Como Fazer Musculação Te Ajuda a Perder Gordura

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Muitas pessoas não têm noção da conexão entre perder gordura e fazer musculação. Aqui vão os detalhes de como a musculação te ajuda a perder gordura. O exercício aeróbico é o tipo de exercício que as pessoas associam ao emagrecimento, porque ele queima não apenas calorias, mas é o único exercício que diretamente queima gordura corporal.

Apesar da musculação não queimar diretamente a gordura como o treino aeróbico faz, ela é um jeito muito eficaz de ajudar a perder gordura, devido ao impulso que dá ao metabolismo.

A musculação acelera o metabolismo porque uma rotina de levantamento de peso é um dos melhores modos de aumentar o consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC, em inglês). O EPOC se refere a quantas calorias adicionais seu corpo precisa queimar para se recuperar e voltar ao que era antes do treino.

Fazer musculação também impulsiona o metabolismo a longo prazo porque constrói e mantém massa muscular magra, que é um tecido metabolicamente ativo, então, quanto mais massa magra você tiver, mais alto seu metabolismo será. Quanto mais alto ele for, mais calorias seu corpo queima para se manter.

Nenhum outro tipo de exercício fornece esse impulso que a musculação fornece, e é por isso que todo programa de perda de peso deve incluir musculação. Se seu programa para perder gordura consiste somente de exercício aeróbico e dieta de calorias reduzidas, você terá um corpo mais magro, mas também flácido. Se seu programa incluir musculação, você terá um corpo mais firme e forte.

Para as mulheres que possam se preocupar em ficar musculosas demais se levantarem peso demais, a verdade é que elas não têm o hormônio testosterona suficiente (que é o segredo para construir músculos) para desenvolver músculos grandes e fortes. Sem usar esteróides para afetar seus níveis de testosterona, não é possível as mulheres ficarem muito musculosas.

E para os rapazes que não desejam construir músculos grandes, a realidade é que a não ser que você tenha o corpo certo e a genética correta, o que a maioria dos homens não têm, leva muito tempo e dá trabalho ficar musculoso.

O ponto principal é que não é preciso se preocupar se você vai acabar ficando como um fisiculturista se levantar peso. Mesmo se chegar ao ponto de ficar musculoso demais, pode apenas trocar por um tipo de treino de manutenção. Em conclusão, agora que você está ciente da conexão entre perder gordura e musculação, certifique-se de sempre incluir isso em seu programa de perda de peso.

Você acreditava que a musculação servia apenas para crescer seus músculos? O que achou da explicação para ela te ajudar a perder gordura também, indiretamente, mas de forma importante? Comente sua opinião abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Como Fazer Musculação Te Ajuda a Perder Gordura”