Mulher Tomando Comprimido

Como o Suplemento CLA Pode Te Ajudar a Emagrecer

“Perca gordura com gordura”. Com certeza, isso parece mais um daqueles comerciais duvidosos da TV. Mas um número crescente de pessoas que fazem dieta e tomam suplementos contendo o ácido graxo CLA (ácido linoleico conjugado) acreditam que essa nova moda para emagrecer tem um fundo de verdade. Foi descoberto que, quando usadp junto com um plano de dieta e exercícios controlado, o suplemento CLA não apenas reduz a gordura corporal, mas também aumenta a força dos músculos e a resistência para fazer exercícios. Agora a ciência entrou no jogo para explorar essas afirmações que pareciam boas de mais para serem verdade, e o suplemento CLA convenceu os céticos.

O CLA é relacionado aos ácidos graxos ômega-6, um dos dois tipos de ácidos graxos essenciais para que o corpo aumente as taxas metabólicas, melhore o sistema imunológico e mantenha bons níveis de colesterol. O CLA é encontrado em laticínios e gorduras animais, como carne de vaca, carneiro, leite integral e ovos, mas ele não é produzido pelo corpo humano.

O interesse no suplemento CLA começou no fim da década de 80, quando Michael W. Pariza, um professor do Departamento de Microbiologia dos Alimentos e Toxicologia na Universidade do Wisconsin, descobriu um agente isolado no hambúrguer que diminuía a incidência de câncer em ratos. Alguns anos depois, seu grupo desmascarou o elemento misterioso: uma fórmula química do ácido linoleico que foi chama de Ácido Linoleico Conjugado ou CLA.

Essa descoberta abriu todo um novo campo de estudos. Enquanto esses estudos pesquisam diferentes variáveis e tiram diversas conclusões, um achado consistente é que o CLA ajuda a emagrecer e perder gordura corporal. Dentre as pesquisas mais citadas está um estudo Norueguês publicado no THE JOURNAL of NUTRITION em 2000. Eles descobriram que o CLA reduz a gordura corporal e preserva o tecido muscular em pacientes obesos ou com sobrepeso que não mudaram sua dieta. De acordo com essa pesquisa, indivíduos do grupo que tomou CLA perderam 2,5kgs a mais de gordura corporal do que aqueles no grupo placebo.

Outro estudo do The Journal of Internal Medicine Research afirmou que o CLA reduzia a gordura corporal em seres humanos saudáveis, de peso normal e que praticavam exercícios. Pesquisas publicadas no International Journal of Obesity demonstraram que o CLA reduz a gordura abdominal em homens obesos, e os pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana demonstram um aumento de 88% na perda de peso de ratos que foram alimentados com CLA pelo período de 6 semanas.

Como Funciona:

O CLA reduz a gordura corporal aumentando a taxa metabólica basal. Ou seja, ela ajuda o corpo a converter comida em energia de maneira mais eficiente. O suplemento CLA não diminui o peso do corpo, ao invés disso, ele impede que uma pequena célula de gordura fique grande. Isso pode alterar a taxa de gordura em relação aos músculos do corpo. Um recente estudo descobriu que aqueles que pararam a dieta e não tomaram o suplemento CLA eventualmente recobraram seu peso original – em média 75% de gordura para 25% de músculos. Participantes que pararam a dieta, mas continuaram a tomar o suplemento CLA também ganharam peso, mas em uma taxa de 50% para 50%.

Os benefícios alegados ao CLA vão muito além de uma cintura mais fina. Outros estudos sugerem que, além de aumentar a força dos músculos e a resistência para exercícios, o CLA pode ter um impacto sobre algumas doenças específicas. Dr. Delbert Dorscheid, uma pesquisador sobre câncer e asma da Faculdade de Medicina Pulmonar e de Atendimento Crítico da Universidade de Chicago, revisou mais de 200 pesquisas e estudos clínicos publicados sobre os benefícios para a saúde do CLA. Entre as descobertas, podia-se afirmar que mulheres com altos níveis de CLA em seus corpos tinham uma menor taxa de câncer de mama. Foram encontrados resultados similares para o câncer de cólon e de próstata. E os benefícios para a saúde não param ai: O CLA foi relacionado a melhoras no sistema imunológico assim como uma diminuição de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e também alergias.

Deve-se tomar o cuidado de afirmar que as pesquisas ainda estão em fase inicial. Algumas dessas descobertas estão melhores documentadas que outras. O suplemento CLA tem um efeito inibitório potente sobre o acúmulo de células de gordura, mas seus efeitos sobre os músculos não são conclusivos. Em modelos animais, o CLA reduz alguns tipos de câncer, mas não todos, incluir o CLA é particularmente eficaz em diminuir a incidência de câncer de mama em roedores. No entanto, algumas coisas como seus efeitos sobre a diabetes não foram provados.

Mesmo que o suplemento CLA não se torne uma cura milagrosa para o câncer, é bem provável que ele continue sendo um suplemento alimentar bastante popular.

Quem Pode se Beneficiar?

O suplemento CLA pode te ajudar a emagrecer? Ele pode, se você souber usá-lo. A maioria dos estudos concluem que você precisa ingerir 3,4 gramas de CLA (3,400ml) diariamente para ter seus benefícios. A quantidade usada em muitos estudos era duas ou três vezes maior, mas o período do tratamento era de apenas 12 semanas.

E onde conseguir esses 3,4 gramas ainda é passível de debate. De acordo com Peter W. Parodi, cientista alimentar na Corporação de Pesquisa e Desenvolvimento em Laticínios (Victoria, Austrália), de todo o CLA encontrado na comida, “a gordura do leite é a fonte mais rica de CLA”. Mas agora, em um mundo louco por comidas de baixa caloria, o consumo de carnes vermelhas e laticínios caiu dramaticamente. Estudos da Universidade do Wisconsin indicam que o consumo na alimentação de CLA pode ter caído em até 80% nas últimas duas décadas.

Mas mesmo que você decida tomar diversos copos de leite integral no dia, você provavelmente não vai ingerir CLA o bastante. Mudanças na alimentação do gado, nos últimos 50 anos, têm removido a maioria do CLA natural dos alimentos. Larry D. Satter, PhD, um pesquisador da agricultura em relação aos laticínios do Centro de Pesquisa em Forragem para Laticínios dos EUA (Madison, Wisconsin), recentemente conduziu um estudo comparando a quantidade de CLA no leite de vacas que pastavam com a quantidade presente em vacas que se alimentavam de feno e silagem, o composto alimentar fermentado guardado em silos.

Sattes descobriu que vacas que pastavam tinham em média 500% a mais de CLA no leite do que aqueles alimentados com silagem. De acordo com Satter: “Isso é verdade mesmo quando as vacas comem o pasto conservado como feno.” Os níveis de CLA em carne de animais que pastam também são bem maiores que o daquelas alimentados com grãos.

A boa notícia é que os dias do leite pobre em CLA podem estar contados. Pesquisadores da Universidade de Alberta no Canadá anunciaram que estão trabalhando para desenvolver um leite que contém altos níveis de CLA, adicionando óleos como o de canola, girassol e linho na dieta do animal. A patente para a fórmula ainda está pendente.

Até lá, o CLA é a maneira mais saudável de conseguir CLA, porque eles são feitos para conterem uma quantidade especifica de isômeros biologicamente ativos de CLA. Nas comidas onde o CLA ocorre naturalmente, como carne e laticínios, o CLA está associado a gordura. Para conseguir a quantidade certa de CLA, você precisaria comer muita gordura.

Qualquer suplemento CLA é a mesma coisa? Não. Cada marca normalmente tem diferentes quantidades de CLA ativo. Sabendo que as diversas fórmulas têm uma porcentagem diferente de óleos como ingredientes, você precisa calcular quanto de CLA está ingerindo para conseguir o total de 3,4 gramas. Se uma cápsula tem 75% de CLA, e tem 1000mg, você está ingerindo 750mg de CLA, então você precisa de 5 cápsulas por dia para alcançar a recomendação. O tipo mais comum de suplemento CLA usado na pesquisa é uma fórmula patenteada de CLA chamada Tonalin. Tonalin pode ser encontrado em diversas marcas, como Natrol, Jarrow Formulas e Nature’s Way.

Muitos afirmam que é melhor tomar o suplemento CLA antes de comer ou junto das refeições. Efeitos colaterais são raros, mas podem incluir náusea e estômago irritado. Esses efeitos podem ser reduzidos quando os suplementos são tomados com proteínas, como o leite desnatado. As pessoas que experienciaram os efeitos colaterais disseram que eles sumiram após duas semanas. Até hoje, não existem riscos aparentes para a saúde ou efeitos colaterais graves associados ao suplemento CLA.

É importante ter clareza de que o suplemento CLA não é uma droga mágica para emagrecer. Ele não vai compensar uma alimentação desbalanceada e pouco exercício. Ele é algo que pode ajudar na perda de peso, mas certamente não é um milagre. No entanto, o suplemento CLA pode ter um importante benefício psicológico quando em dieta. Na pesquisa de Pariza, os pacientes que receberam CLA comentaram repetidas vezes que se sentiam muito melhor do que aqueles que receberam o placebo. “Basicamente isso estava associado à diminuição do stress de uma dieta de perda de peso” ele afirma. “O suplemento CLA pode ajudar as pessoas que estão em dieta a emagrecer, parcialmente porque os resultados melhorados os ajudam a manter a dieta.”

Como você conheceu e o que despertou a sua curiosidade sobre o suplemento CLA para te ajudar a emagrecer? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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