Bambolê Emagrece? Dicas e Benefícios deste Exercício

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Já pensou em inovar nos exercícios? Esteira ou bicicleta ergométrica, para perder peso, não precisa ser sempre a sua primeira opção. Existem muitos outros tipos de exercícios que você pode vir a fazer.

O bambolê emagrece e está por aí há muito tempo. No Egito antigo, crianças brincavam com grandes aros feitos de vinhas secas. Aros eram amplamente usados para brincar, tanto por crianças quanto por adultos, na Inglaterra do século XIV. No início do século XIX, o arco ganhou um giro. Isso aconteceu depois de navios britânicos visitarem o Havaí e os marinheiros encontrarem uma similaridade entre o bambolê e a dança havaiana.

Os Estados Unidos tiveram uma grande moda dos bambolês nos anos 1950, mas ela diminuiu nos anos 1960. Entretanto, durante a última década, levando em conta que o bambolê emagrece, ele passou a ser feito com arcos mais pesados e, por isso, teve um grande retorno como um exercício popular.

Escolhendo o Bambolê Certo

É importante escolher o bambolê certo. Se você colocar o aro na sua frente, ele deve ficar entre sua cintura e seu peito. Se você tem uma cintura grande, o aro deve ser maior. Quanto maior o aro, mais fácil será para girá-lo. Quanto menor o aro, mais benefícios você terá com o exercício. O mesmo vale para o peso do aro, que varia de 1 a 2,5 quilos.

Para fazer o movimento de rotação, coloque um pé na frente do outro. Coloque seu bambolê contra suas costas e o empurre à sua volta. Não tente girar seu quadril. Em vez disso, apenas balance seu corpo mudando o apoio de um pé para o outro. Como o bambolê pode ajudar a perder peso?

Exercício Aeróbico

O bambolê hoje em dia é feito com aros muito mais pesados do que antes, e oferece um ótimo exercício aeróbico. Você pode perder 400 calorias facilmente em uma hora com o bambolê (o número real depende do peso do aro).

Por mais que você saiba que o bambolê emagrece, é preciso fazer do jeito certo e encontrar o melhor modelo para isso.

Treino com Peso

Diferente das atividades aeróbicas, que são boas para sua saúde cardiovascular, exercícios que criam músculos oferecem ao seu corpo a habilidade de queimar calorias mesmo depois dos exercícios. Já que o bambolê moderno é feito com aros mais pesados, ele ajuda a construir músculos. O que é ainda mais importante, você pode construir músculos em quase todas as partes do seu corpo – tronco, glúteos, pernas e braços.

Conveniência

Alguns especialistas consideram que você pode alcançar ainda mais perda de peso se você usar o bambolê em intervalos de 2 a 5 minutos. Isso faz do bambolê a atividade perfeita para fazer enquanto assiste TV, usando o tempo dos comerciais para ficar em forma.

Meditação

Há uma coisa muito chamativa no bambolê – uma conexão profunda com a criança interior. Os movimentos rítmicos do aro e do corpo fazem do bambolê uma atividade quase tão meditativa quanto a ioga. Ele também te ensina a respirar profundamente e aumentar a flexibilidade. Esses benefícios ajudam sua saúde geral e te tornam mais ativa, o que, em retorno, te ajuda a perder mais peso.

Diversão

Último, mas não menos importante, bambolê é muito divertido. Qualquer pessoa pode fazer já que não é necessário muitas habilidades. Pode ser feito na praia ou dentro de casa, acompanhado pela música de sua escolha. Você pode passar um tempo de qualidade com a família brincando de bambolê ou fazer uma competição na vizinhança. É mais fácil continuar atividades que são prazerosas.

Além de perder peso, o bambolê te oferece outros benefícios, como tonificar sua cintura e outros músculos do tórax, aumentar a flexibilidade da sua coluna,melhorar o funcionamento do seu trato digestivo, fortalecer seu quadril e joelhos, aumentar a irrigação de sangue ao cérebro e melhorar a coordenação.

6 Benefícios Cardíacos e de Perda de Peso do Bambolê

Bambolê é uma forma divertida de ficar em forma e de perder peso ao mesmo tempo. Também é uma ótima forma de sair de casa e respirar um pouco de ar puro sem que pareça uma obrigação. Enquanto o bambolê parece fácil, é na verdade uma atividade cardíaca intensa que oferece muitos benefícios quando feito de forma regular.

1. Cuida Dos Seus Órgãos

Usar um bambolê de forma regular te ajudará a massagear e desestressar órgãos importantes do corpo, incluindo os intestinos. Isso pode te ajudar a manter a sensação de força e a regular seu intestino ao mesmo tempo. O movimento circular que é feito durante uma sessão com bambolê é tudo o que você precisa para limpar suavemente e melhorar a circulação de sangue pelo corpo.

2. Cria um Coração Forte

Como muitos exercícios intensos como a corrida, o bambolê ajuda a elevar seus batimentos cardíacos o que cria um excelente exercício cardiovascular. Isso ajuda a combater seu risco de doença cardíaca, derrames e até ataques do coração. Uma boa saúde cardiovascular melhorará sua aptidão física, tornando outras formas de exercício muito mais fáceis.

3. Foca Sua Mente

Bambolê é uma forma efetiva de incorporar meditação na sua vida. A meditação pode ser uma ferramenta importante para alívio do estresse e foco em objetivos. Ela também ajuda a diminuir vontades de comer e sensação de fracasso, o que em retorno oferece uma boa ferramenta para perda de peso. A meditação não precisa ser ficar sentado em um local quieto com suas pernas cruzadas, é simplesmente uma questão de focar sua em coisas que são positivas e importantes para você.

4. Aumenta Seu Nível de Energia

O bambolê pode aumentar muito seu nível de energia se você praticar de maneira regular. Com um nível de energia mais alto, seu corpo é mais capaz de aumentar o metabolismo, queimar calorias e te oferecer a energia que você precisa para ficar ativo durante o dia. Um aumento de energia pode ser a diferença entre você usar a escada ou o elevador. Quanto mais você se move, mais calorias você queima, e quando mais calorias você queima, mais peso você perde.

5. Fortalece Seu Tronco

Os músculos do seu tronco (encontrados no abdômen) são o que suporta seu corpo todo quando você faz musculação e outros tipos de exercícios, então é importante mantê-los fortes e ativos. Um tronco forte torna mais fácil para se exercitar e para deixar seu corpo em forma, então esse benefício não deve ser ignorado.

6. Melhora Sua Flexibilidade

Flexibilidade é muito importante para ossos fortes e um estilo de vida ativo. Enquanto a ioga é considerada uma das melhores formas de alcançar grande flexibilidade, o bambolê pode alongar e fortalecer a coluna, pernas e até os braços durante uma atividade intensa, então é uma alternativa viável para a ioga e você pode fazê-la sozinha, quando quiser.

Você já tinha ouvido falar que bambolê emagrece? Acha que isso é só para mulheres? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

6 comentários em “Bambolê Emagrece? Dicas e Benefícios deste Exercício”

  1. Gostaria muito de parabenizar pela reportagem maravilhosa, e, pela preocupação de ressaltar tantas maravilhas de benefícios com algo tão simples!!! Como fabricante de Bambolês artesanais personalizados para lazer e FITNESS, reforço a alegria de uma aula com este acessório, e, a força do link emocional que ele carrega e transmite ao mesmo tempo. Todos que adquirem uma peça minha, vão pesquisar sobre os beneficios éticos deste ano me enviaram esta matéria. Mais uma vez parabéns e muito obrigada!!!!!👏👏👏🤗💕🙏

  2. Eu mesma comprei um cano no Material de Construção e fiz. Ele não tem peso e bem leve. Acha ideaal que eu coloque algo dentro do cano? Com 5 reais é possível comprar 3 metros de canos e montar um. Abracos

  3. Uma observação importante: O bambolê para adultos pode pesar de 250g a 1kg. Sim, existem bambolês industrializados mais pesados, mas estudos recentes indicam que bambolês com peso acima de 1kg podem prejudicar a coluna, sobrecarregar a musculatura abdominal e das costas e até mesmo causar lesões em órgãos internos. Quanto mais pesadinho, mais fácil de rodar, mas o treino deve ser gradual para não causar dores desnecessárias. E outra coisa: Não é o peso do bambolê que determina o gasto calórico com a atividade e sem a agilidade e a complexidade dos movimentos que se faz. Ex: Ficar “só” rodando na cintura queima menos calorias do que andar, dançar ou mesmo correr enquanto bamboleia. 🙂