4 formas simples de aproveitar os benefícios da cúrcuma

Especialista da área:
atualizado em 20/05/2021

Você provavelmente já ouviu falar a respeito dos benefícios da cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Por exemplo, ela é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, apesar de saberem das vantagens do condimento natural, muitas pessoas não têm muita ideia de como usá-lo no dia a dia. Esse é o seu caso? Então, conheça algumas dicas simples, fáceis e práticas de como incluir a cúrcuma nas suas refeições:

1. Nos sucos e vitaminas

Vitamina com cúrcuma

Você pode adicionar a cúrcuma em uma receita de suco verde ou naquela vitamina que você toma de manhã ou durante o lanchinho da tarde. Embora o condimento tenha um sabor mais forte, ao misturá-lo com certos ingredientes na bebida, dá para mascarar esse gosto.

No caso do suco, recomenda-se misturar o açafrão-da-terra com uma fruta cítrica como limão ou uma laranja inteira (com bagaço; sem casca). Depois é só completar com couve, pepino e/ou outros ingredientes para suco verde de sua preferência. Aliás, aprenda como fazer suco verde.

Em relação às vitaminas, uma sugestão é adicionar também um pouco de canela ou gengibre para disfarçar o sabor da cúrcuma. Então, basta completar a receita com o leite da sua preferência, uma fruta e uma fonte de fibras como a chia.

2. Nos legumes

Graças ao seu sabor naturalmente mais terroso, a cúrcuma pode combinar muito bem com legumes. Uma possibilidade é refogar um legume com um pouco de azeite, alho e cebola, para depois finalizar com o condimento natural e ressaltar o sabor.

3. No chá

Chá com cúrcuma

Para quem prefere as bebidas quentes, especialmente nos dias mais frios, a alternativa pode ser preparar um chá com a cúrcuma. Você pode cortar os pedacinhos do açafrão-da-terra inteiro e fazer a infusão do chá.

Outra opção é fazer o chá com a cúrcuma em pó. Além disso, você pode misturar com outros chás ou outros ingredientes para melhorar o sabor. Por exemplo, com casca de maçã, casca de laranja ou chá de camomila. Saiba mais sobre para que serve e como fazer chá de cúrcuma.

4. Nas carnes e peixes

Dá para usar a cúrcuma para temperar carnes brancas como o frango. Aliás, ao usar o condimento, você consegue variar aquele gostinho de sempre do frango. Além disso, é possível utilizar o açafrão-da-terra em receitas de peixe assado.

Gostou dessas dicas? Então, conheça também outras receitas com cúrcuma para emagrecer que você pode testar no dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Confira também o vídeo a seguir, em que a nossa nutricionista também ensina formas fáceis de usar a cúrcuma:

Você usa a cúrcuma no seu dia a dia? Então, compartilhe suas receitas conosco!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário