Natural Cycles

Aplicativo de Celular Surge como Surpreendente Alternativa aos Anticoncepcionais

Um método bastante inovador aparece, 60 anos depois do surgimento das pílulas anticoncepcionais, como uma alternativa para as mulheres como método contraceptivo. Trata-se de um aplicativo que monitora com algoritmos a taxa de fertilidade feminina, sem intervenção de hormônios ou qualquer tipo de dispositivo dentro do organismo.

Na prática, o aplicativo para celular Natural Cycles funciona quase como uma tabelinha tecnológica. Ele promete eficácia somente usando a matemática. O aplicativo é o primeiro do mundo a ser aprovado como contraceptivo. As taxas de eficácia do algoritmo chamaram a atenção dos órgãos de saúde.

“É incrivelmente animador que haja agora uma alternativa aprovada aos métodos convencionais de prevenção da gravidez e que é possível substituir a medicação pela tecnologia”, diz Elina Berglund, uma física nuclear suíça, que fundou a Natural Cycles juntamente com seu marido Raoul Scherwizl.

Para usar o aplicativo, a mulher deve medir a temperatura debaixo de sua língua todas as manhãs e registrar o resultado no aplicativo para que o algoritmo desenvolvido exclusivamente para ele, em seguida, determinar se ela está fértil ou não naquele dia, calculando seu ciclo menstrual e suas possíveis variações.

A temperatura é crucial para visualizar em que fase do ciclo a mulher está. Por exemplo: depois da ovulação, o aumento dos níveis de progesterona faz com que o corpo da mulher fique 0.45ºC mais quente.

O calor também interfere na taxa de sobrevivência dos espermas, nas alterações no ciclo e, consequentemente, nos picos de fertilidade. É o resultado desse cálculo que determina como o aplicativo vai alertá-la: com um cartão vermelho sobre a necessidade de proteção nos dias em que ela estará mais fértil, ou verde quando não há risco de fecundação ao transar desprotegida (o sistema não protege contra DSTs).

Berglund conta que desenvolveu o aplicativo porque queria que seu corpo ficasse um tempo sem pílula. “Mas eu não encontrava boas formas naturais de controle de natalidade, então desenvolvi um aplicativo para mim mesma.”

O app ainda respeita o fato de que nem todas as mulheres têm ciclos regulares de 28 dias, e calcula os avisos partindo do princípio de que seja possível engravidar em apenas 6 dias por mês. Essa adaptação ao calendário de cada mulher aumenta os acertos de quais dias a usuária corre o risco de ficar grávida ou não.

O Natural Cycles tem mais de 150.000 usuários em 161 países e um estudo clínico mostrou que usar o aplicativo é tão eficaz como método de controle de natalidade como tomar a pílula anticoncepcional. É possível testá-lo gratuitamente por um mês, e o pacote anual custa US$ 4,20 mensais com o termômetro basal incluso.

A organização de inspeção e certificação alemã Tüv Süd testou clinicamente o Natural Cycles em dois estudos com mais de 4 mil mulheres – e acaba de classificá-lo como um método de contracepção confiável na categoria médica, podendo ser prescrito pelo National Health Service, do Reino Unido, assim como acontece com preservativos, implantes e pílulas. O aplicativo é o primeiro software do mundo a ser oficialmente certificado por autoridades de saúde.

É importante lembrar e destacar que o Natural Cycles é exclusivamente voltado para substituir as pílulas hormonais anticoncepcional com o objetivo de controle de natalidade. Apenas o uso de preservativos previne doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, mesmo utilizando o aclamado aplicativo, não deixe de usar camisinha.

Você teria coragem de utilizar este aplicativo de celular como método contraceptivo, sem receio de dar errado? Acredita que ele vai conseguir ir à frente? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*