Alternar dieta saudável com fast food pode desequilibrar seu intestino, diz estudo

atualizado em
Ver resumo
  • Um estudo da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, publicado na revista Nature Communications, mostrou que uma alimentação saudável só traz benefícios reais ao intestino quando é seguida regularmente.
  • Alternar dias de dieta saudável, rica em frutas, vegetais e fibras, com o consumo de fast food e alimentos ricos em sal ou açúcar pode desequilibrar a microbiota intestinal.
  • Segundo Marcel Salathé, chefe do laboratório epidemiológico digital da EPFL, o consumo irregular de alimentos saudáveis anula boa parte dos benefícios para a microbiota.
  • A pesquisa usou inteligência artificial para analisar os hábitos alimentares de mil voluntários, a partir de fotos de refeições e códigos de barras de produtos.
  • Os cientistas concluíram que a dieta de uma pessoa pode ser prevista com 85% de precisão pela análise da microbiota intestinal, e o caminho inverso também funciona.

Caso você seja daquelas pessoas que se esforçam para manter uma dieta saudável, mas ainda assim comem o famoso fast food, você pode estar prejudicando a saúde do seu intestino. Um estudo realizado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, descobriu que uma alimentação baseada em frutas, vegetais e fibras só tem impacto positivo na saúde quando seguida regularmente.

Portanto, alternar uma dieta saudável, com ampla gama de valores nutricionais, e o consumo de fast food, alimentos ricos em sal ou açucarados, pode desequilibrar a microbiota intestinal (microrganismos que povoam o intestino). A pesquisa foi publicada na revista Nature Communications e foi conduzida pelo Laboratório de Epidemiologia da EPFL, em colaboração com a Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.

“Não dá para cair de boca nos vegetais no seu ‘dia saudável’ e depois comer mal pelo resto do dia ou mês. O consumo irregular de alimentos saudáveis, na verdade, anula muitos dos seus benefícios para a microbiota intestinal”, ressaltou Marcel Salathé, chefe do laboratório epidemiológico digital da EPFL, em comunicado divulgado pela instituição.

Os cientistas declaram que sempre houve entendimento de que se alimentar bem regularmente é importante, mas pontuam que isso, até agora, “tem sido apenas um pressentimento”.

Então, as conclusões do estudo “enfatizam que tanto a qualidade, quanto a regularidade da ingestão alimentar podem ser cruciais para a manutenção de uma microbiota intestinal saudável”. E, por isso, eles defendem “uma abordagem mais detalhada ás recomendações nutricionais, que considere não apenas o que comemos, mas também a consistência com que consumimos alimentos benéficos”.

Auxílio da inteligência artificial

Os pesquisadores contaram com a ajuda da inteligência artificial para analisar os hábitos alimentares de mil voluntários, examinando fotos de alimentos e códigos de barras de produtos.

A partir da coleta e análise de dados em larga escala, eles concluíram que a regularidade com que alimentos saudáveis são consumidos é tão importante, ou até mais, do que a quantidade. “Isso é um verdadeiro incentivo para que estudos futuros analisem não apenas o que as pessoas comem, mas também os padrões do que comem ao longo do tempo”, pontuou Salathé.

Ademais, os cientistas descobriram que a dieta de uma pessoa pode ser prevista com 85% de precisão pela análise de sua microbiota por meio das vezes. Essa previsão também funciona de forma inversa, para determinar a composição dos microrganismos intestinais.

Você segue uma dieta saudável regularmente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.