de que não está satisfeito com o seu peso e que precisa emagrecer, é seu dever respeitar a decisão.

Outro ponto é que a pessoa tem consciência de si e do seu corpo, certamente percebe quando outra está dizendo coisas somente para lhe agradar. E, convenhamos, quem gosta de ouvir mentiras?

Ficar falando que ele não precisa emagrecer ou que fazer dieta é besteira provavelmente não irá fazer com que ele mude o pensamento e te transformará em um verdadeiro chato.

5. Que coragem você tem, de se privar de tantos alimentos saborosos!

comendo-salada-chateado

Realmente, mudar a rotina da alimentação e sair do sedentarismo exige muita coragem e força de vontade. Mas ficar repetindo para o amigo que está lidando com esse processo o quanto essa mudança é difícil e como ele precisa ser forte para alcançar seus objetivos não é tão benéfico quanto pode parecer ser.

Além dele já estar cansado de saber do desafio que precisa enfrentar todos os dias, caso ele já esteja começando a se acostumar com os novos hábitos, ter alguém buzinando no ouvido pode fazer com que ele se recorde de tudo o que deixou para trás, que sinta falta desses alimentos saborosos que precisou deixar de consumir e que acabe ficando um pouco desmotivado.

6. Não tem mais graça sair para comer com você!

encontro-chato

Como se já não bastasse toda a dificuldade de precisar modificar a alimentação para uma dieta mais saudável, ter que ouvir dos amigos que não é mais divertido sair com ele, só porque não pode mais comer os mesmos alimentos gordurosos e calóricos de antes, põe um peso a mais nas costas da pessoa.

Além de criticar a mudança de vida, você estará falando mal da personalidade do seu amigo e corre o risco de fazer com que ele não se sinta tão querido, o que é um golpe para a autoestima de qualquer pessoa. Sabendo que o processo de emagrecimento não é algo simples e pode ser doloroso para algumas pessoas, não custa nada tentar entender o amigo e ter um pouco mais de sensibilidade com o momento dele.

7. Você deveria entrar para a academia!

gordinho-academia

É preciso compreender que cada pessoa tem um ritmo e que a mudança de hábitos não acontece de uma hora para a outra. Se o seu colega já passou a se alimentar de maneira mais saudável e está começando a fazer exercícios por conta própria, como uma corrida diária perto de casa, não há razão para pressioná-lo e dizer que ele deveria entrar para uma academia.

É claro que esse tipo de estabelecimento oferece muitas vantagens como a orientação de um personal trainer e a variedade de aulas e exercícios que podem ser praticados. Entretanto, não dá para querer que alguém passe de sedentário a rato de academia em pouco tempo. É preciso ter paciência e aguardar o momento em que a pessoa se sinta segura e à vontade para começar a frequentar as aulas de ginástica.

Alguma pessoa de sua família ou amigo está passando pelo momento de começar a perder peso? Como você está lidando com isso? Já aconteceu com você de alguém te incomodar com alguma fala assim? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “7 Coisas Que Não Devemos Dizer Para Quem Está Tentando Emagrecer”

  1. Tenho um problelma e gostaria de ajuda tenho uma amiga que ao invés de me ajudar a perder peso por conta da minha saúde ..ela só fala em comida e pior faz bolos muitas besteiras e ainda vem na minha casa e traz pra comer com ela ..e pior ainda é ela saber que estou em busca de perca de peso e ela vive me chamando de gorda ..ou senão me diz assim nossa vc está bonitinha assim..não me sinto bem fico muito mal..e perdi totalmente as forças pra continuar,. tenho um problema de auto estima já disse há ela sobre isso que não sinto bem com os elogios dela(sem graça )mais ela diz que sou sentimental demais e que não aguento nada de brincadeiras já disse que isso não é brincadeira mais ela continua..o que fazer…??me ajudem por favor estou há anos tentando perder peso pra
    fazer cirurgias das minhas duas pernas (safenas venosa)mais perdi a vontade as vezes quero me isolar de tudo e de todos …sinto vergonha de mim e a amiga que pensei que seria minha ajuda sinto que é a pior de tudo..