Carne vermelha deve ser parte mínima de uma dieta saudável, dizem especialistas

publicado em

A carne, principalmente a vermelha, não deve representar mais do que uma pequena parte de uma dieta saudável, de acordo com uma comissão de especialistas.

Os autores do relatório postado na revista The Lancet pontuaram que a melhor dieta para a saúde “se baseia principalmente em fontes vegetais, com uma parte moderada de alimentos de origem animal e a menor quantidade possível de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sal”.

Esta é uma nova versão de um trabalho anterior, publicado em 2019, que havia gerado reações divididas ao sugerir reduzir significativamente o consumo de carne.

Inúmeras federações do setor agroalimentar, em todo o mundo, reforçaram as recomendações, classificando-as de caricaturescas, perigosas ou inadequadas para os hábitos locais de alimentação.

A comunidade científica, por sua vez, recebeu de maneira favorável as sugestões do ponto de vista sanitário, apesar de algumas críticas não levarem em conta certas realidades, como desigualdades sociais no acesso a uma alimentação equilibrada.

A comissão busca ir além da saúde humana, pois planeja encontrar formas de produção alimentar sustentáveis para o meio ambiente. Nesta revisão, os especialistas, que afirmam ter considerado os estudos mais recentes para adaptar suas recomendações, apresentaram ordens de magnitude muito similares às de 2019.

O consumo de carne bovina, suína ou cordeiro deveria se limitar a uma média de 15g por dia – contra as 14g recomendadas na versão arterial. Para comparação, o recomendado é o consumo de 200g de verduras, 300g de frutas e 210 de cereais integrais por dia. Os lácteos deveriam representar 250g diárias, enquanto peixes, mariscos e carnes brancas, como as de aves, 30g cada.

“Provas sólidas e atualizadas reforçam a ideia de que (esta dieta) está claramente associada a uma saúde melhor, uma forte diminuição da mortalidade e uma redução significativa das principais doenças crônicas relacionadas com a alimentação, como a diabetes”, pontuam os pesquisadores, por fim.

Você costuma consumir muita carne vermelha? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário