Chá Verde para Pressão Alta Funciona?

Cientistas afirmam que o chá verde pode ser um grande aliado no tratamento da hipertensão. Entenda agora por que e como tomar chá verde para pressão alta.

As doenças cardiovasculares superam o câncer, sendo consideradas a principal causa de morte em todo o mundo, e a hipertensão é o fator mais perigoso que está associado às mortes causadas por doenças cardiovasculares.

Muitos pesquisadores relatam em suas pesquisas que os chás têm um efeito anti-hipertensivo tanto em animais como em humanos. Por isso, veja agora se tomar chá verde para pressão alta funciona e por quê.

Aproveite para conhecer todos os benefícios do chá verde comprovados cientificamente e as 5 melhores opções de chás para pressão alta.

O que é pressão alta

A chamada “pressão sanguínea” é uma medida simples que descreve a pressão com a qual o sangue flui pelas artérias a partir o coração, e essa medida é dada em dois números: a sistólica e a diastólica.

O número que indica a pressão sistólica é o maior entre os dois da medida, e descreve a força pela qual o sangue flui nos vasos sanguíneos, enquanto que o menor número, chamado de diastólico, é aquele que descreve a resistência contra o fluxo sanguíneo no vaso. Ambos são medidos em mmHg, que significa milímetros de mercúrio.

Uma medição considerada normal fica entre 90/60 e 120/80, e qualquer valor mais alto ou mais baixo pode ser um sinal de doença ou problema.

Quando uma pessoa é diagnosticada como pré-hipertensiva, significa que a sua pressão sanguínea causa muito pouco dano ao corpo e que qualquer efeito causado por ela pode ser revertido.

Neste caso, não há necessidade de remédio, mas é importante tomar cuidado principalmente com a alimentação e estilo de vida para que a pressão volte ao normal. À medida que os estágios de hipertensão avançam, maior o dano a ser causado.

Quando uma pessoa atinge a hipertensão no estágio 2, ela precisará passar por intervenções para a saúde, além de ajuda para melhorar o seu estilo de vida e tomar remédios. Aproveite para conhecer os remédios para pressão alta mais usados.

Já quando alguém atinge o estágio chamado de “crise hipertensiva”, ela irá precisar de cuidados médicos imediatos, pois os sintomas irão afetar a sua consciência e respiração.

Há séculos, os chás são conhecidos por sua reputação de bebida saudável, e um estudo publicado na revista acadêmica no British Journal of Nutrition sugere que esse tipo de bebida pode até mesmo diminuir a pressão arterial. Entre todos os chás, um dos que ganham destaque é o chá verde para pressão alta.

Chás e pressão alta

Na China, há um longo histórico de pessoas que tomam chás para tratar a pressão alta, e tanto nos países do leste asiático quanto do oeste, a redução da pressão arterial por beber chá foi relatada em estudos realizados com humanos.

Devido às diferenças como antecedentes genéticos, hábitos alimentares, composição corporal, quantidade e tipo de chá consumido entre diferentes populações, os resultados podem ser diferentes, porém, com o avanço tecnológico e melhorias das pesquisas, grandes avanços foram feitos na compreensão do efeito do consumo do chá na pressão arterial.

Pesquisadores revisaram sistematicamente ensaios clínicos randomizados que examinaram o efeito do consumo de chá verde para pressão alta usando meta-análises realizadas desde 1995 até 2012, e os resultados mostraram que o consumo de chá verde reduziu significativamente a pressão sanguínea.

Chá verde baixa pressão alta?

O chá verde é o extrato de folhas da planta Camellia Sineses, e além de ser considerado uma das bebidas favoritas de pessoas em todo o mundo, ele é rico em polifenóis, como EGCG (gelato de epigalocatequina) e catequinas e é rico em vitamina A, B5, C, D, E, K, manganês, zinco, cromo e selênio.

Não há uma resposta clara e definitiva sobre como o chá verde baixa pressão alta, mas o mais importante é que de fato ele age sobre isso.

Estudos vêm mostrando que os compostos terapêuticos do chá verde atuam no músculo liso dos vasos sanguíneos ajudando a mantê-los relaxados de modo que não ocorra a pressão alta.

Por outro lado, também foi demonstrado que ele evita a formação de trombos, que é a coagulação do sangue no interior do vaso sanguíneo, reduzindo a frequência de coágulos sanguíneos, permitindo que o sangue flua com maior facilidade.

Em um estudo realizado, foram analisados o efeito do chá verde para pressão alta e o colesterol, que é um dos contribuintes para o aumento da pressão arterial com 1.536 participantes.

Eles descobriram que a ingestão regular de chá verde levou a uma redução de 1,94 mmHg na pressão arterial sistólica. Em segundo lugar, a redução do colesterol total em 0,143 mmol/l.

Além disso, um estudo que usou o extrato de chá descobriu que após 3 meses, os valores da pressão arterial sistólica e diastólica haviam diminuído, o que mostrou que o extrato de chá verde parecia ter efeitos benéficos nos níveis de colesterol, inflamação e estresse oxidativo, que são alguns dos fatores ou co-fatores para dar início a hipertensão.

Também foi relatado que diminuições tão pequenas quanto 2 mmHg poderiam levar a uma diminuição de 5% na doença cardíaca coronária, 8% no AVC (Acidente Vascular Cerebral) e 4% na mortalidade geral.

Muitos estudos realizados mostraram não só a eficácia do chá verde para pressão alta, mas para a saúde no geral.

De fato, ele é tão popular que está presente em praticamente todo o mundo e é uma ótima maneira também de aumentar a expectativa de vida das pessoas, ajudando a cuidar do seu sistema vascular e a diminuir a pressão arterial e o trabalho que o coração realiza diariamente.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do chá verde para pressão alta? Pensa em tomar o chá com esse intuito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário