Carboxiterapia – Efeitos Colaterais e Cuidados

A carboxiterapia consiste em um tratamento que vem sendo utilizado por muitas pessoas para se livrar da celulite, gordura localizada, flacidez da pele, dentre outras coisas. O processo se resume basicamente em injetar gás carbônico sobre a pele que ajudaria na circulação e oxigenação de tecidos, fazendo com que a pele forme colágeno e novas fibras elásticas.

O tratamento também pode ser indicado para as estrias, olheiras, rejuvenescimento corporal e facial. Sabe-se que na atualidade este procedimento é uma das melhores terapias para combater a celulite, o envelhecimento corporal, flacidez e acúmulo de gordura. O método é não-cirúrgico, mas muitas mulheres podem relatar alguns desconfortos e sintomas não previstos pelos esteticistas. Se você estiver pensando em fazer, é importante se informar sobre alguns pontos da carboxiterapia – efeitos colaterais, como funciona e suas contraindicações.

O que é carboxiterapia?

O método não invasivo consiste no uso terapêutico do gás dióxido de carbono por via subcutânea, aplicado com agulhas sob a pele. O CO2 atua diretamente na zona aplicada e afetada e é eliminada rapidamente, quando realizada corretamente. Essa terapia tem o surgimento na estação de águas termais do Royat, localizado na França.

Na década de 50 um cardiologista aplicou a terapia em pacientes que sofriam diferentes enfermidades relacionadas à má circulação e acúmulo de gordura. Uma equipe altamente preparada deve estar à disposição para realizar o procedimento com segurança para que a velocidade do fluxo, o tempo de injeção e a percentagem da dose administrada seja aplicada corretamente. Qualquer alteração nesses detalhes pode causar alguma reação indesejada. Indica-se a realização da drenagem após a carboxiterapia para oxigenar a região trabalhada.

Como funciona?

Com uma agulha esterilizada, o CO2 é aplicado sob a pele. A agulha se assemelha à da insulina. O aparelho ligado à agulha permite regular a velocidade do fluxo do gás, bem como o tempo e a dose. A introdução sob a pele se completa com a realização de massagem manual, que ajuda a dispersar o gás e fazê-lo circular. As esteticistas e especialistas da área de medicina garantem que não existem efeitos secundários, a não ser uma intensa dor passageira na área aplicada. Porém, algumas usuárias podem ter relatado alguns efeitos colaterais. Indica-se a realização de duas a três sessões por semana, totalizando 18 a 20 sessões corporais com um tempo de 30 minutos por sessão.

Carboxiterapia no emagrecimento

O CO2, ao entrar em contato com a graxa, difunde-se e parte dele se dirige aos glóbulos vermelhos, ao ficar em contato com a hemoglobina. Esse oxigênio é usado em reações metabólicas e para produzir combustão de gordura. Os resultados são identificados em pouco tempo com a melhora da pele, que se torna mais lisa e mais fina. Assim, trata o problema da celulite e a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e gordura por consequência.

Carboxiterapia na celulite

A celulite nada mais é do que é um problema de circulação sanguínea localizada em que o corpo não produzir uma drenagem correta das células de gordura ou tecido adiposo. Assim, os refugos e impurezas acumulam-se em forma líquida, que depois adquire uma consistência mais espessa, mais difícil de eliminar. Através dos efeitos terapêuticos da carboxiterapia, a morfologia da circulação é restabelecida aumentando a velocidade do fluxo sanguíneo, reduzindo a fibrose e desintegrando a graxa da hipodermes. Em alguns dias percebe-se a reestruturação do metabolismo local, destruindo-se a malha gordurosa.

Carboxiterapia – Efeitos Colaterais

Cada pessoa possui suas especificidades no corpo, um metabolismo próprio e a aplicação da carboxiterapia pode variar de pessoa para pessoa. Podendo ser rejeitado no organismo de alguns indivíduos, existem alguns efeitos colaterais da carboxiterapia.

O modo de sua aplicação, por ser muito preciso e levar em conta uma velocidade e dosagem correta, pode causar complicações se não for aplicado corretamente, por isso a importância de encontrar um profissional competente e uma equipe especializada para realizar o procedimento com cuidado. Quando aplicado incorretamente pode-se formar uma embolia pulmonar ou um acidente vascular encefálico, devido à obstrução causada por esse êmbolo. Também podem ocorrer reações químicas metabólicas no organismo.

Existem algumas questões que devem ser levadas em consideração antes de optar por esse procedimento como o pouco embasamento científico sobre o tema, que deem subsídio e certifiquem a efetividade da técnica. A dor é outro ponto que também deve ser levado em conta, pois a dor no momento do procedimento costuma ser bastante intenso, conforme o gás vai sendo injetado sente-se uma sensação de ardência e dor aguda.

Assim como qualquer processo inflamatório, também pode ocorrer o aparecimento de certo inchaço na região aplicada, um edema com uma coloração arroxeada, calor na região, dor e perda de função, ou seja, alterações da sensibilidade e mecânicas temporárias. Os resultados podem não ser os melhores, pois é apenas utilizado como um auxiliar, sendo assim depende muito dos hábitos do paciente, portanto, caso não haja um cuidado com a alimentação e a realização constante de exercícios, os resultados podem desaparecer.

Indicações e Contraindicações

É indicado para tratar celulites, estrias, gordura localizada, flacidez, olheiras, cicatrizes, melhorar a saúde e aparência da pele (elasticidade), pós-operatório em cirurgias plásticas, pré-operatório de cirurgias plásticas, para aumento da vascularização no local. As contraindicações são para pessoas com infecções, alergias ou doença ativa na região, grávidas, obesos, pessoas com doenças cardíacas ou pulmonar, câncer, distúrbios psicológicos ou doenças de pele.

Relato de usuárias

Algumas mulheres que realizaram o procedimento relatam alguns efeitos colaterais da carboxiterapia: uma delas, após um a dois dias da realização do procedimento passou a sentir falta de ar, tremedeiras nas mãos e palpitações fortes no coração. A sensação ocorreu duas vezes num intervalo de apenas 10 minutos.

Outras usuárias reclamam da dor, uma vez que as agulhas machucam ao penetrar na pele e pode ocorrer a perfuração de algum vaso, o que pode causar inchaço. A carboxiterapia tem como resposta fisiológica o aumento da vascularização na região que foi aplicada, por isso, muitas vezes é normal causar certo inchaço, principalmente na região dos olhos para retirar a olheira. Porém, algumas usuárias relatam que mesmo após 24 horas o inchaço não reduziu, sendo que a esteticista garantiu que em 5 minutos desincharia. Outra usuária que fez o procedimento há dois anos disse que as estrias apareceram bem no local onde aplicou o gás para diminuir gordura.

Você se preocupa com os efeitos colaterais da carboxiterapia, ou faria sem problemas este procedimento? Já procurou algum médico especialista? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (191 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

40 comentários

  1. Marli Dos Santos Toledo

    Olá boa noite!
    Minha primeira experiência e última foi há três dias. Fiz na área dos olhos para olheiras. Não bastasse estar com um dos olhos inchados até hoje; senti falta de ar, tonturas várias vezes e coração acelerado que chegou me acordar; por pouco tempo (não sei precisar quanto) pq fiz exercícios de respiração para melhorar.

    • Seriuuu senti falta de ar e td mais…estava pensando em fazer acho que ja estou desistindo…

    • Olá! Tb fiquei com o olho inchado. Vc resolveu seu problema? Como resolveu?

    • Hoje pela manhã, fiz minha primeira sessão de carboxiterapia, e sinceramente estou com medo de fazer as outras 9 restantes, tive uma experiência terrível, fiz no abdômen, nos flancos, nas coxas e quando estava fazendo no braço, senti fortes dores, tontura, falta de ar, passei muito mal e desmaiei, fiquei desacordada por alguns minutos, e senti fortes dores no braço, não conseguia mexê-lo, ficou bastante duro, formigando, dormente. Sai de lá passando muito mal, e ainda estou passando mal, com um forte mal estar, e com muita dor de cabeça, ainda sinto meu corpo doer, onde foram feitos as aplicações e minhas costas, pois a esteticista disse que eu bati na parede quando desmaiei. Não sei se bati com a cabeça, e com as costas, por isso estou com essas dores, só sei que minha experiência foi péssima demais.

      • Olá, Sara. Estou impressionada com o seu relato. Você correu sérios riscos. Os responsáveis pela clínica tinham que te-la encaminhado a um hospital. Como está hoje? Fez as outras sessões?

      • Priscila Teixeira Melo Vieira Silva

        Boa Tarde ! Sara vc fez ficha de anamnese ? Tem algum problema de saúde ?
        Pq assim o O CO2 é um gás inodoro, incolor e atóxico. É o produto endógeno
        natural do metabolismo das reações oxidavas celulares, produzido
        no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado
        pelos pulmões durante a respiração. Muitas das vezes acontece da técnica utilizada dói muito … O carbox tem alto poder de difusão rapidamente absorvido e eliminado; baixo risco de embolia gasosa fatal Efeito vasodilatador residual. Foi verificado que a técnica de carboxiterapia é considerada um recurso seguro, sem efeitos adversos ou complicações importantes, tanto locais, como sistêmicas, visto que o produto comumente utilizado (CO2) possui cerca de 99,9% de pureza, próprio para uso terapêutico e estético. Em estudos realizados com injeções intravasculares como contraste em angiografia (exame radiográfico dos vasos) ficou constado que o dióxido de carbono não provoca embolia, nem reações adversas (http://www.proffabioborges.com.br/wp-content/uploads/2009/11/carboxiterapia-uma-revisao.pdf).
        O tratamento é eficaz mas se vc tiver algum outro problema e encalhou de fazer o procedimento pode associar com o procedimento . Pode ficar tranquila fazendo os procedimentos em uma clinica segura não terá problema nenhum rs …

    • Oieee, estou na minha quinta sessão para gordura localizada e sinto falta de ar e sensação de pressão estranha perto do coração!!! Achei que fosse só comigo!!!

  2. Marli Dos Santos Toledo

    Olá boa noite!
    Minha primeira e última experiência com carboxterapia. Há três dias fiz na área dos olhos para olheiras. Não bastasse estar com um dos olhos inchados até hoje; senti falta de ar, tonturas várias vezes. Coração acelerado que chegou me acordar pela madrugada; não sei precisar o tempo pq fiz exercícios de respiração para melhorar.

  3. Fiz a primeira sessão hoje na barriga , costas e peito!a agulha eh super fina , quase imperceptível e indolor! O gás incomoda um
    Pouquinho na região de trás das coxas , mas eh suportável! Eu gostei mto e vou fazer as 20 sessões !

  4. CARBOXTERAPIA, Gostaria de saber se esse tratamento pode causar algum ferimento, ou erupções na pele, queimadura, ou algo agressivo do tipo. Quero iniciar, mas tenho medo. Caso possa ocorrer, quais cuidados devo tomar ? Queria apresentar esse tratamento também para minha esposa. Temos gorduras localizadas na área do abdome.

  5. Já fiz umas 20 sessões na barriga. Sou magra, mas tenho uma gordura localizada na altura do estômago que não sai por nada! Realmente, há um desconforto no momento da aplicação e injeção do gás. Arde bastante e, muitas vezes, a fisioterapeuta precisou interromper o procedimento para dar aquela respirada. Nada de mais. Se pegar algum vazinho (não é raro acontecer), vai ficar a mancha roxa que não sai com menos de uma semana. Quanto ao resultado… bem, sou magra e malho. Dá uma sensação que houve uma diminuída na gordura localizada sim, porém, nada extraordinário. Não sei explicar o motivo, mas dá vontade de fazer novamente, por isso fiz 20. Aconselho a criolipólise. Achei mais eficaz.

  6. Já faz um tempo que fiz a carboxi..
    faço drenagem linfática e recentemente comecei a sentir dores nas coxas na hora da massagem, e comecei a apalpar e sentir que as fibras da minha coxa estavam muito doloridas na região do culote e pontadas finas na região onde foi introduzida a agulha na época..
    agora percebi uma piora, pois as fibras estão muito doloridas ao toque com micro nódulos e latejamento . A textura interna da coxa esta com ondas doloridas . Agora vou fazer uma ressonância pra saber realmente o que está havendo. 😞😞 e qual foi a consequencia real da carboxi.

  7. Estou fazendo carboxiterapia a 3 mêses entre as coxas não estou vendo resultados. Gostaria de saber se engorda ou á pessoa vai enchendo, pq já engordei r4 kilos estou muito triste Vivo de dieta pq sou diabética tipo 2 por favor alguém me respode

    • Oi! Realizei duas sessões nas coxas e percebi que ganhei peso tbm. Estou com a alimentação balanceada, bebendo muita água e realizando exercício físico, não deveria estar ganhando peso. Não sei se é alguma reação do organismo, ou é normal. Pretendo conversar com a esteticista na próxima aplicação.

  8. Olá, gostaria de entender se realizar exercícios físicos logo após a sessão de carboxiterapia para redução de gordura localizada traz algum benefício ou malefício ao tratamento ou se é indiferente.

  9. Fiz carboxo e tá muito dolorido e peguei no coloinha sobrinha de dois. anos ela é pesada será q fez mal

  10. Estou fazendo carboxiterapia ja Est ou. No 4 sessão da muito. Roxo. N barriga e norma

  11. Tive infeção urinária com carboxiterapia. Mais duas amigas, tbem tiveram…. E a filha de minha izinha, ficou internada por conta de.carboxiterapia. Eu cheguei fazer 20 sessões. Nunca mais volto a fazer.

  12. Sou fisioterapeuta e trabalho com a carbox e o que tenho a dizer é que os resultados são maravilhosos, apesar de um pouco dolorido; reduz a gordura localizada e melhora de fato a qualidade da pele, porém é aconselhável que a cliente colabore com a educação alimentar e exercícios fisicos

  13. Num minicurso de carbox tive a oportunidade de fazer uma seção no abdômen. A dor pra mim foi super tranquila e suportável, não fiquei nem com marca de agulha, e somente com essa seção eu senti resultado, a barriga diminuiu e a pele com um ótimo aspecto.

  14. A minha única dúvida é quanto a agulha. Ela é descartável ? Corremos algum risco ?

  15. Érica Cristina de souza costa monteiro

    eu acabei de fazer a sessão carbox nas coxas abdômen bumbum a parte interna da coxa e bem ardido.fiz tbm nos seios para aumentar a produção do colágeno apesar detestar agulhas e bem suportável segundos de incômodo não fixou hematomas nada. apesar das agulhas estou amando os resultados

  16. Olá! Fiz 17 sessões de carboxiterapia 5 anos atrás, na estrias que ficaram da minha gravidez, nos flancos e nadegas. Nas da gravidez tive um resultado muito proveitoso, pois eram recentes, vermelhas, as das nadegas como eram brancas e antigas não tive muito resultado mas também amenizaram. Hoje, estou há 3 meses fazendo aplicação de carbox na barriga para fibroses q ficaram da minha lipo, amenizou tb, mas ainda não conclui o tratamento. Tenho vontade de fazer nas olheiras mas fico receosa por ser tão sensível.

  17. Tive câncer de mama e fiz cirurgia em 2015, tomo tamoxifeno poiso fazer o carbox

  18. Já estou na 3° aplicação de carbox, ainda faltam 15 estou gostando muito porém na última seção, fiz culote, gordura na barriga e estrias na barriga. E isso foi há 8 dias e ainda estou bem dolorida no lado esquerdo, acredito que tenha ficado algum gás por aqui, porém me garantiram que o gás ficaria no corpo somente por 72 horas, agora vou ter que fazer drenagem pra ver se resolve .

  19. Foi a quarta sessão de carbox nas olheiras e meu olho direito ficou muito muito muito inchado, não sei mais o que fazer para desinchar, quando vc aperta ele faz um barulhinho como se o gás tivesse lá … alguém ja passou por isso?
    To colocando gelo mas não está adiantando e estou desesperada .

  20. Fiz carbox no abdomen hj e apareceu um caroço na minha barriga do lado direito durante a aplicação. A fisio disse que é lipoma mas estou bastante preocupada. Fiz várias seções no primeiro semestre desse ano e não tive nenhum efeito colateral. E para piorar comecei a sentir dor no local…não sei o que fazer.

  21. Estou na mesma situação, quanto tempo demorou para o seu melhorar??

    • Comecei a passar uma pomada que chama hirudoid para melhorar o roxo e o caroço sumiu em 5 dias. Já fiz mais 3 sessões depois e não aconteceu mais nada. A barriga começou a diminuir. Estou feliz com os resultados. Espero ter ajudado.

  22. ××××××××××

    Boa tarde! Sou fisioterapeuta e trabalho com a carboxiterapia!
    A carboxiterapia é um tratamento com gás carbônico medicinal, o CO2.
    O CO2 “é um gás que produzimos no nosso pulmão e eliminamos através da expiração”, ele não causa embolia pulmonar, não causa infecção urinária! O CO2 é prejudicial para quem tem alguma patologia que seja contraindicado! Existe também uma quantidade máxima que deve ser injetado por sessão! Do contrário, em um paciente saudável não existem riscos, é claro se fizer com um profissional capacitado, que siga as normas! Todo tratamento de estética deve ter a participação do paciente no dia a dia, com uma alimentação saudável E controle da quantidade juntamente com a atividade física necessária para cada organismo!
    Antes de fazer um tratamento estético, deve ser feito uma avaliação de qualidade, assim o profissional irá dizer qual o tratamento ideal para conseguir alcançar seu objetivo de acordo com o seu estado de saúde e seus cuidados diários!

    Nunca vi ou li, ou fiquei sabendo que alguém saudável faleceu ou ficou em algum estado grave por conta da carboxiterapia! Pode ter complicações sim, caso o paciente tiver alguma patologia que seja contraindicação e este ocultar informações relevantes para o profissional, ou não houver uma avaliação antes!

    Uma dica para os profissinais: Não atendam pacientes que utilizam anabolizantes, pois existem vários fatores em que o paciente pode passar mal no seu consultório e depois culpar você e seu tratamento!

    Que cada um tenha responsabilidade pelos seus atos!

  23. Márcia Gomes Fontes

    Boa noite meu nome é Márcia eu fiz três sessões de Anidro pois na hora não senti nada mas desde da última sessão estou me sentindo muito mal tem horas que estou com muitas dores pelo corpo preciso de ajuda

  24. Tenho bronquite e uma clinica de estetica se recusou fazer o C02 Gas em mim algue sabe me explicar melhor porq ela nao falou muito so apenas que eu nao podia correr esse risco.

  25. Nossa, eu já estava pra marcar carboxiterapia e graças a Deus eu resolvi dar uma pesquisada e já desisti! Lendo os comentários aqui, deu pra ficar com medo e nem vou me arriscar!

  26. Estou fazendo carboxiterapia aliada à aplicação de enzimas, a carboxi não costumo sentir tanto na aplicação, somente um leve desconforto das furadas da agulha e do gás, suportável!
    As enzimas ardem muito na aplicação e no outro dia fico muito dolorida e inchada…
    Estou na quarta aplicação, tem dia que vejo resultados, tem dia que me vejo inchada…espero ver resultados pq doi muito!

    • Olá, nunca fiz carbox mas enzimas sim. Garanto que assim que acabar as aplicações vc vai amar, pois o inchaço some em poucos dias após a última sessão e vc verá então os resultados. Boa sorte!

  27. Bem gostaria de relatar aqui a minha indignação com a carboxterapia, sou uma mulher falsa magra tinha bumbum bem grande redondo lindos, inventei de fazer está marca pq tinha um pouco de celulite e resultado fiquei com um lado do meu bumbum quase sem gordura em apenas 7 sessõesapos 2 meses o lado direito começou a secar e sumir fiquei quase sem bumbum agora estou gastando horrores com pamp e massagem modeladora academia e sem contar que hoje fico com muitas faltas de ar malhar hoje é um problema terrível coração acelera demais e já fiz eletro cardiograma nao acusa nada porem sei que isso foi tudo culpa da carbox estou agora em uma dieta para ganhar peso e gastar com uma lipoescultura para ver se consigo recuperar o bumbum de antes. Fica aqui a minha indignação e aviso para as mulheres que querem fazer.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*