Atualmente, grande parte das pessoas complementa a ingestão de vitaminas e outros nutrientes por meio de comprimidos suplementados. No entanto, alguns deles podem trazer grandes riscos à sua saúde quando usados de modo inadequado e sem acompanhamento médico.
Certas vitaminas e minerais causam alguns tipos de intoxicação. “Definitivamente, queremos que as pessoas sejam cautelosas (com vitaminas lipossolúveis), porque elas simplesmente se acumularão no sistema, e são essas que podem causar mais toxicidade em excesso”, alertou Dr. Wendolyn Gozansky, médico geriatra, à AARP.
As vitaminas são divididas em suas categorias: solúveis em água e solúveis em gordura. A primeira não é facilmente armazenada no corpo e pode ser eliminada , como é o caso das vitaminas C e B (folato, biotina, tiamina, niacina e mais), segundo o National Institutes of Health.
O caso é diferente com as vitaminas lipossolúveis. Assim, os suplementos de vitaminas e minerais que causam mais preocupação estão descritos a seguir.
1 – Cálcio
Lembre-se: moderação é tudo. O cálcio traz muitos benefícios ao corpo, mas, quando ingerido em excesso, pode causar uma overdose que traz muita dor abdominal, náuseas, vômitos e até pedras nos rins e problemas cardíacos.
Em geral, as pessoas precisam de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia, número que varia de acordo com a idade e o sexo. Uma dose acima de 2.200 já causa os primeiros sintomas de overdose.
É possível ingerir a quantidade adequada de cálcio por dia por meio dos alimentos, como leite e outros laticínios.
2 – Ferro
O baixo teor de ferro pode causar anemia, mas o excesso também não é saudável. Náuseas, vômitos e diarreia estão associados à sobredose do mineral.
“Na verdade, muito ferro pode causar problemas no fígado e no coração, porque se depositará nos tecidos”, explicou Gozansky. Conheça alguns sintomas do excesso de ferro no sangue.
É recomendada uma dose de 8 a 18 mg por dia. Carne vermelha, cereais, ostras, lentilha, feijão e espinafre são excelentes fontes de ferro.
3 – Vitamina A
Bastante conhecida por trazer benefícios à saúde da pele, prevenindo as rugas e a aparência envelhecida, o excesso de vitamina A pode trazer problemas ao pulmão.
“Você pode ter alguns sintomas agudos, como náuseas, vômitos, vertigens e visão embaçada”, listou o Dr. Matthew Farrel, atuante da medicina familiar do Wexner Medical Center da Ohio State University.
Outros sintomas incluem problemas musculares ou de coordenação e dores de cabeça. Uma overdose de vitamina A pode levar ao coma ou à morte, embora a maioria das pessoas se recupere totalmente com uma intervenção adequada.
4 – Vitamina D
Conhecida como a “vitamina do sol”, devido a sua produção por meio da exposição solar, a suplementação inadequada de vitamina D pode causar problemas devido aos níveis elevados de cálcio no sangue.
Em 2022, por exemplo, um britânico começou a tomar 150.000 UI de vitamina D, 375 vezes acima da quantidade recomendada. Durante meses, ele sentiu náuseas, vômitos, boca seca, diarreia e perda de peso. Quando o homem procurou um médico, seus rins estavam falhando.
Em outro caso, um homem de 89 anos morreu de hipercalcemia (muito cálcio no sangue), também devido a uma overdose de vitamina D. Veja: Após morte por “overdose” de vitamina D, pesquisadores apontam quantidade saudável por dia.
Normalmente, uma pessoa precisa de 600 a 800 UI de vitamina D por dia. Para isso, são necessários apenas 30 minutos de exposição ao sol. Ela também é encontrada em alimentos como salmão, atum, truta, ovo e queijo.
5 – Vitamina B6
Por mais que seja solúvel em água, a vitamina B6 pode ser perigosa se ingerida uma quantidade acima de 250 mg por dia. Alimentos como grão de bico, salmão, atum e fígado contém vitamina B6. Saiba mais: Excesso de vitamina b6 faz mal? sintomas e cuidados.