Como Fazer o Pão Mais Saudável do Mundo

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Primeiro de tudo, este pão, ao contrário de todos os outros tipos de pão, não contém uma farinha com fraco valor biológico, como é a farinha de trigo dos pães comumente encontrados. Em vez disso, a sua preparação consiste de germinação de grãos de trigo, sem aditivos ou substâncias semelhantes adicionados. Você precisa de uma quantidade mínima de fermento e sal, no entanto.

Sem dúvida, ele é tão nutritivo quanto (ou mais) todos os outros produtos de panificação, e além disso, contém altas quantidades de proteínas, vitaminas, aminoácidos, gorduras, carboidratos e minerais. Além do mais, o seu teor de fibras é 20 vezes maior do que do pão de farinha branca.

Como dissemos acima, este certamente é uma das receitas de pão mais saudáveis do planeta!

Isso devido ao fato de o seu consumo ajudar a prevenir diabetes, arteriosclerose e celulite, estimular a produção de células vermelhas do sangue e hemoglobina, facilitar a eliminação de substâncias tóxicas e carcinogênicas a partir do corpo, e o excesso de colesterol. Precisa de mais para te convencer a prepará-lo? Confira agora como fazer!

Ingredientes:

  • 300 g de trigo;
  • 2 colheres de sopa de semente de linho;
  • 2 colheres de sopa de sementes de girassol;
  • 100 g de flocos de cevada;
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim;
  • 1/2 de levedura + 50 ml de água;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Note que a preparação deste pão pode ser um pouco demorada, mas é extremamente fácil.

  1. Inicialmente, entornar água numa bacia com trigo e deixar o trigo assim durante três dias, até ele germinar. Troque a água ocasionalmente para o grão para não estragar.
  2. Após este período, coe o trigo e misture no liquidificador, até obter uma massa semelhante à massa de pão. Despeje a água morna sobre os flocos de cevada para amolecer, e depois adicione-os à massa.
  3. Em uma frigideira seca, suavemente “frite” as sementes de sementes de girassol, linhaça e gergelim e, em seguida, adicione-os à mistura.
  4. Em 50 ml de água, misture metade do fermento fresco com uma colher de açúcar. Quando ele crescer um pouco, adicione-o à mistura e massageie-a com mãos.
  5. Você não vai precisar adicionar água.
  6. Adicione uma colher de chá de sal, misture os ingredientes para que a misture fique homogénea, e deixe-a em repouso durante pelo menos 30 minutos.
  7. Agora, pré-aqueça o forno a 220 graus e adicione um par de cubos de gelo no forno antes de assar o pão. Isto irá produzir vapor e o pão vai crescer um pouco mais. Em seguida, assar o pão por 45-50 minutos.

Quando você tirá-lo do forno, ele estará pronto para comer! Além de ser extremamente benéfico e saudável, este pão é delicioso, e tem um sabor muito rico e textura firme! Você simplesmente deve experimentá-lo!

O que você achou dessa receita do pão mais saudável do mundo? Já experimentou fazer algum pão caseiro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário