O ator Colin Farrell fez uma série de declarações sobre o filho de 20 anos, James, que tem uma síndrome rara. O astro fundou a Colin Farrell Foundation, instituição voltada para o apoio a adultos e famílias que convivem com deficiência intelectual.
James recebeu o diagnóstico de síndrome de Angelman, doença genética que causa deficiência no desenvolvimento e sintomas relacionados aos nervos. Pessoas com a condição podem ter dificuldades na fala, coordenação e intelecto, além de outros sintomas. “Ele é corajoso demais”, disse o ator com relação ao filho.
A família descobriu a síndrome quando James tinha dois anos. “James era um bebê muito quieto e eu pensava que tinha dado sorte. (…) Se ele fosse o segundo filho, eu teria percebido mais cedo, porque quando Henry nasceu e eu o ouvi balbuciar, eu pensei: ‘Um bebê deveria balbuciar?'”, comentou.
Apenas anos depois, quando James tinha quase três anos e não andava nem falava, o ator e sua então parceira decidiram procurar um neurologista pediátrico que desconfiou da síndrome de Angelman.
“Pelo menos tivemos um diagnóstico. Lembro que as duas primeiras perguntas que fiz foram: ‘Qual é a expectativa de vida dele e quanta dor está envolvida?’. O médico me disse: ‘A expectativa de vida, acredito, é a mesma que a sua, e sem dor'”, recordou Colin em entrevista à People.
A síndrome de Angelman não tem cura, mas há várias formas de amenizar os sintomas, como a terapia de comunicação, que auxilia o desenvolvimento da linguagem, ou a hidroterapia, que promove o relaxamento e reduz os sintomas de déficit de atenção, hiperatividade e problemas relacionados ao sono.
O astro admitiu uma culpa constante em relação ao diagnóstico do filho. “É muito difícil que quando você faz algo legal para si mesmo, se permite uma massagem ou uma viagem de dois dias com sua companheira, me sinto como se estivesse sendo irresponsável, como se eu estivesse o negligenciando”, explicou.
- Veja também: Bruna Marquezine revela sofrer de ansiedade e TDAH
“Esta é a primeira vez que falo sobre isso e, obviamente, a única razão pela qual estou falando é que não posso perguntar a James. Quero dizer, posso. Falo com James como se ele tivesse 20 anos, fluência perfeita na língua inglesa e capacidade cognitiva apropriada para a idade”, disse.
“Mas não consigo discernir uma resposta específica dele quanto a estar confortável com tudo isso ou não, então tenho que tomar uma decisão com base no conhecimento do espírito de James, que tipo de jovem ele é e a bondade que tem no coração”, declarou por fim.
James é fruto do relacionamento de Colin Farrell com a modelo Kim Bordenave. O ator também é pai de Henry, 15 anos, de sua relação com a atriz Alicja Bachleda-Curuś.