15 Alimentos Ricos em Colágeno

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Para garantir boa quantidade de colágeno no corpo devemos consumir alimentos ricos em colágeno? Ou o importante é garantir alimentos que contém nutriente para a formação do colágeno?

Constituído pelos aminoácidos Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina, o colágeno representa a forma mais abundante de proteína que pode ser encontrada no corpo humano. Ele corresponde a 30% das proteínas presentes no organismo e pode ser encontrado nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos, trato digestivo, coração, bexiga, vesícula biliar, rins e tecido conjuntivo.

O componente é responsável por oferecer firmeza à pele, por renovar as células da pele e fornecer elasticidade a ela. Ele também é o maior elemento dos cabelos e das unhas, ajuda a manter as células e tecidos juntos, além de proteger a pele da absorção e propagação de substâncias danosas como toxinas, micro-organismos e células cancerosas. Veja aqui uma lista completa de benefícios do colágeno.

Além disso, o colágeno também pode ajudar a tratar a síndrome do intestino com vazamento, pode acelerar o metabolismo, fortalecer as unhas e os dentes, possui ação desintoxicante e pode ajudar a reduzir as marcas de celulite.

Com o passar dos anos e o envelhecimento, a partir dos 35 anos de idade, a produção de colágeno por parte do corpo diminui. O resultado disso é que o cabelo fica sem vida, a pele se torna flácida e enrugada, os tendões e ligamentos já não são tão elásticos como antes e as articulações e tornam mais rígidas.

A boa notícia é que dá para abastecer o corpo com a proteína ao integrar fontes da substância na dieta. Quer saber quais são elas? Confira na lista a seguir com os alimentos ricos em colágeno.

Mas antes, conheça os nutrientes que estimulam a sua produção

Antes de conhecermos os alimentos ricos em colágeno, é importante saber que não basta simplesmente ingerir comidas com colágeno para abastecer o corpo com a proteína, mas que também é fundamental consumir alimentos que tragam nutrientes que estimulam a produção da substância.

E quais são esses nutrientes? A vitamina C, a vitamina E, o cobre, o selênio, o zinco, o enxofre e o silício. Há ainda a vitamina A, que ajuda a consertar o colágeno que já sofreu danos.

Lista de alimentos ricos em colágeno (ou que estimulam a produção)

Vejamos quais alimentos você deve incluir na sua dieta para conseguir mais colágeno no corpo.

1. Gelatina

Rica em colágeno, a gelatina traz a vantagem de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso, ao mesmo tempo em que faz bem para as peles, unhas e cabelo.

2. Carnes

Na lista dos alimentos ricos em colágeno, as carnes não podem deixar para aparecer. É que elas são fontes de proteínas, que estimulam a produção do elemento.

3. Ovos

Assim como as carnes, os ovos possuem proteínas em sua composição, portanto também contribuem com o aumento da produção de colágeno no organismo humano.

4. Frutas cítricas

Frutas cítricas como a laranja têm vitamina C, que contribuem com a síntese de proteínas, que depois será transformada em colágeno. A recomendação é comer de três a quatro porções de frutas cítricas por dia.

5. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como o morango e a amora contêm vitamina C e flavonoides, que ao trabalharem juntos, possuem ação antioxidante, de maneira que combatem os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano, que é um grande causador da diminuição dos níveis de colágeno no organismo.

Sozinha, a vitamina C ainda estimula a produção de colágeno, como afirmamos no tópico anterior.

6. Castanhas, nozes e amêndoas

Além de serem fonte de vitamina E, que é importante para a formação de colágeno, as castanhas, nozes e amêndoas contêm ácidos graxos poli-insaturados que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele. A orientação é consumir 1/3 de xícaras desses alimentos diariamente.

7. Aveia

A aveia é fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.

8. Tomate, pimenta e beterraba

Esse grupo de vegetais contém o antioxidante licopeno em sua composição que protegem a pele contra danos, como se fosse um protetor solar natural, ao mesmo tempo em que faz com que os níveis de colágeno do organismo aumente.

9. Vegetais de cor verde-escura

Os vegetais de cor verde-escura como o espinafre, o brócolis e a couve são compostos por vitamina C, que como já mencionamos aqui colaboram com a formação de colágeno. Além disso, sua ação antioxidante fornece proteção contra os radicais livres que podem enfraquecer o colágeno.

10. Vegetais de cor laranja

Os vegetais de coloração laranja, grupo em que a cenoura e batata-doce se destacam, são fontes de vitamina A, que é capaz de restaurar e regenerar o colágeno que foi danificado.

11. Soja

Seja o leite de soja, seja o tofu, seja um queijo feito à base de soja. Fato é que todos esses possuem um hormônio chamado genisteína em sua composição, que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.

12. Chá branco

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Kingston, no Reino Unido, com a Neal’s Yard Remedies, uma empresa de produtos de beleza, também do Reino Unido, o chá branco pode proteger as proteínas presentes na estrutura da pele, em especial o colágeno.

A justificativa para a ocorrência de tal fato é que a bebida previne a ação de enzimas que destroem o colágeno.

13. Alho

O alho possui enxofre, que é necessário para a formação de colágeno no corpo humano. Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são capazes de reconstruir as fibras de colágeno que foram danificadas.

14. Ostras

As ostras são fontes de zinco, um mineral que é essencial para a formação de colágeno no corpo humano.

15. Colágeno hidrolisado

A partir dos 35 anos de idade, a suplementação de colágeno é considerada essencial, tendo em vista que neste período os níveis da proteína presentes no corpo tendem a cair. Uma das formas de fazer isso é consumir o colágeno hidrolisado, um produto que carrega uma alta concentração de colágeno puro, que pode ser totalmente absorvido pelo organismo.

Como manter os nutrientes dos alimentos

Para aproveitar bem os nutrientes disponíveis nos alimentos que você consome, é importante prestar atenção ao modo como elas são preparadas, pois isso pode fazer com que esses nutrientes se percam.

E as táticas para evitar que isso aconteça são: cozinhar no vapor, não fatiar muito, cozinhar com a casca, não cozinhar por muito tempo, utilizar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas em outro prato.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita estar consumindo na quantidade correta estes alimentos ricos em colágeno? Devido à idade, pensa que precisa aumentar sua ingestão desta proteína? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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85 comentários em “15 Alimentos Ricos em Colágeno”

  1. Eunice, cuidado pé de galinha reponhe o colágeno e também aumenta o colesterol, cosuma com moderação.

  2. Iris eu fiz hoje um kilo de pé de galinha sem as unhas deixar de molho em água com um pouco de sal e limão depois escorrerbe por em panela de pressão com uma colher de açafrão salsicha picada duas cebola e alho a gosto cozinhar por uma hora depois bater no liquidificador e coloque em potinhos e deixar na geladeira por meia hora depois corte em cubos e consuma duas vezes ao dia pode por na comida

  3. Me corrijam se a informação estiver errada.
    Uma pessoa me falou que o colágeno hidrolisado (em pó) não é sintetizado pelo organismo, ou seja, nosso sistema digestivo acaba destruindo as propriedades do mesmo.
    Isso procede ??!!

  4. Oi sou Eunice e tenho 6 anos; amei tudo sobre Colágeno, mas cansada de tomar colágeno em cápsulas pesquisei mais sobre o assunto e descobri sobre pés de galinha; sem muita fé e pensando no trabalhão pra cozinhar os pés, resolvi fazer com 5 Kls de pés, estava sofrendo muitas dores, artrose nos joelhos, tendinite no ombro, dores horríveis na coluna c-4 e c-7, enfim com muitos Pacos , Celebras, Nimesulidas. Comecei a comer a gelatina 1º dia almoço e jantar, não muito animada; mas no 3º dia já não sentia mais dores, então abandonei os remédios e os Ômegas hidro…. e sarei. Hoje posso fazer caminhada, e trabalho muito. A receita é esta e simples. 5 kls. de pés de frango, 4 cebolas grande, uma colher de açafrão, alho, sal que baste para temperar. Coloco tudo numa panela grande de pressão se afogar e bastante água por uma hora. Tiro os ossos grandes, bato no liquidificador e volto pra panela pra acrescentar mais temperos, cheiro verde etc… não deixo ele muito ralo, coloco em vasilhas de margarina de 250, consumo de duas refeições, coloco no congelador; não fico mais sem esse colágeno. Acabam-se as dores, melhora o cabelo, as unhas, a pele etc……espero que gostem, já faz um ano que eu uso, ensino e até faço pra algumas pessoas que não acreditam nesse milagre tão barato e ao alcance de todos nós. Experimente!

  5. A maioria desses colagenos industrializados não são 100% que va fazer efeito, segundo informação de professores de nutrição porque na verdade você tem que conssumir alimentos que o seu organismo produza o colageno , pois ele é produzido pelo o seu organismo ,e a ingestãon de qual quer produto industrializado vai diretamente para o intestino quase nada é absorvida de maeira adequada , os alimentos que você conssome também vai, mais de forma diferente , pois ao conssumir um alimento inatura ou produzido por você é diferente desses industrializado, e clarro com frequencia só assim vai absover mais minerais , micro e macro nutrientes que seu organismo precisa. Obs: procura um proficional na área da saúde é sempre importante para te orientar

    • Oi Eunice Martins, Gostaria de saber quantas vezes por semana é necessario consumir a receita do colageno de pé de frango para fazer efeito.

    • Estou com 49 anos e comecei a sentir dores nas articulações como ombro cotovelos e a pouco tempo dormência nanperna direita que se alonga até os quadris pareço ficar com parestesia estou triste demais isso começou a três meses eu comecei a cuidar do braço e agora posso ficar sem andar socorro me ajude.

  6. Gostei muito das dicas! Tenho 56 anos Pois sou corredor de rua! Preciso muito de proteínas,fibras e colágeno pra as articulações, músculos e ossos!,

  7. Oi tenho 36 anos, estou me cuidando agora, mas gostaria de saber se comer esses alimentos que contêm colágeno é suficiente para melhorar a pele.

  8. Uma pele bem cuidada hoje será uma pele bonita amanha. Repor o colágeno perdido ou estimula-lo é muito importante, porém, é importante conversar com uma nutricionista , pois existem diversos tipos de colágeno, mas nem todos são para a pele. Eu tomo o que tem escrito hidrolisado verisol, pois este é especial para a pele. Existem vários tipos de colágeno no mercado, mas eu gostei muito do colágeno verisol da Herbalife , mas também já comprei o verisol do Sidney de Oliveira. Quanto aos pes de galinha, segundo informações de uma sobrinha que atua na área da saúde, fazer os cubinhos de gelo com o caldo dos pes e depois usar na comida é muito bom para a pele.

  9. È isso pessoal nunca É tarde pra se cuidar ” tem gente que qnd Novo acha que nunca terás uma ruga/pele flácida só qui sim
    O bom É se cuidar isso conta desde alimentação
    Pois É daí que conta
    Depois cremes faciais tbm ajudará
    Vale lembrar que coxas tbm s nota a falta e nos braços o famoso tchauzinho quem nunca rsrs
    Essa matéria foi de Auto aproveito
    E sobre o colágeno hidrolisado
    Tem o pó e em cápsula
    Muita pessoas preferem o pó (sou eu)
    Outros preferem em cápsulas
    Mayara colágeno em pó sabor tangerina/natural
    Alimentos se bem se amem
    #Somosoquevomemos ✔?

    • Comer alimentos que tem colageno e o melhor que tem esse industrializado nao faz bem pra saude amei ad dicas dessa materia!

  10. O whey protein contam colageno, ou auxiliá na elasticidade da pele? Sei que ele fornece uma grande quantia de proteína, além de ser mais barato e fácil de preparar porém, não sei se age na pele e na flacidez.

  11. Amai a reportagem sobre a importancia do colageno, se tivesse esta informação antes não teria perdido tanto tempo em procurar orientação, tambem tem o problema da situação financeira que para seguir tudo isso e complicado, porque os colagenos que compramos prontos são muito caros, e isso e pra vida toda. teria que ja esta fazendo esta reposição, mais nunca é tarde para corrigir.

  12. Hoje estou com 44 anos e a pele do meu rosto esta muito flacida ta caindo tudo principalmente na regiao dos olhos, quando eu tinha uns 10 anos a menos era outra pessoa creio que o colageno seja o principal problema. faz dois dias que comecei a tomar o colageno hidrolisado e um complexo vitaminico e tomei vergonha na cara e comecei a usar um hidratante no rosto, vamos ver se vai melhorar.

  13. Olá estava em busca de informações e acredito que encontrei. Pretendo utilizar o colágeno porém tenho receio pois parece que pode acarretar problemas nos rins. Isso procede?
    Obrigada desde já.

    • É preciso consultar seu médico ou uma nutricionista antes de tomar, para que assim você faça com cuidado e respaldo.