Esteira ou Bicicleta Ergométrica Para Perder Peso?

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

A efetividade de um plano de perda de peso depende da eficiência do gasto calórico. Apesar de ambos criarem treinos aeróbicos para gasto calórico, a esteira ativa mais grupos musculares e resulta em maior esforço. Entretanto, bicicletas ergométricas podem ser melhores para pessoas com problemas médicos que causem dor em exercícios de alto impacto. Ao escolher entre a esteira e a bicicleta, consulte com seu médico ou professor para avaliar seu estado de saúde e suas metas de perda de peso.

Gasto Calórico

A quantidade exata de calorias queimadas em um treino depende do seu peso e da intensidade dos exercícios, determinados pela velocidade e grau de resistência (peso). Para uma pessoa média de 68 kg (150 lb), um treino de esteira moderado queima, aproximadamente, 8.8 calorias por minuto, e somente 6.8 calorias por minuto em uma bicicleta ergométrica, aproximadamente.

A intensidade é determinada pela sua frequência cardíaca, e em um treino moderado é, normalmente, estabelecida em 50 a 70% de sua frequência máxima, calculada ao subtrair 220 menos sua idade. Em 1996, um estudo publicado no Periódico da Associação Médica Americana (“Journal of The American Medical Association”) relatou que treinos de esteira resultam em maiores gastos energéticos e nas mais altas frequências cardíacas do que bicicletas, que obtiveram o menor gasto energético entre diversas máquinas. Como o gasto calórico está diretamente ligado à perda de peso, esteiras são a opção mais eficiente para perda de peso.

Considerações

 

Apesar de bicicletas não queimarem tanto quanto esteiras, elas podem ser a melhor escolha caso você tenha algum problema de saúde. Caso você tenha algum problema de equilíbrio, esteiras podem representar um risco maior de quedas. Pessoas com histórico cardíaco também podem preferir bicicletas reclinadas, pois a resistência pode ser programada para zero. Um ciclista poderia pedalar por mais tempo com menos esforço cardíaco. Ergométricas comuns ou reclinadas também desgastam menos as articulações, e diferente de exercícios de impacto, como caminhadas, são mais efetivas para fortalecimento dos ossos e juntas.

Maximizando o treino de esteira

Esteiras são equipadas com controles de velocidade e inclinação. Um estudo publicado no Periódico de Fisiologia Aplicada (“Journal of Applied Physiology) em 1996 mostrou que usuários de esteira obtiveram picos de sua capacidade aneróbia durante treinos com 10% de inclinação ou mais. Treinos de intervalos, alternando em velocidades maiores que 12,8 km/h (8 mph) com zero de inclinação, e 8 km/h (5 mph) com 10% de inclinação gera níveis ótimos de gasto energético e queima de calorias. O “American College of Sports Medicine” recomenda de 120 a 150 minutos de exercícios moderados por semana para perda de peso, portanto 30 minutos de esteira cinco dias por semana é uma meta factível.

Maximizando o treino de bicicleta

Ajustando tanto a resistência da bicicleta quanto a duração do treino de queimas moderadas pode resultar um treino comparável aos de esteira. Outro estudo do Periódico de Fisiologia Aplicada, de 2006, demonstrou que treinos intervalados, em que se alternam períodos intensos de exercício com uma fase de descanso moderada, resultaram em um aumento na eficiência de queima de gordura durante ambos os períodos de treino e de repouso.

Uma amostra de treino intervalado em uma bicicleta incluiria um aquecimento de baixa intensidade, seguido de intervalos de quatro minutos de alta intensidade e dois minutos de baixa intensidade ou descanso até que complete de 40 a 60 minutos. Determine seus níveis máximos de frequência cardíaca. Pedaladas de baixa intensidade estão aproximadamente entre 40 a 50% do seu máximo, peladas moderadas entre 50 e 70%  e as de alta intensidade estarão entre 70 e 85% da sua frequência máxima.

Você prefere fazer esteira ou bicicleta ergométrica para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

14 comentários em “Esteira ou Bicicleta Ergométrica Para Perder Peso?”

  1. Oi ,bom dia,estou querendo comprar,um desses aparelhos,a esteira ou a bicicleta,já observei que tem algumas restrições para cada situação.
    No meu caso,tenho duas ernias de disco,e meus joelhos fazem um barulho como se tivessem areia,quando me abaixo e levanto,nesse meu caso,o que você me indicaria?
    Se puder me ajudar ficaria agradecida.

  2. Ola estou fazendo academia há uns dois meses, tenho 18 anos e peso 48 kilos, tenho 1,60 de altura sera que estou no meu peso ideal? As vezes quero abusar de exercicios aerobicos depois da culpa de comer besteira no final de semana…

    • Só um médico especialista, que meça seu IMC e percentual de gordura corporal que poderia dizer exatamente se você está em seu peso ideal, Karoline. Mas assim, à primeira vista, parece que sim, de acordo com as medidas expostas.

  3. Eu seu artigo não entendi a sequencia da maximização do treino na esteira.
    Na academia por enquanto faço uma sequencia de 6 em 3 minutos e 7 em 1 minuto, durante 40 minutos. Sobre inclinação nunca falaram nada para mim. mas vejo que sempre esta no zero, mas hoje depois de alguns minutos notei que a inclinação estava no 1, quando voltei para o Zero, senti que é mais forçado, isso é real?

    • Debora, pode ser que essa esteira estivesse com defeito. O nível 1 obviamente é mais forçado que o 0. No 0 você anda reto, não força tanto seus músculos quanto no 1, 2 e assim por diante (como estivesse numa ladeira, numa subida). Se isso acontecer de novo, chame um professor da sua academia para te orientar!

  4. OI Julio !! estou fazendo esteira ,bicilheta,exercícios de musculação todos os dias e e Hidroginastica 2 vezes na semana.Preciso perder 25 kgs por causa da minha saúde.Como poço perder esse peso ate dezembro ? Pois tenho que fazer uma cirurgia de coluna.

    • Em um mês, é difícil demais que você consiga perder 25kg. Mas você está progredindo muito bem, pelo menos em relação a exercícios! Tem até que tomar cuidado para não cansar demais o próprio corpo. Se você é inexperiente nesse mundo, talvez fosse até melhor começar de forma mais leve.

      No entanto, para perder peso é preciso que você gaste mais calorias do que ingere. A conta é simples: você deve tomar cuidado também com o que come! Não adianta nada fazer essa quantidade de exercícios e não ter uma alimentação balanceada, beleza? Tenha uma boa sorte!

      • Valeu Julio, tb estou fazendo dieta indicada por um nutricionista como estava muito pesada com 95 kgs, começamos com uma dieta de 1700 calorias diária. Mas tá valendo ,comecei com os exercícios dia 13/10 se não der tempo de perder os 25 kgs até dezembro faço a cirurgia ano que vem , o importante é manter esses exercícios depois . Já tive um AVC aos 35 anos , por ser sedentária ,isso ocorreu á 3 anos atrás e fiquei com sequelas na perna esquerda só,então agora não quero mais correr este risco,pelo menos não por descuido meu kkk . obrigada e grande abraço. 🙂

      • Valeu Juilo obrigada!! Já estou fazendo uma dieta tb indicada pela nutricionista,e os exercícios comecei no dia 13/10 ,Se ate dezembro não tiver perdido os 25 kgs não faz mal faço a cirurgia ano que vem .Acho que pode demorar um pouco + pois o ritimo dos exercícios ainda são leves ,porque estou me recuperando de um AVC que tive á 3 anos , e me deixou sequela principalmente na perna esquerda. A professora da academia está passando exercícios de fortalecimento do musculo tanto do braço esq quanto da perna .Mas com percistência sei que vamos conseguir. 🙂 bjão e obrigada pela atenção.

  5. Olá, comecei academia há 10 dias atrás, no dia de hoje estou com 84 kg, gostaria de informação se posso fazer esteira e bicicleta no mesmo dia? preciso perder no minimo 25 kg.

    • Pode fazer mas cuidado para não forçar demais e se machucar. A alimentação também é fundamental para conseguir seus objetivos.

      • Julio, te agradeço de coração, estou procurando ajustar minha alimentação..
        Tem necessidade de fazer uso de energético?
        Tomo todos dias Vitamina C, tem o mesmo efeito ou não?

        • Necessidade não tem. Você pode fazer uso caso sinta necessidade de mais energia para realizar a atividade. A vitamina C é um antioxidante que pode ajudar de forma geral a saúde mas não espere milagres.