Como desfiar frango: 6 formas fáceis e simples

atualizado em

O frango é uma proteína que agrada muito o paladar da maioria das pessoas e utilizá-lo como recheio de tortas, sanduíches e panqueca dentre outros pratos, é uma alternativa bastante apreciada, por isso saber como desfiar o frango de uma forma simples e fácil pode nos ajudar na hora de preparar algo diferente.

Esta não é uma tarefa tão difícil, mas pode dar um pouco de trabalho e isso às vezes desanima até mesmo quem ama cozinhar.

No mercado, há opções de frango desfiado pronto. Mas eles são mais caros. Para economizar e garantir um sabor caseiro, o ideal é preparar em casa. Fazer em casa sempre tem um sabor especial!

Então, vamos aprender a desfiar o frango e fazer uma refeição caseira deliciosa do nosso modo!

Para alguns pode parecer difícil desfiar o frango, mas vamos mostrar que essa é uma tarefa que pode ser feita sem maiores problemas e com algumas dicas simples qualquer pessoa pode ir para a cozinha e preparar um delicioso prato com o frango desfiado.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira aqui nossas dicas e não perca mais tempo na hora de desfiar um frango.

Desfiando o frango com as mãos

Frango desfiado
A maneira mais prática e comum de desfiar o frango é usando as próprias mãos

Esta é uma maneira prática porque não requer nenhum material específico e pode ser utilizada quando a quantidade de frango for pequena.

  1. Cozinhe o frango já temperado
  2. Retire o frango da panela e deixe esfriar
  3. Com as mãos higienizadas, após o frango ter esfriado, comece a desfiá-lo ou se preferir, utilize uma luva de silicone ou de plástico

Desfiando o frango em uma panela de pressão

Este método é prático e não demanda muito tempo, pode ser usado quando há uma quantidade maior de frango para ser desfiado.

Desfiar o frango na panela de pressão pode ser a forma mais prática de executar essa tarefa, afinal nem será preciso colocar a mão no frango.

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Coloque o frango na panela de pressão com água suficiente para cobri-lo, e deixe cozinhar por quinze minutos após a panela começar a chiar. Quanto mais cozido, mais fácil será para que ele desfie depois
  2. Após o tempo de cozimento, deixe sair a pressão, abra a panela e verifique se está bem cozido. Então deixe esfriar um pouco, retire a água que sobrou e feche de novo a panela
  3. Agite bem a panela tampada para cima e para baixo por várias vezes e abra, o frango estará desfiado.

Desfiando o frango na batedeira

Esta forma, apesar de pouco convencional, pode ser utilizada quando há uma grande quantidade de frango para ser desfiado de uma só vez, mas dá um pouco mais de trabalho do que o método da panela de pressão.

  1. Cozinhe o frango como de costume
  2. Deixe o frango esfriar e corte ou desfie grosseiramente para que a batedeira consiga terminar o trabalho de desfiar em pedaços menores
  3. Coloque o frango na batedeira e comece a bater em velocidade média
  4. A batedeira vai começar a desfiar o frango em uma espessura mais fina
  5. Caso já esteja da espessura desejada é só parar de bater.

Desfiando frango no liquidificador ou no processador

Estes dois utensílios de cozinha são ótimas opções quando precisamos triturar ou desfiar algum tipo de alimento e com o frango não é diferente.

Usar o liquidificador ou o processador pode ser bem rápido para desfiar seu frango e economizar tempo no seu dia a dia.

  1. Cozinhe o frango e descarte a água do cozimento
  2. Corte em pedaços menores e coloque no liquidificador ou processador
  3. Em qualquer um dos aparelhos, use a velocidade baixa e conforme for batendo, desligue o aparelho e dê uma mexida com uma colher para misturar os pedaços que ainda não foram desfiados
  4. Não use uma velocidade muito alta para que o frango não vire uma pasta, a menos que sua intenção seja utilizá-lo como um patê
  5. Outra dica é usar a tecla pulsar dos aparelhos para não bater muito rápido e conseguir que o frango seja desfiado na textura adequada.
Frango desfiado
Usar um processador ou liquidificador pode facilitar muito a sua vida ao desfiar o frango

Desfiando o frango com garfo e faca

Este método pode ser utilizado quando não há uma grande quantidade de frango para desfiar.

  1. Cozinhe o frango, lembrando de deixar bem mole para facilitar
  2. Descarte a água do cozimento e espere o frango esfriar
  3. Separe o frango e coloque em um prato ou outro recipiente plano
  4. Com a faca, corte em fatias finas
  5. Com o garfo, puxe os pedaços e vá desfiando

Desfiando o frango com o martelo de cozinha

Esta técnica é antiga e certamente nossas mães e avós podem ter utilizado no passado. Para isso, é preciso também o auxĩlio de uma tábua de cozinha, que pode ser de madeira ou plástico.

  Continua Depois da Publicidade  
  1. Cozinhe o frango, que deve estar sem osso e sem pele
  2. Após cozido, tire o frango da água e coloque os pedaços em cima da tábua de cozinha
  3. Bata com o martelo em cima dos pedaços de frango e ele começará a desfiar

Outras dicas 

  1. Quando for desfiar frango, procure usar as partes com maior quantidade de carne, assim você terá menos trabalho e será mais rápido
  2. O cozimento adequado do frango é fundamental para que qualquer técnica funcione da melhor maneira
  3. Procure separar partes com ossos e cartilagens quando for desfiar o frango para que não sobre nenhum vestígio dessas partes nas suas receitas
  4. Existem muitas maneiras de desfiar o frango, procure a que mais é adequada às suas necessidades
  5. O peito de frango é ideal para ser desfiado porque é fácil de tirar o osso e seu tempo de cozimento é mais rápido

Cozinhar em casa é frequentemente associado a um toque especial na refeição. Desfiar frango, apesar de parecer uma tarefa simples, possui truques que facilitam o processo. Ao dominar essas técnicas, a preparação de pratos torna-se mais eficaz e carregada de sabor. 

O entendimento desses métodos na cozinha pode transformar refeições comuns em momentos memoráveis, ressaltando a importância do cuidado e atenção aos detalhes em cada prato preparado.

Você costuma usar que método para desfiar o frango? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário