Punhados

A Chave para o Sucesso na Dieta Pode Estar Literalmente na Palma da sua Mão

As pessoas sabem o que comer em uma dieta saudável. Quanto comer é o problema de fato. A nutricionista dinamarquesa Suzy Wengel espera mudar isso com seu livro “The Scandi Sense Diet”.

Seu conselho geral de dieta presente no livro é simples: só coma o que você pode segurar em suas mãos e uma colher.

Essencialmente, Wengel recomenda usar suas mãos como copos de medição. Um punhado – a mão em formato de concha, com os dedos se tocando – é igual a uma porção.

As refeições devem ser compostas de alguns punhados de comida: um a dois de legumes, um de proteína magra e um de um carboidrato, ou seja, um amido ou fruta. Em seguida, pegue uma colher de sopa para medir gorduras, como óleo, nozes ou maionese – até três colheres por refeição.

Faça isso em três refeições principais por dia e você poderá perder alguns quilos ao longo do tempo, escreve ela, que perdeu 40 kg em nove meses.

Wengel desenvolveu sua estratégia de medição depois de lutar para perder peso por quase duas décadas. Em seu maior peso, ela chegou a pesar 100 kg e podia comer “talvez seis, oito, 10.000 calorias em uma refeição”, diz ela.

Ela “tentou de tudo”, desde restringir o consumo de carboidratos e açúcar até a “dieta ioiô”, mas o peso sempre voltava. Mas depois que seus filhos nasceram, ela decidiu priorizar sua saúde e se tornou nutricionista. Através de pesquisas – e um desejo de evitar a contagem de calorias obsessivas – nasceu o seu plano prático.

Embora admita que não é uma ciência exata, ela escreve que a medição manual funciona muito bem, já que “o tamanho de nossas mãos está mais relacionado à nossa estrutura e altura”. E ela reproduz resultados: ela diz que os adeptos geralmente perdem uma média de algo entre 340 a 790 gramas por semana.

Além de seus punhados e colheres, há uma margem ao longo do dia para até 1 xícara de laticínios, além de uma colher ou duas de um molho cremoso por refeição. Você pode ter adicionar sabor o quanto quiser. Especiarias e marinadas, até mesmo adoçadas com açúcar ou mel, são liberadas. De vez em quando, você dar uma escapada e comer uma besteira, contanto que “siga [para] a próxima [refeição] para comer saudável novamente”.

Então, como você sabe se a abordagem prática de Wengel é certa para você? Ela acredita que é uma boa ferramenta de senso comum para qualquer um, mas diz que o “sistema funciona melhor para pessoas que querem perder entre 4,5 e 30 kg”. Isso não quer dizer que você não pode tentar se suas metas de peso são mais ambiciosas, mas ela acha que pessoas “muito acima do peso” provavelmente precisarão de quatro refeições no início para sustentar suas necessidades metabólicas mais altas. Pessoas com mais peso a perder podem até se sentir famintas com o método.

Então, se você decidir embarcar no método do punhado, saiba que não é uma solução rápida, diz Wengel. “Nada funciona se você não faz disso um hábito.”

Você acredita que esse método do punhado pode funcionar com você? Pretende experimentá-lo para ver quanto peso pode perder? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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