Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 12/07/2021

A carboxiterapia é uma técnica muito utilizada para eliminar a celulite, estrias, gordura localizada e também a flacidez da pele. A prática se refere a um  tratamento estético que consiste na injeção de gás carbônico (CO2) sobre a região desejada, ajudando na circulação e oxigenação dos tecidos, fazendo com que a pele forme colágeno e novas fibras elásticas.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de ser um método não-cirúrgico, essa prática pode causar alguns desconfortos na região aplicada, como dor, ardência e inchaço, e por esse motivo vale a pena se informar sobre todos os efeitos colaterais e contraindicações antes de realizá-lo.    

Como funciona?

Com uma agulha esterilizada, o CO2 é aplicado sob a pele. Após a aplicação é realizada uma massagem com as mãos que ajuda a dispersar o gás e fazê-lo circular. As sessões são realizadas até três vezes por semana com duração média de 30 minutos.

Indicações

A carboxiterapia é indicada para:

  • Celulites;
  • Estrias;
  • Gordura localizada;
  • Flacidez;
  • Olheiras;
  • Cicatrizes;
  • Melhorar a saúde e aparência da pele (elasticidade);
  • Pré e pós-operatório em cirurgias plásticas, para aumento da vascularização no local.

 Carboxiterapia no emagrecimento

mulher com fita métrica

O gás carbônico ajuda a promover a combustão de gordura, pois ao entrar em contato com o tecido adiposo proporciona uma pequena lesão nos adipócitos (células que armazenam gorduras e regulam a temperatura corporal), possibilitando a saída desta gordura que fica livre para ser consumida como fonte de energia.

Carboxiterapia na celulite

A celulite consiste em um problema de circulação sanguínea localizada, onde o corpo não é capaz de produzir uma drenagem correta das células de gordura.

Através da carboxiterapia, o gás carbônico que é injetado na pele, aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a circulação, ampliando a oxigenação local, o que possibilita a eliminação de toxinas, proporcionando a quebra das células que armazenam gordura.  E é justamente por meio da redução destas células de gordura que o aspecto da celulite é melhorado. 

  Continua Depois da Publicidade  

 Carboxiterapia na estria

As estrias são cicatrizes formadas devido a um rompimento do colágeno na superfície da pele. Apesar dos cuidados com a pele, nem sempre é fácil evitar o surgimento destas marcas, que são bem comuns na adolescência e na gravidez. 

A injeção de CO2 diretamente na cicatriz, favorece a oxigenação e aumenta a produção de colágeno, suavizando as marcas na região aplicada.

 Carboxiterapia na olheira

carboxiterapia - olheiras

As olheiras são manchas escuras localizadas nas pálpebras e embaixo dos olhos. Neste caso, a carboxiterapia é indicada porque reduz o inchaço, fortalece os vasos sanguíneos e clareia a pele.

Contraindicações

A carboxiterapia é contraindicada para as seguintes pessoas:

  • Indivíduos com infecções, alergias ou doença ativa na região;
  • Grávidas;
  • Obesos;
  • Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonar;
  • Câncer;
  • Insuficiência renal ou hepática;
  • Hipertensão arterial severa não controlada;
  • Distúrbios psicológicos.

Efeitos colaterais

A carboxiterapia é um tratamento estético que apresenta poucos riscos, no entanto, como cada pessoa tem um metabolismo próprio, os possíveis efeitos colaterais podem variar em cada indivíduo. 

Apesar de ser um tratamento com alto índice de tolerância, após aplicação da carboxiterapia também podem surgir dores ou inchaços na região aplicada, sensação de ardência e edemas com uma coloração arroxeada.

  Continua Depois da Publicidade  

A dor na carboxiterapia está diretamente ligada a entrada do CO2 que gera um pequeno deslocamento na pele, surgindo assim um possível desconforto. No entanto, esta dor costuma ser passageira.  

Entretanto, este tratamento estético quando aplicado incorretamente pode causar embolia pulmonar ou um acidente vascular encefálico, devido à obstrução causada por esse êmbolo, sendo fundamental que seja realizada por um profissional qualificado.

Você faria este procedimento? Já tinha conhecimento dos possíveis efeitos colaterais dele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (285 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

101 comentários em “Carboxiterapia – Indicações, efeitos colaterais e cuidados”

  1. ola.. fiz minha primeira sessão ontem a tarde da Anidro x.. na clínica Magrass. e tenho sentindo mts dores abdominais.. e como se tivesse um peso na minha barriga… tô com medo.. ainda tenho mais 7 sessões pra fazer.. mas sinceramente to pensando em desistir depois de tantos depoimentos que li negativos.. minha saúde eh mais importante.

    Responder
  2. Eu fiz carboxiterapia(15 sessões) e a região entre as minhas coxas , onde foram aplicadas três vezes a agulha até inchar , formou tipo uma bola, mas até hoje nem desinchou. E um incomodo horrível pra andar. Fica batendo na outra perna. Acredito que devo processar a clínica e a ” profissional” ,.a fisioterapeuta. Gostaria de saber, se alguém saber em quanto tempo somem os efeitos da carboxiterapia. Talvez quando o efeito passar ” essa bola”, o dano suma também junto. Não sei.

    Responder
  3. Eu estou fazendo carboxiterapia 2 sessões na cabeça e normal descer pr pescoço ficar alojado.

    Responder
  4. Fiz 10 sessões a 5 anos
    Não melhorou nada pelo contrário minhas pernas atrás está parecendo que está cheia de bolas inchadas.. parece que a celulite empelotou..

    Responder
  5. Eu nunca tive problema com gordura localizada, pois luto Muaythai a 4 anos e sempre me exercito. Porém fiquei 3 meses parada por conta de muito trabalho e também nesses 3 meses a alimentação foi a base de iFood… aí já era, a pancinha apareceu. Aí senti a “água bater na bunda” e voltei a malhar e “ajeitar” a alimentação. Mas tudo em vão, a pancinha não saia nem com reza brava!! Aí procurei uma clínica bem renomada no país para fazer esses procedimentos para ajudar na queima da gordura. Pq sei que esses procedimentos ao ajudam, não fazem nada sozinhos.. mas enfim…. Fiz a primeira seção há 7 dias na barriga inchou na hora, me disseram que em 24 ou 48h iria diminuir, mas nada e ela ainda está inchada e muito!
    Nesses 7 dias diz muito mais exercícios Cardios, sendo Muaythai 3 vezes na semana. A alimentação ficou ok. Sem gorduras, lanches e açúcares. Nos 2 primeiros dias a dor foi insuportável, no terceiro já melhorou, tirando os roxos. Mas a barriga está maior do que era antes. Tenho 9 seções ainda pra fazer, além de outras massagens e procedimentos, mas acho que não vou fazer não. Estou suspeitando que a ideia é inchar pra eles desincharem com os procedimentos e a gente achar que diminuiu as medidas…. vamos ver…

    Responder
    • Não é essa intenção, procure uma outra profissional.Eu fiz 3 sessões de carbox em 2012,não suportei a dor e parei, mas mesmo assim tive bons resultados,meu abdômen ficou durinho e diminuiu a cintura. Agora fiz a segunda sessão de carbox,a primeira não doeu nada, a de hoje doeu muito,mas eu já senti meu bumbum endurecer.Essa clinica que fiz é de extrema confiança, pois minha filha trabalhou nela.Tem outros procedimentos que irão te auxiliar na diminuição da gordura abdominal, não desista.

      Responder
    • Realizei a cabox ontem e também tenho a mesma sensação. Mas gases próximo ao local da aplicação. Uma sensação estranha

      Responder
  6. Olá, aconselho que façam com especialista, pois o procedimento doi as picadinhas
    meus olhos incharam , mas no dia seguinte td passou , fiquei preocupada mas observei
    que fazia parte do tratamento.
    percebi um resultado muito satisfatório; fiz no rosto.Até minha papadinha sumiu.
    A sensação é ruim na hora que faz , mas questão de minutos desaparece.
    vou fazer a manutenção a cada 03 meses 01 aplicação.

    Responder
  7. Cancelei o pacote embora tendo prejuízo porque vou receber menos da metade mas tive falta de ar garganta apertada tosse fiquei internada e não estou bem até hoje mas preferi perder dinheiro do que a saude

    Responder
    • Já fiz duas sessões de carbox, comecei semana passada, nas costas, abdomem e braços, mas senti muita dor, ficaram alguns roxinhos e não vi perda nenhuma de gordura localizada. Não tenho vontade de fazer o restante das sessões, pretendo trocar por outro tratamento. Não recomendo.

      Responder
  8. Faço carbox em prazos regulares a 9 anos , adoro. Já comprei pacotes em 5 clínicas diferentes aqui em sp .e nunca tive problemas em nenhuma aplicação, já fiz para reduzir gordura abdominal, prevenir contra flacidez pós gravides, retirar celulite do bumbum e atualmente estou fazendo para tratar as estrias nos seios. E futuramente quero fazer nas mãos e colo para tratar o início do envelhecimento da pele. A agulha realmente não dói, o gaz causa ardência e queimação suportável enquanto ingetavel. Após não sinto absolutamente nada. Em algumas aplicações já chegou a ficar roxo onde houve a inserção da agulha, mas acho que depende da “mão” da esteticista. Sempre fico inchada no primeiro dia. E linda nos demais kkk simplesmente amoooo já fiz diversos tratamentos estéticos ,mas o que sempre recorro e carbox!!

    Responder
    • Realmente vc deve ser privilegiada, no meu caso senti muitos incômodos, inchaço em varios dias após a aplicação e poucos resultados… mas cada um é cada um né, as vezes o que não faz resultado para mim pode ter feito pra vc!

      Responder
      • Não recomendo,fiz na terceira aplicação,um olho e lado do rosto ficou muito inchado.Pode ser bom mais pra mim não tive boa experiência…saúde em primeiro lugar.Agora pesquisando muitas pessoas tiveram problemas.

        Responder
  9. Estou na 5 aplicação, e ha 2 semanas estou menstruando, será que pode ter ligação?
    faz 12 dias que estou menstruada. Tento marcar ginecologista, mas a agenda tá fechada e só abre dia 9 de setembro.

    Responder
    • Estou fazendo o tratamento no abdômen, a dor é incômoda mas suportável. Nas pernas eu não aguentei a dor, troquei por outro tratamento, radiofrequência. Único efeito colateral foi que no dia da aplicação da carbox fico com muitos gases. Mas é só no dia e passa.
      Vale pelo resultado que está dando.

      Responder
  10. Boa noite, gostaria de saber se eu posso fazer, fiz uma cirurgia cardíaca a17anos atras, desobstruir a válvula mitral, pois tive febre reomatica , gostaria de saber se posso fazer, obrigada.

    Responder
    • Fiz um pacote de 8 sessões de carboxterapia(para gordura localizada,barriga), tinha que fazer 4 sessões em seguida fiz uma ontem e hoje fui fazer a segunda, bom na primeira sessão foi tranquilo apenas um desconforto próximo a costela, mas hoje a dor foi muito maior e na hora que tive que me sentar para aplicação na parte de trás não aguentei minha pressão abaixou minhas vistas começou a sumir nao estava conseguindo ouvir direito minhas mãos começaram a formigar e tive que me deitar pra voltar o normal, tive que marcar as outras sessões para outra semana para ter um intervalo para me recuperar e não vou mais fazer uma em seguida da outra, ainda me sinto inchada e com dores e dificuldade para respirar .. Se na terceira sessão eu passar mal novamente vou ter que mudar área do corpo porque já fiz nas pernas antigamente e não havia me sorriso isso.

      Responder