Enfermeira de 23 anos relatou no TikTok que foi parar no hospital após consumir cápsulas de cafeína, utilizadas como pré-treino, antes das atividades físicas.
Andressa Mello, residente em Brasília, virou assunto semana passada, pois precisou ser hospitalizada e quase teve um ataque cardíaco depois de ingerir o suplemento.
Andressa compartilhou em suas redes sociais a sensação assustadora pela qual passou: “Parecia que meu coração ia sair pela boca”, relatou a enfermeira.
O fato é que, embora essas cápsulas sejam frequentemente utilizadas como pré-treino por pessoas que costumam praticar atividades físicas, médicos advertem sobre os riscos de seu consumo sem uma supervisão profissional.
Esses estimulantes, disponíveis em forma de cápsulas ou bebidas, muitas vezes são à base de cafeína e podem ser adquiridos sem receita médica. Eles são utilizados para melhorar o desempenho em atividades físicas intensas, com doses geralmente variando de 200mg a 300mg.
O aumento da dose eleva os níveis de cafeína no cérebro, resultando na liberação ampliada de dopamina e adrenalina, que são neurotransmissores associados à energia.
Segundo Andressa, ela tomou as cápsulas na casa de uma amiga sem verificar a dosagem. Quando foi hospitalizada, descobriu que sua frequência cardíaca atingiu 208 batimentos por minuto.
A enfermeira também explicou que cada cápsula continha 420 mg de cafeína, enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que um adulto não ultrapasse a ingestão diária de 400 mg.
“Eu pensei que fosse morrer. Sentia náuseas e tonturas. Acabei com hematomas porque batia nas coisas na academia e nem percebia. Perdi a sensibilidade”, descreveu Andressa. Veja também: Quais são os efeitos da cafeína no seu corpo?
Entre os principais sintomas do consumo inadequado dessas cápsulas, estão a arritmia, palpitação, ansiedade e excesso de adrenalina.