Colágeno hidrolisado em pó – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 08/10/2020

A palavra colágeno é popular e frequentemente utilizada em produtos de beleza e suplementos para a saúde.

Ele é uma proteína abundante no nosso corpo, compõe um terço da proteína total do corpo humano, e é essencial para os ossos, pele, tecido muscular, tendões, dentes, cabelos, unhas e cartilagens.

Nos tecidos do corpo, o colágeno é responsável por constituir as fibras que dão a sustentação a eles, como por exemplo tendões, articulações, músculos e ossos. Por conta disso é que a palavra “colágeno” tem origem grega e significa cola.

Na nossa pele, o colágeno contribui com a resistência e a elasticidade. Porém conforme envelhecemos, a produção de colágeno vai diminuindo. Por esse motivo, é comum o surgimento de linhas de expressão, rugas e flacidez.

Propriedades do colágeno para a pele
Propriedades do colágeno para a pele

Além disso, como o colágeno atua nas cartilagens que estão presentes entre as articulações, é comum também à medida que envelhecemos, as cartilagens se desgastarem, provocando dores e desconfortos.

É muito benéfico nesses casos fazer a suplementação com o próprio colágeno, que está presente em suplementos alimentares e cosméticos.

No caso do colágeno hidrolisado, suas partículas foram quebradas em tamanhos menores para que assim, possam ser diluídas em líquidos com mais facilidade. Dessa forma, podemos aproveitar todos os benefícios do colágeno em pó.

Benefícios do colágeno hidrolisado em pó

As versões de produtos contendo colágeno são muitas, uma delas é o colágeno hidrolisado em pó. Confira a seguir como o colágeno pode contribuir com a sua saúde.

Colágeno hidrolisado em pó
Colágeno hidrolisado em pó

1. Ajuda a prevenir a osteoporose

O colágeno desempenha um papel fundamental na construção e regeneração dos ossos. A suplementação de colágeno pode ajudar a compensar a diminuição da produção de colágeno decorrente da idade e manter os ossos fortes e saudáveis.

2. Contribui com a saúde dos cabelos e unhas

A falta de colágeno pode resultar em cabelos e unhas quebradiças, além de ter relação direta com a queda e o brilho capilar. Adicionar colágeno em sua dieta pode fazer muita diferença.

3. Benefícios do colágeno na cicatrização

O colágeno um dos componentes essenciais para a produção e regeneração de pele.

Dessa forma a ingestão de colágeno hidrolisado em pó pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização, seja na recuperação de um corte cirúrgico, arranhões, entre outros ferimentos.

4. Reduz a inflamação

O colágeno pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações. Isso porque ele ajuda no crescimento e regeneração dos tecidos conjuntivos que mantêm as articulações fortes, diminuindo o atrito entre os ossos, o que pode levar à inflamação e dor.

5. Diminui a ansiedade e melhora o sono

O pó de colágeno hidrolisado contém altos níveis de glicina, que ajuda a diminuir a ansiedade, estresse e melhora o sono. Isso acontece porque ele ajuda a equilibrar os níveis hormonais.

6. Previne o envelhecimento

O colágeno é responsável pela renovação celular, melhorando a elasticidade da pele e prevenindo as rugas e outros sinais de envelhecimento.

Um estudo realizado em 2014 mostrou que o consumo do colágeno hidrolisado pode reparar danos causados pelo sol, melhorar os níveis de oleosidade, hidratação e tonificar a pele.

7. Benefícios do colágeno na digestão

O colágeno não só protege como também mantém a integridade da parede intestinal. Além disso ele também favorece a absorção dos nutrientes no intestino.

8. Saúde bucal

O colágeno protege os dentes e as gengivas, e a sua falta pode afetar a saúde bucal.

9. Aumenta o metabolismo, a massa muscular e o rendimento energético

Aumentar os níveis de colágeno no corpo pode impulsionar o metabolismo e fornecer a energia necessária para a construção muscular.  

Para garantir que o seu corpo absorva da melhor forma, você pode dar preferência ao colágeno hidrolisado em pó com vitamina C.

Então, o suplemento alimentar de colágeno hidrolisado é de extrema importância para quem pratica exercícios físicos, e quer aproveitar dos benefícios do colágeno.

Como aproveitar os benefícios do colágeno?

O colágeno hidrolisado em pó consegue ser facilmente misturado à sucos, vitaminas e shakes, assim como outros suplementos alimentares. Confira abaixo as orientações para consumo:

  • Dica: É aconselhado jejum de 3h antes de ingerir o produto, assim como, para melhor proveito, não se deve consumir nada por pelo menos 20 minutos depois da sua ingestão.
  • Preparo: Dissolva a quantidade de pó de colágeno recomendada pelo fabricante em um copo com água ou suco de 250ml.
  • Importante: Recomenda-se que menores de 18 anos não consumam o colágeno em pó sem orientação apropriada.

Melhores marcas

O colágeno hidrolisado em pó é um suplemento de fácil acesso, é encontrado em várias lojas físicas e virtuais. Entretanto, ao comprar, garanta que tenha uma boa procedência e que a marca seja confiável e conhecida no mercado.

Quer saber mais sobre os benefícios do colágeno? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a proteína pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referência Adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios do colágeno hidrolisado em pó para a saúde? Tem costume de consumir esse suplemento ou pretende fazê-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

11 comentários em “Colágeno hidrolisado em pó – Para que serve e como usar”

  1. Sentia dores no corpo e na articulação do ombro esquerdo , estou no processo da menopausa e minha ginecologista disse que por esse motivo eu sentia essas dores . Estou tomando o Colágeno em pó a um mês e ñ tenho mais dores e detalhe é para tomar a vida toda !

  2. Muito interessante! Parece ser muito bom para o corpo. Vou começar a tomar sim! Espero que tenha um sabor bom, porque é ruim comer algo saudável, mas que não é muito gostoso 😀

  3. Há 30 anos sofro com fortes dores no tornozelo direito devido a um acidente de moto. Passei nas mãos de vários ortopedistas renomados e não tive êxito. Deixo aqui registrado que conheci e passei a tomar o colageno hidrolisado há dois meses e não tenho mais dores, tinha muita limitação ao andar , hoje penso até em voltar a correr.

    • Boa noite! Que bom Marcelo!!!! Estou pensando em comprar para meu marido,ele já operou o joelho e sente dores,precisa caminhar e se exercitar,pois é diabético,e não consegue devido o joelho. Quem sabe o colágeno não faz efeito nele?

  4. Comecei a tomar faz 2 semanas, mas não sabia de todos os benefícios
    Nunca mais vou parar de tomar!! <3
    😉

  5. Comecei fazem dois dias, mas não sabia de todos os beneficios. Eu tomo diluido com suco de laranja, apesar da indicaçao no pote ser de uma colher de sopa em 250 ml de suco, chá etc, ao dia, eu divido em duas partes de colher de chá, antes do almoço e janta.