Cabelo de milho: para que serve, propriedades e como usar

publicado em

O cabelo ou barba de milho é uma parte da planta com propriedades anti-inflamatória e diurética. Por isso, o cabelo de milho é usado na medicina alternativa para tratar problemas relacionados ao sistema urinário e renal, como as infecções urinárias. 

Além de suas propriedades anti-inflamatória e diurética, os fios amarelados contam com muitas vitaminas, carboidratos e proteínas úteis para o nosso organismo. 

O cabelo de milho é encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação na forma de extrato seco, usado para preparar o chá de cabelo de milho, e como suplementos alimentares.

Veja para que serve o cabelo de milho, as suas propriedades, como usá-lo e quais são as contraindicações. 

Para que serve o cabelo de milho

Pedra nos rins
O cabelo de milho pode ajudar em condições ligadas aos rins, como as pedras nos rins

O cabelo de milho são os fios amarelados, cientificamente chamados de estigmas, que ficam dentro da espiga de milho e que se desenvolvem juntamente com os grãos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esta parte do milho é amplamente utilizada para fins medicinais no tratamento de alguns problemas de saúde, como: 

  • Cistite: infecção e/ou inflamação da bexiga, geralmente causada pela bactéria Escherichia coli. Veja quais são os remédios mais usados para tratar a cistite
  • Nefrite: inflamação nos rins decorrente de infecções, reações imunológicas ou uso abusivo de medicamentos. 
  • Pedras nos rins: especialmente aquelas pedras pequenas que ainda podem ser eliminadas com a urina. Veja quais são os tipos de pedras nos rins e como prevenir.
  • Gota: doença inflamatória que afeta as articulações, decorrente do aumento dos níveis de ácido úrico no sangue. Conheça os sintomas de gota
  • Incontinência urinária: veja quais são as causas do problema e o que você pode fazer.
  • Inchaço: por retenção de líquidos no corpo.
  • Sintomas da TPM: cólicas, dores de cabeça e nas costas, estresse e ansiedade.

O cabelo de milho é diurético, ou seja, aumenta a frequência com que uma pessoa vai ao banheiro para urinar. Consequentemente, há redução do inchaço causado pela retenção de líquidos e, também, da pressão arterial, caso esteja acima do normal. 

Por ajudar na eliminação de líquido retido, o chá de cabelo de milho também é usado por pessoas que querem emagrecer. Nesse caso, o chá pode ajudar a eliminar o peso extra causado pela retenção de líquidos, mas a prática precisa estar vinculada a um plano alimentar saudável e à prática regular de atividade física. 

Além da propriedade diurética, alguns estudos científicos têm mostrado que o cabelo de milho pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e, ainda, regular a microbiota intestinal, melhorando o funcionamento do intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

No caso do funcionamento intestinal, a contribuição do cabelo de milho está fortemente associada ao aumento da ingestão de fibras e de água, que tende a melhorar a condição de pessoas que sofrem com prisão de ventre porque não ingerem quantidades suficientes de fibras e de água ao longo do dia.   

Propriedades do cabelo de milho

O cabelo de milho é considerado uma planta medicinal, devido às suas propriedades:

  • Antioxidante, pois é rico em flavonoides. 
  • Anti-inflamatórias, visto que ajuda na eliminação de toxinas do corpo. 
  • Hipoglicemiantes, uma vez que contribui para a diminuição da glicemia.
  • Hidratante, já que aumenta a ingestão diária de água.
  • Diurética, pois aumenta a micção. 
  • Hipotensor leve (reduz a pressão arterial), devido à atividade diurética da planta.

Essas atividades derivam de seu grande valor nutricional, originado de importantes micronutrientes, como as vitaminas B6, C, E, K e os minerais: cálcio, potássio, ferro, selênio e zinco.  

Como usar o cabelo de milho

Cabelo de milho
Costuma-se obter o extrato seco do cabelo de milho em lojas de produtos naturais

O cabelo de milho é comumente consumido na forma de chá, a partir do extrato seco obtido em lojas de produtos naturais. 

Ingredientes

  Continua Depois da Publicidade  
  • 1 colher de sopa de extrato seco de cabelo de milho
  • 1 xícara de água

Como preparar

Leve a água juntamente com o extrato seco de cabelo de milho ao fogo, até levantar fervura. Depois que a água ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos. Assim que o chá ficar morno, é só coar e beber. 

O recomendado é que você beba até 3 xícaras deste chá por dia. 

Outra forma possível de consumir o cabelo de milho é em suplemento alimentar, cuja recomendação geral de consumo é de 400 a 450 mg, de 2 a 3 vezes ao dia. 

No entanto, é fundamental que você consulte seu médico ou médica, para saber se você pode consumir esse suplemento e qual é a dose mais adequada. De maneira alguma, é recomendado que você substitua o seu tratamento convencional pela suplementação com cabelo de milho. 

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações do cabelo de milho

De modo geral, o cabelo de milho é uma planta medicinal considerada segura e com poucos efeitos colaterais associados ao seu uso. 

Entretanto, como o cabelo de milho aumenta a micção, ou seja, a frequência com que uma pessoa urina, seu uso pode causar algum desconforto em pessoas com inflamação na próstata.

O cabelo de milho também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois pode alterar hormônios importantes nessas fases, como é o caso da ocitocina, que age nas contrações uterinas. 

Também é importante ter cuidado ao usar o cabelo de milho, se você já fizer algum tratamento contínuo com medicações que reduzem a pressão arterial e a coagulação sanguínea, ou que regulam a diabetes, pois o cabelo de milho pode intensificar os efeitos desses fármacos. 

Sendo assim, sempre consulte seu médico ou médica antes de utilizar qualquer produto natural, para complementar um tratamento medicamentoso. 

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia as propriedades do cabelo de milho? O que você achou mais interessante sobre o uso do cabelo de milho para a saúde? Pretende experimentar o chá? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

1 comentário em “Cabelo de milho: para que serve, propriedades e como usar”