Água de Coco Prende ou Solta o Intestino?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Rica em potássio, a água de coco também possui nutrientes como cálcio, magnésio, manganês, ferro, cobre, selênio, zinco, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C em sua composição.

Além disso, seguem alguns dos benefícios que já foram associados a bebida – auxílio à hidratação, diminuição da pressão arterial, ajuda em relação à limpeza e desintoxicação do organismo e contribuição com a redução do estresse e da tensão muscular.

Será que a água de coco prende ou solta o intestino? 

Todas essas informações são muito boas e úteis, mas e quanto ao funcionamento do nosso intestino? Será que a água de coco prende ou solta o intestino?

Pois bem, de acordo com o o médico pediatra Jalal Zuberi, a bebida não faz com que o intestino fique preso. Pelo contrário, o doutor Zuberi esclareceu que, na realidade, a água de coco é utilizada para auxiliar a aliviar o intestino preso.

No mesmo sentido, outro médico, o doutor Timothy Ashley, que também é da área de pediatria, explicou que a água de coco tem açúcar e que, como acontece com outros sucos, o açúcar pode atuar como uma espécie de laxante, extraindo fluido para as fezes.

Ashley completou que o fluido é até útil em relação ao intestino preso, porém, os alimentos ricos em fibras são mais eficientes para ajudar a lidar com o problema. E se nada disso adiantar, o ideal é sempre procurar o auxílio do médico de sua confiança.

Ou seja, para quem se pergunta se a água de coco prende ou solta o intestino, as respostas dos doutores nos indicam que ela pode contribuir com o alívio do intestino preso.

A água de coco como laxante

Entretanto, para que a água de coco funcione como um laxante eficiente para amenizar o intestino preso, é necessário que ela seja consumida em quantidades elevadas.

A bebida funciona neste sentido por poder aumentar a motilidade (habilidade de se mover) intestinal e poder provocar movimentos intestinais anormais. A receita passada é consumir 350 ml de água de coco e, na sequência, mais 350 ml de água pura.

Caso isso não provoque o efeito esperado, a recomendação da página consiste em tomar mais 350 ml de água de coco e, depois disso, ingerir mais 350 ml de água pura.

Vale alertar que existem relatos de pessoas que afirmam que a bebida solta demais o intestino em um nível que é classificado como desconfortável.

Sendo assim, é recomendado começar devagar com o consumo da água de coco como maneira de combater o intestino preso. Isso é importante para não partir de um estado em que não se consegue evacuar para um estado em que a evacuação torna-se excessiva.

Por outro lado

No entanto, ao tomar muita água de coco é preciso saber que estará ingerindo certa quantidade de calorias, como alertou a nutricionista Lillian Cheung, da Escola de Saúde Pública de Harvard. Cheung argumentou que ingerir uma quantidade elevada da bebida diariamente pode fazer com que haja rapidamente um acúmulo de calorias.

Cada 200 ml da bebida pode apresentar entre 40 e 45 calorias aproximadamente. Se o total ingerido for de 700 ml, isso pode resultar na ingestão de em torno de 140 até 157,5 calorias.

Além disso, dependendo dos movimentos intestinais de cada pessoa, a água de coco pode ser conveniente ou não para ela. O consumo da bebida deve ser limitado à tolerância/resistência do intestino.

Essa tolerância/resistência do intestino é o máximo de água de coco que um indivíduo pode consumir sem ter fezes moles, algo que pode variar de pessoa para pessoa e aumenta com o uso frequente da bebida.

A ingestão de doses exageradas de substâncias laxantes pode provocar o efeito contrário e causar um quadro de diarreia.

Para se certificar de que a água de coco prende ou solta o intestino ou não causa efeito algum para o caso do seu organismo em particular, converse com o seu médico a respeito do uso da bebida em relação ao seu intestino.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você imaginava que o consumo da água de coco prende ou solta o intestino? Tem o costume de tomar água de coco com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

11 comentários em “Água de Coco Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Se eu consumir 200 ml de Água de Coco à noite, terei diarreia matinal. Solta muito o meu intestino, tenho IL (Intolerância a Lactose) também, nada de leite e seus derivados.
    Estou optando pelos produtos a base de Soja. Para quem tem alguma intolerância, SII, IL, GLUTEN e esta com diarreia consuma 200 ml de isotônico para hidratar. Consulte primeiro e sempre seu nutricionista e médico é claro.

  2. Quando tomo muito, também me causa diarréia, infelizmente. terei que baixar o consumo Não esperava isso!

  3. Tenho que ficar bem longe de água de côco. Tenho SII e passo tão mal que chego a duvidar de seus benefícios. Pra mim, que já tenho o intestino solto é veneno!

  4. A água de coco regulariza meu intestino. Eu tenho o intestino preso e água de côco deixa ele regulado. Faço suco de frutas usando água de côco. O sabor fica maravilhoso. Uso água de côco pra fazer o suco Detox pela manhã. Uso água de côco de forma versátil. Meu intestino agradece!

  5. Toma água de coco pra regularizar meu intestino. Pois tenho o intestino preso e água de côco deixa ele regulado. Faço suco de frutas usando água de côco. O sabor fica maravilhoso. Uso água de côco pra fazer o suco Detox pela manhã. Uso água de côco de forma versátil. Meu intestino agradece!

  6. Aaah… agua de coco é uma maravilha. Comigo, se eu tiver dor de barriga ou dor no estômago, é só tomar que alivia bastante. Amém do sabor que é delicioso.

    • Tomei agua de coco por dois dias adorei,predeu mais a urina, eu que tenho a bichiga imperativa agora tomo todos os dias a maior quantidade possível Reginaldo Salvador Ba 8 de janeiro 2019

  7. Tomei 2 água de cocos, fiquei 5 dias com diarreia, pensei que foi algo que comi, depois de um mes tomei de novo a água, voltou de novo. Foi a tal água . rrrrr

  8. Pessoal, estava com uma pequena diarréia, a quam quando tenho esporadicamente, fico boa no mesmo dia. Resolvi tomar água de côco. Foi aí que piorei muito. Percebi, parei e começei a tomar água. Melhorei. Nunca mais.

  9. Eu nunca havia tomado agua de coco e a 2 dias tomei um copo e também comi a parte de dentro do coco durante o dia .tem 2 dias que não saio do banheiro. Muita diarreia de não suportar. agua pura mesmo isso é normal? Ou pode ser alguma intolerância eu amamento e estou com medo de.prejudicar meu bebe