8 Maneiras de Como o Banho à Noite Pode Melhorar o Seu Sono

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quando se trata de conseguir ter uma boa e sólida noite de sono, um quarto fresco é uma obrigação. Mas acontece que a temperatura do corpo é igualmente importante.

De acordo com a renomada cientista que pesquisa o sono e autora de livros sobre este assunto Jessa Gamble, um grande componente do ritmo circadiano (que é o que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos) ao longo do dia é a regulação da temperatura.

Antes das pessoas estarem prontas para ir para a cama, a temperatura do corpo cai naturalmente, o que ativa outras reações automáticas que as preparam para o sono. Quando essa mudança acontece, o calor do corpo escapa através da pele, razão pela qual você pode observar que a sua pele fica mais quente durante a noite.

No entanto, de acordo com a pesquisa, as pessoas não se retiram para os seus quartos tão próximo da hora certa como deveriam, o que significa que o corpo esfria muito e a temperatura interna acaba perturbando o seu sono em vez de ativá-lo. Felizmente, um banho quente à noite tem a capacidade de prolongar esse efeito “afofando o travesseiro psicológico”, como os pesquisadores dizem.

Ao manter o seu corpo aquecido (mas não quente!) conforme você entra debaixo dos seus lençóis, agradável e descontraído, está a um passo mais próximo de chegar à terra dos sonhos. Se você é uma pessoa que geralmente gosta de tomar banho apenas pela manhã, saiba como um ajuste à sua rotina atual pode realmente beneficiar a qualidade do seu sono.

Devo passar a tomar banho à noite? Qual temperatura ajuda a dormir melhor?

Tomar banho é praticamente um ritual diário, um momento íntimo durante o dia quando você pode relaxar e fazer algo bom para você. Independente se você prefere tomar banho pela noite ou pela manhã, deve saber os benefícios de usar diferentes temperaturas da água para conseguir obter diversos efeitos no seu corpo.

Um banho morno pode ser o que está faltando para uma melhor noite de sono.

Água fria:

  • Estimula o sistema imunológico.
  • Aumenta o seu estado de alerta.
  • Previne resfriados.
  • Estimula os hormônios antidepressivos.
  • Acelera o seu metabolismo.
  • Refresca a sua mente.
  • Estica a sua pele.
  • Reduz a perda de cabelo.

Água quente:

  • Relaxa os músculos.
  • Abaixa a tensão corporal.
  • Alivia a enxaqueca.
  • Reduz o inchaço.
  • Reduz a ansiedade.
  • Atua como um descongestionante nasal.
  • Remove toxinas da pele.
  • Abre os poros e limpa a ele.

Qual a sua preferência? Qual temperatura irá lhe ajudar a dormir melhor?

Nas culturas ocidentais é mais comum tomar banho pela manhã, já nas orientais, como a da China por exemplo, é mais comum tomar banho pela noite, e isso é porque eles acreditam que o banho ajuda o corpo a relaxar, especialmente se depois dele a pessoa toma um chá ou leite quente.

Você costuma tomar quantos banhos por dia? Prefere tomar banho pela manhã, ou à noite? E qual a temperatura da água que você utiliza? Comente abaixo!

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