Anticoncepcional Engorda?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Um dos maiores medos das mulheres na hora de fazer uso do anticoncepcional é se ele engorda. Quando foi lançada, lá pelos anos 60, a pílula ainda não estava tão desenvolvida como as pílulas atuais, e tinham mais efeitos colaterais. E embora o passar dos anos tenha feito com que a pílula anticoncepcional evoluísse minimizando os efeitos colaterais, muitas pessoas ainda acreditam que o anticoncepcional engorda, e inclusive faz mal. Mas será que isso é verdade? Ou é completamente um mito?

O que é o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional é uma combinação de dois hormônios, normalmente a progesterona e o estrogênio. Estes hormônios já estão presentes no corpo de toda mulher, mas quando ingeridos e combinados em uma determinada dose, inibem a ovulação, fazendo com que a fertilização não aconteça. Há ainda pílulas apenas de progesterona e pílulas de hormônios bioidênticos (uma reprodução química idêntica aos hormônios encontrados no corpo). O uso da pílula deve ser feito por indicação e sob supervisão do ginecologista.

O anticoncepcional engorda?

Há duas respostas para esta pergunta, uma curta e uma longa. A curta é: o anticoncepcional não engorda; a longa é a de que o anticoncepcional engorda dependendo de uma série de fatores e dependendo também do que você entende por “engordar”.

As primeiras pílulas possuíam um nível altíssimo de estrogênio e progesterona, mil vezes mais do que o necessário. Isto levava as mulheres à retenção de líquido, além de um desequilíbrio de hormônios que poderia causar problemas emocionais associados à TPM como tristeza, ansiedade etc, o que poderia levá-las a comer mais.

O anticoncepcional moderno não engorda, de maneira geral. No entanto, é bom lembrar que as pessoas são diferentes e as pílulas também. Muitos médicos alegam que o anticoncepcional engorda, mas que este é um efeito temporário da pílula. O ganho de peso, na verdade, se dá mais por conta de uma possível retenção de líquido causada pela progesterona ou estrogênio.

É mais difícil haver um ganho de peso real – aumento de gordura corporal – por conta do anticoncepcional. Em geral, o anticoncepcional alivia os sintomas da TPM, então é provável que a ansiedade, o desejo por doces e a fome emocional sejam controlados durante o uso do anticoncepcional. Nesse caso, se você é uma mulher que sofre com estes sintomas da TPM, é possível que o anticoncepcional te ajude a emagrecer.

Entretanto, embora isso seja raro, pode acontecer o ganho de peso. Como dito antes, as pessoas são diferentes e algumas mulheres podem reagir de forma mais acentuada ao uso do medicamento. Mulheres que tenham tendência à retenção de líquido e ao aparecimento de celulite, por exemplo, podem perceber um ganho maior de peso, isto considerando que não houve mudança na rotina alimentar dela.

Desequilíbrios hormonais também são causas comuns para o ganho de peso nas mulheres e frequentemente o tratamento é feito com anticoncepcional. Entretanto, novamente, a mulher pode não reagir da forma esperada e ganhar mais peso – esta é outra situação em que o anticoncepcional engorda.

Um estudo intrigante

Apesar da pílula em geral não causar o ganho direto do peso, em 2009 a Universidade do Texas publicou um estudo intrigante. Eles acompanharam 73 mulheres que faziam musculação e descobriram que as mulheres que não tomavam a pílula conseguiam desenvolver 60% mais músculos do que mulheres que tomavam. Isto pode ser complicado para quem quer emagrecer ou manter o peso, mas especialmente para quem já está acima do peso.

O músculo é um acelerador natural do metabolismo, se você o desenvolve pouco, você tem uma tendência maior a engordar. Entretanto, é necessário mais estudos que aprofundem esta questão.

Como saber se o meu anticoncepcional engorda?

Primeiramente, você tem que ter em mente que o ganho de peso pode ser algo temporário. Em geral, o tempo de adaptação à pílula é de 3 meses. Isto quer dizer que você precisa esperar ao menos este tempo para saber se o seu anticoncepcional engorda realmente ou se você passou apenas por uma fase.

Entenda também que pequenas flutuações de peso de um mês para o outro acontecem normalmente e é difícil apontar com segurança o motivo. É provável que seu médico insista com a medicação por mais 3 meses, mesmo que você perceba, depois dos 3 primeiros meses de uso, que o anticoncepcional te fez ganhar peso.

Em segundo lugar, você precisa ser honesta consigo mesma. Você está mantendo um plano alimentar saudável, sem muitas escapulidas e assaltos à geladeira? Não adianta culpar o anticoncepcional se seu excesso de peso está vindo de outra fonte.

Por último, você precisa ter um controle de peso. Pese-se quando iniciar a cartela e pese-se novamente no mês seguinte. Houve um aumento significativo? Repita o procedimento. Se você está mantendo sua rotina alimentar e de exercícios e está engordando, talvez seja bom esclarecer suas dúvidas com seu médico.

Como escolher um anticoncepcional que não engorde?

Esta escolha será feita por você pelo seu médico, mas você pode e deve contribuir com informações para que ele faça a melhor escolha. Seu médico precisa conhecer seu histórico. Você tem tendência à retenção de líquido? Como estão seus hormônios? Você tem histórico de ganho, repentino ou não, de peso? Você toma algum outro medicamento? Tudo isso são questões pertinentes para discutir com seu médico antes de você sair do consultório com a receita em mãos. Mas não é só isso.

Entenda que a noção de que alguns anticoncepcionais engordam e outros não é um tanto equivocada. Vale repetir: as pessoas são diferentes e o que funciona para umas não funciona para outras. Portanto, para saber se uma determinada pílula anticoncepcional engorda ou não, só fazendo o teste.

Portanto, se você estiver pensando em tomar anticoncepcional, vá ao médico, faça todos os exames, converse e então inicie o tratamento. Se não der certo, não se preocupe: seu médico te ajudará a encontrar algo que funcione bem para você, sem provocar efeitos colaterais.

Você toma ou já tomou anticoncepcional com regularidade? Você notou alguma diferença no seu peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,89 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Anticoncepcional Engorda?”

  1. Eu tomo ciclo 21 a 7 anos e sempre tive efeito sofona emagreco depois engordo tenho uma pele oleosa mancha na face e Dores de cabeca tenho espinhas cravos celulites Não sei se tudo isso e causado pelo remedio mais gostaria de novas opcoes de algum anticoncepcional que nao cause tanto efeito colaterais.

  2. Eu tomo esse anticoncepcional faz 8 meses mais me arrependi eu engordei de mais. não engordei tanto na minha gravidez mais quanto comecei a tomar esse anticoncepcional engordei muito vou parar de tomar