Como Fazer Fondue de Queijo Light

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Nesse friozinho, nada melhor do que preparar um fondue de queijo, não é verdade? O problema é que a receita pode ser bem calórica e por isso, não indicada para quem está de dieta. Mas existem maneiras de solucionar esse problema, e mesmo assim saborear essa deliciosa iguaria.

Você pode preparar a base/caldo do seu fondue de queijo light com queijos magros e versões light e utilizar legumes, cogumelos e pães integrais para mergulhar no queijo, ao invés de pães de farinha branca. Essa é uma forma de tornar essa receita menos calórica. Acompanhe abaixo o passo a passo de como fazer o fondue de queijo light e torne suas noites frias a partir de agora mais deliciosas, saudáveis e românticas: 

Ingredientes:

  • 150 gramas de cream cheese light;
  • 150 gramas de queijo prato light cortado em pedaços;
  • 1 xícara de leite desnatado;
  • 12 brócolis em buquês cozidos;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1/2 xícara de vinho branco;
  • 12 tomates cereja;
  • 1 dente de alho inteiro;
  • 12 cenoura baby;
  • 12 cogumelos paris frescos e cozidos;
  • 2 pães francês cortados em cubos.

Modo de preparo:

Leve o cream cheese ao liquidificador com o queijo prato, leite e amido de milho. Bata tudo. Então transfira para uma panela e deixe engrossar. Adicione vinho, misture e reserve. Despeje o fondue em uma panela e mergulhe os vegetais e cubos de pão no creme de queijo e sirva-se.

Você pode utilizar a ricota, queijo cottage, mussarela de búfala ou queijo branco também no seu fondue de queijo light, se preferir. Vai do gosto de cada um, mas procure sempre se ater a ingredientes com poucas calorias.

Essa receita é ideal para servir para um grupo de amigos em uma noite fria. Por mais que seja menos calórica que a versão original, mesmo assim deve-se consumir com parcimônia, pois pode ser pesada para dietas de emagrecimento.

E então? O que você achou dessa ideia de fazer um fondue de queijo light para aproveitar as noites de frio de forma mais saudável e deliciosa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário