Medicamentos

Anticoncepcional Repopil 35 engorda ou emagrece?

Publicado por
Marcela Gottschald

O Repopil 35 anticoncepcional é um medicamento usado tanto como contraceptivo quanto para o tratamento de alguns distúrbios hormonais, mas muitas mulheres têm medo de usá-lo pois já ouviram falar que ele engorda.

Mas será que o ganho de peso é realmente um efeito colateral desse anticoncepcional? 

Para responder a essa pergunta, a seguir vamos conhecer melhor esse medicamento, entender como ele funciona e quais os riscos que ele pode trazer, além de descobrir de uma vez por todas se ele engorda mesmo ou não.

O que é o Repopil 35?

Repopil 35 é um medicamento anticoncepcional

O Repopil 35 é um medicamento anticoncepcional utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios masculinos, ou andrógenos, que acometem algumas mulheres.

Ele é composto por dois hormônios, análogos ao estrogênio e progesterona:

  • Ciproterona: 2 mg
  • Etinilestradiol: 0,035 mg.

Mas, apesar de o Repopil 35 também funcionar como um anticoncepcional oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente para este fim, mas sim reservado para mulheres que necessitam de tratamento para condições andrógeno-dependentes, como:

  • Acne, principalmente nas formas mais graves ou acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos
  • Casos excesso de pelos, também conhecido como hirsutismo
  • Síndrome de ovários policísticos.

Além disso, especialistas recomendam que o tratamento seja suspenso cerca de 3 a 4 ciclos após a condição de saúde que levou ao uso do medicamento ter sido resolvida.

Como o Repopil 35 funciona?

Devido à sua composição, com dois hormônios, o Repopil 35 possui propriedades contraceptivas semelhantes às de outros anticoncepcionais orais.

Além do mais, a função das glândulas sebáceas, que em casos de problemas relacionados aos hormônios masculinos se encontra aumentada, sofre influência do Repopil 35. Por isso, o medicamento é indicado para o tratamento da acne e de dermatites seborreicas, uma vez que se reduz o funcionamento das glândulas e a produção de óleo por elas.

Por fim, a ciproterona inibe a influência dos hormônios andrógenos, reduzindo os efeitos androgênicos que ocorrem na síndrome dos ovários policísticos.

O Repopil 35 afeta a menstruação?

Sim, o medicamento pode afetar a menstruação das seguintes maneiras:

  • Reduzir a intensidade do sangramento
  • Diminuir o período da menstruação
  • Amenizar as cólicas.

E, justamente por reduzir o sangramento, o medicamento pode contribuir para o tratamento da anemia relacionada às menstruação, um problema que atinge muitas mulheres.

Anticoncepcional Repopil 35 engorda ou emagrece?

De forma geral, quanto mais hormônios na composição do medicamento e quanto maior a dosagem deles, maiores são as chances de causar alterações do metabolismo e, consequentemente, no peso. 

No caso do Repopil 35, as dosagens dos hormônios são relativamente baixas, mas ele pode sim causar o ganho de peso, tanto pelo maior acúmulo de gordura quanto pela retenção de líquido.

Por isso, antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, principalmente os hormonais, converse com seu médico. Por mais que alguma amiga ou conhecida tenha indicado um anticoncepcional, lembre-se que a melhor opção para ela pode não ser a mesma para você.

Além disso, como o Repopil 35 é um medicamento para ser usado por tempo limitado, uma opção para evitar o ganho excessivo de peso pode ser a adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Assim, você pode evitar o acúmulo excessivo de gordura durante o seu tratamento, sem prejudicar a saúde.

Relato de usuárias

Uma das usuárias entrevistadas trocou de anticoncepcional para o Repopil 35, pois havia ganhado muito peso com o outro método contraceptivo que utilizava. No caso dela, a troca parece ter resolvido o problema, e sua única reclamação é que a menstruação ficou desregulada. 

Já uma outra usuária também comenta que não ganhou peso, mas que a quantidade de pelos aumentou.

Esses relatos indicam que os efeitos colaterais do Repopil 35, assim como o de outros medicamentos, varia bastante de pessoa para pessoa.

Efeitos colaterais

O Repopil 35 é considerado um medicamento seguro, mas pode levar ao aparecimento de algumas reações indesejadas, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Retenção de líquidos
  • Dor abdominal
  • Aumento de peso
  • Dores de cabeça e enxaqueca
  • Depressão ou alterações de humor
  • Dor nas mamas
  • Diminuição do desejo sexual
  • Aumento do tamanho das mamas
  • Problemas de pele como erupções cutâneas e urticária.

Assim, caso alguma dessas reações apareça e não diminua ou desapareça com o tempo, consulte sua ginecologista.

Além disso, existe o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos, causando tromboses ou embolias. Esse efeito se deve normalmente à presença do estrogênio sintético, e deve sempre ser discutido com seu médico.

Contraindicações

Algumas mulheres, por questões diversas, devem evitar o uso deste medicamento. São elas:

  • Mulheres com histórico ou diagnóstico atual de trombose e embolia
  • Histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos
  • Diagnóstico de diabetes melitus com alterações vasculares
  • Histórico de pancreatite associada à hipertrigliceridemia grave
  • Casos de doença hepática grave, tumores hepáticos e neoplasias
  • Mulheres com sangramento vaginal não-diagnosticado e gravidez ou amamentação.

Nesses casos, o médico poderá avaliar outros métodos contraceptivos que se adequem melhor ao quadro clínico, minimizando assim os riscos.

Como tomar?

O uso do Repopil 35 é igual ao da maioria das pílulas anticoncepcionais

Antes de tudo, é necessário ir ao médico antes de utilizar o anticoncepcional, para que o uso seja feito da melhor forma possível.

Mas, de forma geral, o uso de Repopil 35 é igual ao da maioria dos contraceptivos orais, ou seja, deve ser utilizado uma vez ao dia, sempre no mesmo horário e o comprimido desse ver engolido com água.

Além disso, a cartela vem com 21 comprimidos, e após o término, deve ser feita uma pausa de sete dias. Nesse período deve ocorrer um sangramento semelhante ao menstrual, chamado de sangramento por privação hormonal.

E, após a pausa, ou seja, no oitavo e, comece a tomar uma nova cartela.

Mas, caso esqueça de ingerir no mesmo horário, você pode tomá-lo em até 12 horas, e caso ultrapasse esse horário, prefira ingerir dois no dia seguinte, no horário de costume.

Dicas e cuidados

Caso queira iniciar o uso de alguma pílula anticoncepcional, procure sempre um ginecologista, que irá indicar a melhor opção para você.

Mas, caso você precise ou queira mudar o método anticoncepcional que utiliza, é importante também procurar a orientação de um médico, pois há o risco de gravidez no período de troca dos medicamentos.

Você já tomou o Repopil 35 como método contraceptivo? Teve algum efeito colateral como o ganho do peso com ele? Comente abaixo!

3.9 de 5
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou tomando ja faz 4 dias nao estou me sentindo muito bem, com náuseas, dores de cabeça, vomitos , muito muito enjoo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Nossa eu tomo e é super de boa as vezes tomo até dois no dia

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu tomo o repobil e achei muito bom , não tenho mais cólicas e minha mestruação está controlada , almentei 2 quilos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Vc tem quantos anos ?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Tabem esto tomando repopil nao quero engorda

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Ele engordar?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Eu tomei por 6 anos aí parei engravidei e aí agora Deposi de 3 anos e já ter testado uns 4 outros , voltei p ele pq era bom , eu não sentia nada nem engordei na época, vamos ver agora !

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Eu tomei o primeiro comprimido ontem, tô quase morrendo cm os efeitos colaterais...estou enjoada e vomitando faz umas 4 horas ...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Menina comecei a tomar ontem e pensa numa cólica que não passa.Estou quase morta de dor

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Eu TB to assim ..o médico recomendou suspender

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Oi.. Eu tomo repopil algum tempo já tipo tomo 2 cartelas ai faço a pausa , e ultimamente tenho sentindo dores nos meus seios ...sera q é por causa do repopil ...favor espero alguma resposta ,,bgd a todas

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou tomando repopil a 17 dias e sinto muitas cólicas e enjoou minha menstruação também desregulou estou com 15 dias menstruada será que é normal.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Eu passo mais de que isso e não sei se é normal as vez eu passo 2 a 3 mês menstruada.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Eu comecei a tomar no mês passado eu sinto enjoou e por causa do remédio?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Sim, tenta não tomar de estômago vazio. Eu janto e tomo a noite. No começo dá enjoos e vômito, mas depois passa.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Fiz o tratamento por 6 meses e tive uma significativa melhora no acne e seborreia no cabelo. Só foi parar de tomar que voltou tudo novamente.Engordar engordei um uns 3 kilos e seios aumentaram de tamanho.

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
  • Será que engorda ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha filha tem 15 anos e toma por causa das espinhas e foi mt bom.mais ela sofre de enxaqueca constante e os meficos ñ descobre a causa pidiu uma tomogragia da cabeça sera que pode ser desse remedio que ela toma??

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Oi eu tenho sentido muita dores nos meus seios pode CER por causa do repopil ?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Sim, tomo ele a muito tempo e sinto muita dor também

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Minha menutrição está pouquinho posso tomar já?

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
    • Não tenho o que reclamar! Pelo contrário
      Parei de tomar e fiquei cheiiio de espinhas, sem fala nas cólicas pesadas que senti. Repopil é só amor

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Tomo repopil a 4 anos ,é não tenho o que reclamar,vai depender tudo do seu corpo,o meu já se acostumou!

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Estou tomando Repopil a dois dias e nesses poucos dias eu sentir muita dor de cabeça eu só usava o Selene mais fui na farmácia e não tinha e o farmacêutico me indicou esse que tem a mesma composição e me deu de cara efeito colateral que é a dor de cabeça . Eu já ouvi dizer que esse anticoncepcional Repopil engorda , espero que eu ganhe alguns quilinhos pois eu sou muito magrinha . Se alguém tiver na mesma situação que eu me fala aqui , quero saber também . Beijos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Olá quanto tempo faz que vc está tomando, eu estou tomando Repopil e vi que estou engordando, mas ganhei as dores de cabeça e enjoos. O bom é que agora ganhei uns quilinhos também.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Oi eu comecei há tomar o Repopil hoje espero que eu ganhe alguns quilinhos por que estou precisando hein...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Tomei ele pela primeira vez hoje, espero que eu engorde uns kilinhos rsrs sou muito magrinha

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • posso engravidar tomando repopil

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald