Como é a Aplicação de Botox no Rosto? Como Funciona?

Veja a seguir como é realizada a aplicação de Botox no rosto, pois por mais que esteja interessada nos benefícios do procedimento com Botox, é normal que uma pessoa tenha preocupações acerca de como funciona o tratamento.

Para quem é curioso ou interessado nos tratamentos estéticos de maneira geral, depois que aprender mais sobre o que é o Botox, vai valer muito a pena conhecer o peeling ultrassônico.

Sobre o Botox

Botox é o nome comercial de uma toxina produzida por uma bactéria conhecida pelo nome de Clostridium botulinum, que em quantidades elevadas pode provocar uma espécie de paralisia muscular chamada de botulismo, geralmente associada à intoxicação alimentar.

Entretanto, os cientistas conseguiram descobrir uma maneira de usar essa toxina em prol do ser humano: quantidades pequenas e diluídas ou enfraquecidas da substância podem ser injetadas diretamente em músculos específicos para provocar um relaxamento controlado desses músculos.

Um dos proveitos neste sentido é que os médicos da área estética começaram a usar o Botox para o tratamento de rugas – entretanto, vale a pena saber que as rugas provocadas pelo dano solar e pela gravidade geralmente não respondem ao Botox.

O procedimento também não funciona como um preenchimento facial – o Botox não preenche as rugas já existentes, ele simplesmente relaxa os músculos responsáveis pela criação dessas rugas.

Para quem já se preocupa com as rugas, mesmo antes de sofrer com elas ao ponto de necessitar do Botox, vale a pena conhecer a dieta anti-rugas para auxiliar a prevenir as indesejáveis marquinhas.

E então, como funciona a aplicação de Botox no rosto?

De acordo com o que explicou a Cleveland Clinic, as injeções de Botox bloqueiam os sinais dos nervos aos músculos, de modo que o músculo atingido não consegue mais contrair com tanto vigor, fazendo com que as rugas relaxem e sejam suavizadas.

Mas como será que ocorre o procedimento da aplicação de Botox no rosto para que os objetivos do tratamento sejam alcançados?

Segundo o centro médico acadêmico americano, o Botox é injetado por meio de uma agulha fina em músculos específicos, o que resulta em um desconforto pequeno.

São utilizadas quantidades bem pequenas da toxina botulínica na aplicação de Botox e a quantidade de injeções necessárias varia de acordo com uma série de fatores, como a extensão da área a ser tratada, por exemplo, relatou a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos.

O tratamento foi descrito como minimamente invasivo, que não envolve incisões. Além disso, o procedimento demora somente alguns minutos para ser realizado e não requer a utilização de anestesia.

Entretanto, se você estiver preocupado com o desconforto que possa vir a sentir enquanto o Botox é aplicado em seu rosto, converse com o médico responsável pela execução do procedimento a respeito da possibilidade de utilizar algum tipo de método para anestesiar a região e diminuir o desconforto.

Ainda conforme o que a Cleveland Clinic apontou, o Botox pode levar entre três a sete dias para alcançar o seu efeito completo, ainda que em alguns casos isso possa demorar até duas semanas para acontecer.

Cuidados com o Botox

Antes de se submeter a um procedimento com Botox, é fundamental que você consulte um bom médico, tendo em vista que o tratamento não funciona para todos os tipos de rugas, conforme bem enfatizou a Cleveland Clinic.

A conversa com o médico antes de fazer o Botox também é essencial para verificar se o procedimento não é contraindicado para você. Por exemplo, o Botox não pode ser injetado em mulheres gestantes – saiba por que a grávida não pode fazer Botox.

Além disso, as mulheres que amamentam, pessoas que sofrem com alguma doença neurológica e indivíduos que sejam alérgicos à albumina ou outro constituinte do conservante usado no tratamento não podem submeter-se ao procedimento, alertou o centro médico acadêmico americano.

O Botox também é contraindicado para os pacientes que apresentam qualquer tipo de problema imunológico e por quem faz de uso de medicamentos para o tratamento da transmissão neuromuscular ou de medicamentos anticoagulantes (remédios usados para afinar o sangue).

Uma vez que tiver recebido a autorização do médico para fazer o procedimento, peça que ele te indique um local de confiança para a aplicação de Botox no rosto e certifique-se que o profissional responsável por injetar o composto seja realmente qualificado, habilitado e treinado para executar o serviço, de modo que a sua segurança seja garantida ao longo de todo o procedimento. Afinal, não é nenhum pouco inteligente correr riscos quando se trata da aplicação de uma toxina, não é mesmo?

Vale a pena saber ainda que, de acordo com o que relatou a Cleveland Clinic, a aplicação de Botox no rosto pode provocar efeitos colaterais como contusão temporária, dor leve com a injeção e dores de cabeça, que são raras e desaparecem dentro de um período de 24 horas a 48 horas.

Outras possíveis, porém raras, reações adversas do procedimento com Botox incluem fraqueza temporária dos músculos próximos e assimetria facial, de acordo com o American Osteopathic College of Dermatology (Colégio Osteopático Americano de Dermatologia, tradução livre).

A Cleveland Clinic informou ainda que uma porcentagem bastante pequena dos pacientes que receberam a aplicação do Botox podem desenvolver inclinação das sobrancelhas ou das pálpebras, inclinação do canto da boca ou incapacidade de utilizar um canudo, dependendo de onde a injeção foi dada.

É justamente por isso que a organização alertou que não se deve esfregar a região em que o procedimento com Botox foi conduzido por 12 horas depois da aplicação e que não se pode deitar  durante um período que vai de três a quatro horas depois de receber a injeção com a substância.

Outros cuidados requisitados para o paciente que vai receber a aplicação de Botox no rosto podem envolver evitar o consumo de bebidas alcoólicas uma semana antes do procedimento e deixar de tomar aspirina e medicamentos anti-inflamatórios duas semanas antes do tratamento como forma de diminuir a contusão.

Com isso, o recado que fica aqui é que é fundamental seguir todas as recomendações e cuidados indicados pela clínica e pelo profissional responsável pela aplicação do Botox em relação ao antes, durante e depois do procedimento.

Referências Adicionais:

Você já sabia como funciona a aplicação de botox no rosto? Conhece alguém que já fez e tem curiosidade também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário