Carboxiterapia funciona mesmo? É seguro?

atualizado em

A estética é uma área que vem ganhando cada vez mais espaço entre homens e mulheres. Dentre os vários procedimentos novos, a carboxiterapia vem sendo usada para o tratamento da celulite, estrias, flacidez e gordura localizada. Mas, será que a carboxiterapia funciona?

Com essa dúvida no ar, hoje vamos entender como é esse tratamento e mostrar seus benefícios, resultados e contraindicações.

O que é carboxiterapia?

Carboxiterapia funciona nas olheiras

A carboxiterapia é um tratamento estético que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico medicinal (com uma pureza próxima a 100%) nos tecidos, via subcutânea, em sessões de 15 a 30 minutos.

Surgiu na França nos anos 30, inicialmente em procedimentos com doenças arteriais, virou moda na Europa e Estados Unidos. Mas, só chegou ao Brasil entre 2005 e 2006, no Consenso Ibero-Americano de Carboxiterapia.

Ela sofreu diversas alterações desde a sua criação. Por exemplo, no início era feita através de banhos e, apenas recentemente, ganhou a versão injetável.

  Continua Depois da Publicidade  

Como o foco da carboxiterapia é a pele, os resultados demonstram que de fato ela funciona na redução das irregularidades causadas pelas celulites e estrias, diminuindo o aspecto enrugado da pele, melhorando a sua elasticidade e combatendo a flacidez.

Como funciona a carboxiterapia?

Carboxterapia funciona na mulher

A princípio, o procedimento é simples: A injeção do gás carbônico vai induzir o transporte de grandes quantidades de oxigênio ao local da aplicação através da vasodilatação, mecanismo fisiológico que estimula a circulação sanguínea.

Com isso, há aumento da drenagem sanguínea e linfática, removendo toxinas e líquidos dos tecidos. Além disso, esse processo promove a renovação de colágeno do local, melhorando a aparência da pele e, como um bônus, quebra as células de gorduras presentes.

Um ponto importante que acontece no tratamento das estrias é uma inflamação breve e fraca provocada pelo gás carbônico. Assim, o local ficará com um pequeno inchaço e vermelhidão, estimulando a produção de fibras colágenas para diminuir a estria.

  Continua Depois da Publicidade  

Após alguns dias, essa inflamação cessa e é possível visualizar o resultado daquela sessão.

A carboxiterapia é um procedimento seguro?

Estrias na barriga

Conforme um estudo publicado em 2012 na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, a carboxiterapia vem mostrando bons resultados e se tornando cada vez mais popular nas clínicas de estética do país.

A maior parte do corpo pode se beneficiar desse procedimento, como o abdômen, coxas, pescoço, rosto, braços, nádegas e costas. Em contrapartida, tudo vai depender de qual problema de pele você quer resolver, se é uma estria ou eliminar uma celulite, por exemplo.

O aumento da oxigenação no local da aplicação deixa a pele um pouco mais clara e melhora o seu aspecto. Assim, a carboxiterapia pode funcionar amenizando cicatrizes da lipoaspiração e a coloração escura das olheiras.

Basta fazer a carboxiterapia que terei bons resultados?

Diante dos vários benefícios, é importante lembrar que essa técnica é apenas um coadjuvante para a sua mudança de estilo de vida, que pode contribuir para o seu bem estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, a carboxiterapia age como uma ponte para alcançar o seu corpo ideal. Mas, a persistência de hábitos não saudáveis põe o tratamento em risco.

Portanto, é indicado aliar o procedimento com uma alimentação balanceada e uma rotina firme de atividades físicas, sendo esse o melhor caminho para se obter mais benefícios.

Caso contrário, o tratamento com a carboxiterapia pode não funcionar por muito tempo e a gordura eliminada voltar com facilidade.

Com isso, alguns críticos defendem que não vale a pena fazer o tratamento, principalmente por durar em média 6 meses. Entretanto, quando há uma vontade da pessoa em alcançar seus objetivos, o tratamento pode surpreender.

Quais os principais resultados da carboxiterapia?

Carboxiterapia funciona contra estrias

Existe um número considerável de resultados positivos com esse procedimento, contribuindo para o seu sucesso pelo mundo. Assim, temos:

  • Diminuição no tamanho das medidas;
  • Aumento de resistência da pele;
  • Rejuvenescimento facial;
  • Redução da flacidez nos braços;
  • Redução da flacidez facial e da famosa papada;
  • Eliminação da celulite;
  • Ajuda a melhorar a circulação, reduzindo o inchaço;
  • Redução de estrias;
  • Eliminação de gorduras localizadas.

Contraindicações e efeitos colaterais da carboxiterapia

Alergias na pele

Para evitar complicações, o médico deverá ser informado de todos os problemas existentes com o paciente antes de qualquer procedimento estético. Dessa forma, podemos destacar:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Doença grave dos pulmões ou coração, que podem comprometer a eliminação do CO2;
  • Pacientes com câncer;
  • Infecções no local de aplicação;
  • Alergia na pele;
  • Gravidez ou lactantes;
  • Obesos.

Com relação aos efeitos colaterais, são poucos, não apresentam tanta gravidade e nem afetam o funcionamento da carboxiterapia:

  • Dor no local da aplicação;
  • Hematomas no local da aplicação;
  • Dormência, desconforto ou sensação de queimação durante a aplicação, devido à distensão do tecido.

A sensação de desconforto desaparece assim que a aplicação termina. Porém, a dor e os hematomas podem persistir por algum tempo.

Quantas sessões de carboxiterapia devem ser feitas para funcionar?

Gordura localizada na mulher

Cada paciente responde de uma maneira diferente. Por isso, o médico deve avaliar a recuperação após cada sessão e, dessa forma, estipular a média do seu tratamento.

Mas, em média são necessárias em torno de 10 sessões, que podem ser feitas uma vez por semana ou a cada 15 dias.

No entanto, o tratamento não pode passar de 20 sessões. Além disso, é necessário um intervalo entre um tratamento completo e início do outro de, no mínimo, 6 meses.

Como é um procedimento não-cirúrgico, o paciente não precisa de repouso. Mas, os casos variam com a intensidade do tratamento.

A carboxiterapia pode funcionar permanentemente?

Como já foi dito ao longo do texto, a carboxiterapia é um tratamento auxiliar, ou seja, seus resultados não são definitivos. Devido a isso, pode ser combinada com outros tratamentos estéticos para que se alcance resultados cada vez melhores e mais duradouros.

O médico que realizará o procedimento é o responsável por acompanhar e monitorar os resultados. Assim, é importante lembrar que ele deve ser sempre transparente com você, mostrando os reais resultados do procedimento e te informando se está dando certo ou não.

Por fim, apesar de não ser uma técnica cirúrgica, é considerada invasiva. Por isso, cientistas orientam realizar esse procedimento apenas com um profissional de saúde habilitado, em clínicas seguras e com todo o suporte para o seu funcionamento.

Fontes e referências adicionais

Qual é o seu objetivo com a carboxiterapia? Já fez alguma sessão? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

39 comentários em “Carboxiterapia funciona mesmo? É seguro?”

  1. Eu estou indo na magras fiz duas sesao carboxiterapia e estou de dieta eu pedi 3kilos e 400 em uma semana tô muito confiante q vó consegueir

    Responder
  2. Iniciei o tratamento com carbox a uma semana. Fui cheia de medo, poi me adiantaram que dói demais, mas para minha surpresa foi muito tranquilo, não tive nenhum tipo de reação além de um leve inchaço na região da picada, que sumiu no dia seguinte. E acredite, resultado é muito particular, pois já notei diferença na primeira semana de tratamento.

    Responder
  3. Fiz hj a primeira sessão de termolipólise e CO2 hj, e tive orientação de não realizar atividades físicas nas próximas 24 hrs, realmente é necessário esperar esse período?

    Responder
  4. Comecei um tratamento na clínica MAGRASS a uma semana com endermo e carbox com intervalo de um dia uma vez na semana. Deu vontade de chorar mas, vou continuar estou ansiosa para ver o resultado.

    Responder
  5. Estou na minha segunda seção de carbox. na região da barriga a famosa (ponchete) confesso que é um pouco dolorido , e por enquanto só tenho notado a região um pouco inchada .
    Espero obter uma bom resultado após as 10 sessões .

    Responder
  6. Olá fiz três sessões de carbox não percebi ainda resultados isso eh normal? estou numa dieta e academia msm assim não perdi ainda nenhum quilo..

    Responder
  7. Eu já fiz 10 sessões de carboxi, já na quarta sessão percebi os resultados, estou amando, perdi 10 cm nos culotes, reduziu todas minha medidas, mas tbm eu faço academia e reeducação alimentar, mudei meu estilo de vida, perdi 10 kg em 3 meses. O carboxi é maravilhoso, faço uma vez por semana. Recomendo é ótimo, estou com o corpo lindo. Faço com minha Fisioterapeuta.

    Responder
    • Olá boa tarde gostava de saber onde você fez (Leda), e o valor, estou muito deseperada, obrigada
      Grata pela atenção dispensada
      Cumprimentos

      Responder
  8. Bom dia. Fui em uma clínica ontem segura de que iria fechar 3 sessões de crio c/ drenomodeladora e endermo. Mas a esteticista fez a minha avaliação e falou que o melhor pra mim seria 8 sessões de carboxi +drenomod+endermo+russa. Que se não adiantasse na 4º sessão ela poderia me passar a crio pois minha gordura estaria mais molinha. Se Disse que a crio é bom pra gordura mole e a minha é compacta. Será verdade? O que vc acha? (minha região é abd+flancos) Obrigada.

    Responder
  9. Iniciei tratamento de carbox capilar, estou na terceira sessão e os resultados já começaram aparecer o cabelo parou de cair, aumentou o volume e os folículos de novos fios apareceram, com a evolução do tratamento espero que os novos fios voltem a crescer, futuramente espero comentar os resultados.

    Responder
  10. Inciei tratamento de carbox, e estou adorando!!! no meu primeiro dia quase morri de dor..rsrs mas agora após a 4 sessão já não sinto nada, e sim! já estou vendo melhoras. Estou adorando! recomendo! mas lembrando que não adianta fazer o tratamento e continuar com uma alimentação não saudável. Beba muita agua, se exercite que você vera o resultado!

    Responder
  11. Olá! Gostaria de deixar meu depoimento sobre o meu tratamento. De um ano pra cá, relaxei com o meu corpo e ganhei alguns quilinhos indesejados, de brinde vieram algumas estrias no bumbum. Fiquei chateada, pois nunca tive estrias, e elas já estavam branquinhas. Fui a uma clínica de estética e depois de analisado o meu caso, a Dra. me recomendou o tratamento com carboxiterapia. Ela ressaltou que as estrias brancas são mais difíceis de remover, mas com esse tratamento ela dava a certeza de que melhoraria muito o meu caso. Pois bem, comecei e logo na primeira sessão tive a vontade de sair correndo kkk que dor! Ela tinha me alertado que seria um pouco desconfortante e meu psicológico já estava meio abalado rsrs mas fui em frente, na quarta sessão eu fiquei maravilhada com o resultado, a minha pele estava super firminha e as estrias tinham suavizado muuuuito. O sacrifício realmente vale muito a pena. Semana que vem termino minha última sessão, num total de 10. Eu sempre tive pouca celulite e com esse tratamento elas não existem mais! Eu super indico esse tratamento, mas claro, sempre com a orientação de um médico, como eu fiz! Ela fez uma lista de cuidados que eu devo tomar após o tratamento, como uma alimentação saudável, não ganhar medidas drasticamente, e sempre sempre sempre hidratar meu corpo. É isso, hoje estou satisfeita com a carboxiterapia e meu bumbum voltou como era antes!

    Responder
    • Nossa fiz a minha primeira sessão ontem, senti uma dor insuportável, e só consegui fazer o procedimento em uma das coxas!???

      Responder
      • Na primeira sessão doi mesmo, mas depois vc nem sente, continue o tratamento, é maravilhoso, no meu caso , já eliminei 10kg, perdi culotes , barriga e minhas coxas diminuíram, passei do manequim 44 para o 40. Muito feliz?
        Fiz dois pacotes de 10 sessões
        Com intervalos de 7 dias.

        Responder
  12. Olá, bom dia. Comecei o tratamento para carbox terça feira, qual seria o intervalo mínimo por sessão ? pois ouvi falar que o mínimo é de 7 dias, e na clínica eles querem fazer 2x por semana.

    Responder
  13. Mas o carbox não é a mesma coisa que BOTOX Martha!
    Carbox ele vai eliminar a flacidez,tirar o excesso de gordura localizada, o que se usa para preenchimento é o BOTOX!

    Responder
    • Juliana, apenas corrigindo, que Toxina Botulínica (Botox) é diferente de Preenchimento.
      A toxina paralisa o músculo, e o preenchimento, como o nome diz, preenche espaços.

      No caso da face, Martha, a carboxiterapia poderia te ajudar em caso de olheiras, por exemplo.
      Mas como já te responderam, o ideal é sempre avaliar, até mesmo com mais do que um profissional.

      Responder
  14. Estou querendo aplicar carbox embaixo dos olhos ppois tenho essa área um pouco funda e me deixa com um ar de triste…é recomendadavel?

    Responder