Comer banana antes de dormir faz bem? Engorda?

Especialista da área:
atualizado em 08/02/2022

Já pensou em comer banana antes de dormir mas ficou com receio de se sentir mal ou engordar? É verdade que alguns alimentos podem dificultar o sono, mas há muitos outros que ajudam a dormir melhor, como por exemplo a banana. 

Saiba a seguir os benefícios que a banana pode te trazer e confira se comer a fruta a noite engorda. 

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A verdade sobre comer banana antes de dormir

Comendo banana
A verdade é que a banana é um ótimo alimento para comer antes de dormir

A banana é uma fruta com nutrientes como magnésio, potássio, triptofano, vitamina B6, carboidratos e fibras. E todos esses nutrientes podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

De fato, o potássio e o magnésio ajudam a relaxar os músculos, a regular a pressão arterial e a melhorar a digestão e isso contribui para ter um sono profundo. Não é à toa que ter pouco potássio no organismo dificulta o sono, principalmente em quem tem pressão alta.

Além disso, o magnésio também pode ajudar a regular o relógio biológico, favorecendo a produção da melatonina (hormônio do sono) e reduzindo os níveis de cortisol. 

Ao mesmo tempo, o triptofano regula o sono. Ele é um aminoácido essencial capaz de aumentar o tempo e a qualidade do sono. Isso acontece porque o triptofano é convertido em serotonina no cérebro, que é um hormônio que atua na regulação do humor, das emoções, do bem estar e do sono, já que também é precursor da melatonina. Aliás, é por causa de todas essas funções que a falta de triptofano e serotonina pode causar insônia e até depressão. 

Apesar de não substituir nenhum alimento, a fruta também pode funcionar como um antiácido natural para quem sente azia antes de dormir.

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Assim, a banana pode ser um dos melhores alimentos para comer antes de dormir.

Comer banana antes de dormir engorda?

Consumir banana a noite não engorda e também não faz mal. A fruta é um alimento leve e de fácil digestão e sozinha não é capaz de levar ao ganho de peso. 

Além disso, as fibras da banana melhoram a digestão. Por ser rica em pectina, fibra que atrasa o esvaziamento gástrico, a banana aumenta a sensação de saciedade e deixa você sem fome por um bom tempo.

Além disso, a banana atua como um prebiótico, pois fornece alimento para as bactérias intestinais, melhorando o funcionamento do intestino. 

Por conter carboidratos, que em excesso na dieta são facilmente transformados em gordura, algumas pessoas acham que a banana pode levar ao aumento de peso. Mas tudo vai depender da sua alimentação ao longo do dia, bem como da quantidade ingerida da fruta.

Se o seu consumo calórico ao longo do dia está alinhado com os seus objetivos, e a fruta é consumida com moderação antes de dormir, não há com o que se preocupar.

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Para engordar, é preciso ter um superávit calórico, isto é, consumir mais calorias do que o seu corpo gasta diariamente. Sendo assim, o seu foco deve ser consumir apenas as calorias que seu corpo necessita e incluir alimentos saudáveis e nutritivos no seu dia a dia.

Dicas e benefícios sobre comer banana antes de ir dormir 

Banana
Você pode comer a banana in natura ou fazer receitas saudáveis com a fruta

Ao comer uma banana, não vá dormir imediatamente. O ideal é esperar um pouco para favorecer a digestão e garantir a absorção de nutrientes. Por isso, é recomendado fazer a última refeição da noite pelo menos 1 hora antes de deitar. 

Saiba ainda que a banana pode diminuir a vontade de comer doce e isso pode ser ótimo para se manter na dieta. Aliás, confira uma receita saudável e fit de panqueca de banana com aveia e chia.

Por fim, lembre-se que a banana é rica em nutrientes que podem ajudar você não só a ter uma boa noite de sono como também a construir massa muscular. 

Fontes e referências adicionais

Você come banana antes de dormir? A que horas você costuma fazer sua última refeição? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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