Linhaça Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

A linhaça serve como fonte de nutrientes importantes para o nosso organismo, como proteínas, magnésio, fósforo, cobre, molibdênio, vitamina B1, ômega-3 e antioxidantes. Veja a seguir se a linhaça tem carboidrato também, em seus diferentes tipos e variações, além de conferir se o alimento tem glúten.

Aproveite também para conhecer todos os benefícios da linhaça para a saúde e boa forma e confira algumas receitas de como usar a linhaça para emagrecer.

A linhaça tem carboidrato?

Embora o carboidrato seja um nutriente importante para o organismo obter energia, existem pessoas que seguem dietas que restringem ou diminuem a ingestão do nutriente nas refeições, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de favorecer a redução do peso corporal.

Para quem segue esse tipo de dieta low carb, antes de incluí-la nas refeições, pode surgir o questionamento: será que a linhaça tem carboidrato?

Segundo a nutricionista e mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir, o alimento é composto aproximadamente em 29% por carboidratos.

Entretanto, em torno de 95% desses carboidratos correspondem a fibras. “O teor de fibras (da linhaça) é composto por 20% a 40% de fibras solúveis e 60% a 80% de fibras insolúveis”, completou a nutricionista.

Tanto as fibras solúveis quanto as fibras insolúveis são conhecidas por contribuírem com a promoção da saciedade no organismo.

Além disso, as fibras solúveis já foram associadas aos benefícios de auxiliar a controlar os níveis gerais de colesterol, não contribuir com picos de glicose no sangue e ajudar a proteger contra a diarreia e a prisão de ventre.

Acredita-se ainda que as fibras insolúveis auxiliam a manter a regularidade intestinal e colaboram com a melhora de problemas intestinais como prisão de ventre, hemorroidas e incontinência fecal.

Antes de seguirmos em frente, vale um parêntese: quem sofre com os problemas mencionados acima precisa da orientação médica para tratá-los corretamente e saber como incluir as fibras solúveis e insolúveis na alimentação, de modo que elas beneficiem esse tratamento.

Seguindo em frente, agora que sabemos que a linhaça tem carboidrato e que a maior parte desses carboidratos são fibras, que tal conhecermos qual a quantidade desses nutrientes que pode ser encontrada em diferentes marcas, porções e tipos de linhaça?

1. Semente de linhaça (genérica)

  • 1 colher de sopa moída: 2,02 g de carboidratos e 1,9 g de fibras;
  • 1 colher de sopa inteira: 2,97 g de carboidratos e 2,8 g de fibras;
  • 100 g: 28,88 g de carboidratos e 27,3 g de fibras;
  • 1 xícara de sementes de linhaça inteiras: 48,52 g de carboidratos e 45,9 g de fibras.

2. Semente de linhaça da marca Mãe Terra

  • 1 colher de sopa ou 10 g: 2,5 g de carboidratos e 2,5 g de fibras;
  • 100 g: 25 g de carboidratos e 25 g de fibras.

3. Linhaça dourada em grãos da marca Jasmine

  • 1 colher de sopa ou 15 g: 4,5 g de carboidratos e 3,9 g de fibras;
  • 100 g: 30 g de carboidratos e 26 g de fibras.

4. Linhaça integral da marca Jasmine

  • 1 colher de sopa ou 15 g: 4,3 g de carboidratos e 4,2 g de fibras;
  • 100 g: aproximadamente 28,5 g de carboidratos e 28 g de fibras.

5. Linhaça marrom da marca Germina

  • 1 colher de sopa ou 15 g: 3 g de carboidratos e 3 g de fibras;
  • 100 g: 20 g de carboidratos e 20 g de fibras.

6. Semente de linhaça dourada triturada da marca Natural Life

  • 1 colher de sopa ou 10 g: 2,8 g de carboidratos e 2,6 g de fibras;
  • 100 g: 28 g de carboidratos e 26 g de fibras.

7. Linhaça moída integral da marca Mãe Terra

  • 1 colher de sopa ou 10 g: 4,1 g de carboidratos e 4,1 g de fibras;
  • 100 g: 41 g de carboidratos e 41 g de fibras.

Atenção

Como diferentes marcas de produtos podem apresentar distorções em relação às suas quantidades de nutrientes, recomendamos que você sempre cheque a tabela nutricional das sementes de linhaça antes de comprá-las, para conferir qual a quantia de carboidratos e fibras que ela apresenta em sua composição.

A linhaça tem glúten?

Agora que vimos se a linhaça tem carboidrato e que tipo e quantidade do nutriente podem ser encontrados, podemos analisar se a linhaça tem glúten.

Essa informação é particularmente importante para quem sofre com algum problema de saúde que impede a ingestão da substância – como doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten – ou simplesmente decidiu excluir a proteína da sua alimentação.

Pois bem, a linhaça não é um alimento que possui o glúten na sua composição. Entretanto, por questões de segurança, o ideal é que você sempre cheque bem a embalagem das linhaças que for comprar para verificar se o alimento realmente não pode conter a substância, principalmente quando se tratar de preparações com o acréscimo de outros ingredientes ao lado da semente.

É sempre importante lembrar do risco que um alimento sem glúten tem de receber a substância caso seja processado, fabricado, embalado, armazenado ou transportado nos mesmos equipamentos, ambientes ou máquinas que os produtos com glúten – um problema que é conhecido pelo nome de contaminação cruzada.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que linhaça tem carboidrato? Consome com frequência na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário