Oxiúros – Sintomas e tratamento da infecção

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

Oxiúros é o nome de um verme intestinal bastante comum. Saiba quais são os principais sintomas e como é o tratamento para eliminar esse parasita.

  Continua Depois da Publicidade  

Vermes intestinais podem infectar e passar a viver no cólon e no reto dos seres humanos. Chamado também de lombriga branca, o oxiúros (Enterobius vermicularis) causa uma infecção intestinal bastante desagradável.

A infecção geralmente ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com ovos de oxiúros. Além disso, também é possível se contaminar pelo contato direto com pessoas contaminadas – como por exemplo ao emprestar roupas íntimas, compartilhar roupas de cama ou até mesmo objetos de uso pessoal como toalhas.

Embora seja mais comum em crianças, o oxiúros também pode afetar os adultos. Por isso, confira abaixo os sintomas e tratamento dessa infecção.

Sintomas de oxiúros

dor abdominal

Às vezes, é possível observar vermes nas fezes. Eles geralmente são pequenos, com cerca de 1 cm de comprimento. Além disso, eles são finos e brancos.

Mas, mesmo que você não consiga visualizar o parasita nas suas fezes, é provável que você sinta alguns dos seguintes sintomas:

  • Coceira anal, principalmente durante a noite;
  • Sono agitado;
  • Dor na região do ânus;
  • Erupção e vermelhidão na pele;
  • Irritação na pele;
  • Sangue no papel higiênico;
  • Pontos brancos nas fezes;
  • Descamação da pele;
  • Dificuldade ou dor para defecar.

Aproveite e veja também o que suas fezes têm a dizer sobre sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, muitas pessoas apresentam sintomas adicionais, como:

  • Perda de peso;
  • Enjoo;
  • Irritabilidade;
  • Cólicas abdominais;
  • Vômitos.

Aliás, a coceira e o desconforto são piores à noite porque é geralmente nesse momento que os parasitas saem do intestino para depositar os seus ovos na região perianal.

Tratamento de oxiúros

médico examinando abdômen

Apesar de ser relativamente fácil de tratar, uma infecção intestinal que perdura por muito tempo pode causar consequências sérias, como a desidratação e a desnutrição, por exemplo.

Algumas pessoas também relatam o surgimento de infecções urinárias durante ou após uma infecção intestinal, mas essa complicação é menos comum.

De toda forma, ao suspeitar de oxiúros, procure rapidamente um médico para iniciar o tratamento.

O tratamento pode contar com remédios anti parasitários, que podem incluir:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Mebendazol na dose de 100 mg;
  • Albendazol na dose de 1 mg por kg de peso corporal;
  • Pamoato de pirantel na dose de 10 mg por kg de peso corporal.

Pode ser que uma dose única seja suficiente para eliminar todos os vermes. No entanto, seu médico vai te orientar caso seja necessária uma dose extra. Normalmente, uma dose extra depois de três semanas da dose inicial é indicada para remover todos os parasitas.

Aliás, aproveite para conhecer alguns chás para infecção intestinal que podem complementar o seu tratamento.

Outros cuidados para tratar a infecção parasitária

Para reduzir a irritação e a coceira na pele, é importante resistir ao impulso de coçar o local. Além disso, lave bem a região íntima logo ao acordar. Isso pode te ajudar a reduzir a quantidade de vermes, já que as fêmeas botam seus ovos na região perianal durante a noite.

Também é igualmente importante interromper hábitos ruins como roer as unhas ou se esquecer de lavar as mãos antes de comer.

A fim de evitar que a infecção retorne, é fundamental caprichar na higiene pessoal e também na limpeza da casa e dos seus itens de uso pessoal.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, lave todas suas roupas acumuladas – incluindo as roupas de cama e toalhas recentemente usadas.

Pelo menos nas próximas três semanas, aumente a frequência de troca de roupa de cama e de toalhas.

Além disso, é importante manter as mãos sempre limpas e tomar cuidado na hora de preparar alimentos – principalmente os alimentos crus como saladas, legumes e frutas.

Então, ao tomar esses cuidados e tomar o remédio corretamente, é provável que você fique totalmente livre de oxiúros.

Vídeos

Por fim, veja nos vídeos abaixo a nossa nutricionista falando mais sobre os sintomas e os remédios caseiros para vermes:

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já teve sintomas de oxiúros ou de outro tipo de infecção? Então, comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário