Dieta na Mídia

Como Fazer o Pão Mais Saudável do Mundo

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Primeiro de tudo, este pão, ao contrário de todos os outros tipos de pão, não contém uma farinha com fraco valor biológico, como é a farinha de trigo dos pães comumente encontrados. Em vez disso, a sua preparação consiste de germinação de grãos de trigo, sem aditivos ou substâncias semelhantes adicionados. Você precisa de uma quantidade mínima de fermento e sal, no entanto.

Sem dúvida, ele é tão nutritivo quanto (ou mais) todos os outros produtos de panificação, e além disso, contém altas quantidades de proteínas, vitaminas, aminoácidos, gorduras, carboidratos e minerais. Além do mais, o seu teor de fibras é 20 vezes maior do que do pão de farinha branca.

Como dissemos acima, este certamente é uma das receitas de pão mais saudáveis do planeta!

Isso devido ao fato de o seu consumo ajudar a prevenir diabetes, arteriosclerose e celulite, estimular a produção de células vermelhas do sangue e hemoglobina, facilitar a eliminação de substâncias tóxicas e carcinogênicas a partir do corpo, e o excesso de colesterol. Precisa de mais para te convencer a prepará-lo? Confira agora como fazer!

Ingredientes:

continua depois da publicidade
  • 300 g de trigo;
  • 2 colheres de sopa de semente de linho;
  • 2 colheres de sopa de sementes de girassol;
  • 100 g de flocos de cevada;
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim;
  • 1/2 de levedura + 50 ml de água;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Note que a preparação deste pão pode ser um pouco demorada, mas é extremamente fácil.

  1. Inicialmente, entornar água numa bacia com trigo e deixar o trigo assim durante três dias, até ele germinar. Troque a água ocasionalmente para o grão para não estragar.
  2. Após este período, coe o trigo e misture no liquidificador, até obter uma massa semelhante à massa de pão. Despeje a água morna sobre os flocos de cevada para amolecer, e depois adicione-os à massa.
  3. Em uma frigideira seca, suavemente “frite” as sementes de sementes de girassol, linhaça e gergelim e, em seguida, adicione-os à mistura.
  4. Em 50 ml de água, misture metade do fermento fresco com uma colher de açúcar. Quando ele crescer um pouco, adicione-o à mistura e massageie-a com mãos.
  5. Você não vai precisar adicionar água.
  6. Adicione uma colher de chá de sal, misture os ingredientes para que a misture fique homogénea, e deixe-a em repouso durante pelo menos 30 minutos.
  7. Agora, pré-aqueça o forno a 220 graus e adicione um par de cubos de gelo no forno antes de assar o pão. Isto irá produzir vapor e o pão vai crescer um pouco mais. Em seguida, assar o pão por 45-50 minutos.

Quando você tirá-lo do forno, ele estará pronto para comer! Além de ser extremamente benéfico e saudável, este pão é delicioso, e tem um sabor muito rico e textura firme! Você simplesmente deve experimentá-lo!

O que você achou dessa receita do pão mais saudável do mundo? Já experimentou fazer algum pão caseiro? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.2 de 5 (6 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite