No dia 11 de novembro, Viih Tube, 24 anos, deu à luz seu segundo filho, Ravi, e passou por algumas complicações. Pouco depois de realizar a cesárea de emergência, a influenciadora digital precisou ser levada para a UTI e passou por uma transfusão de sangue. A ex-participante do “BBB”, reality show da TV Globo, foi diagnosticada com atonia uterina.
Após ficar um período afastada das redes sociais se recuperando, a influencer retornou para explicar a seus seguidores o que havia acontecido. “Tem muita gente curiosa sobre o que aconteceu. Eu não falei nada porque, antes de ir para a UTI, falei que fiz uma cesárea de emergência e vi vários médicos de plantão aqui nas redes sociais dando a opinião. (…) Teve vários tipos de opinião sem saber o meu estado ou quais eram as complicações. Por isso, evitei. Eu não estava bem”, iniciou.
Ela foi para a Unidade de Terapia Intensiva por ter perdido muito sangue durante a cesárea. “Quando abriram, que ele saiu, tive algo chamado atonia uterina. Meu útero demorou muito tempo para voltar a contrair, então foi por isso que eu perdi muito sangue”, explicou.
Viih Tube passou pela transfusão para repor o sangue perdido e só recebeu alta médica quando o hemograma voltou aos padrões normais. “Quando as pessoas liam ‘UTI’, pensavam que eu estava à beira da morte. Não estava. Estava bem, mas muito fraca. Tive uma desidratação severa e a minha hemoglobina baixou muito por causa da perda do sangue. Mas deu tudo certo no final”, comentou.
Entenda o que é atonia uterina
A condição, por mais que tenha assustado grande parte dos seguidores de Viih Tube, é mais comum do que parece, sendo considerada a principal causa de hemorragia pós-parto.
A atonia uterina ocorre logo após o nascimento do bebê e a retirada da placenta. Nesse momento, o útero deveria continuar contraindo, na tentativa de “fechar” os vasos sanguíneas que estavam ligados à placenta, para controlar o sangramento. No entanto, quando isso não acontece e o útero não contrai, o fluxo sanguíneo continua, podendo se tornar uma emergência médica.
Alguns fatores podem contribuir para que o problema ocorra, como: trabalho de parto prolongado (acima de 15h) – que foi o caso de Viih Tube -, período expulsivo prolongado, gravidez de múltiplos, bebê muito grande (com mais de 4 kg) e aumento de líquido amniótico.
Viih Tube ficou 19 horas em trabalho de parto e tentou passar pelo parto vaginal, mas precisou mudar os planos após recomendação médica. “Aconteceram as duas coisas: o coração dele deu uma comprimida depois de 19 horas e eu tive um sangramento. Então, quis ir para a cesárea”, justificou a influencer.
Em casos mais graves da atonia uterina, é comum que a mulher seja encaminhada para a UTI, por ser possível monitorar de perto os sinais vitais e fazer as intervenções necessárias.